Georreferenciamento é um instrumento do Governo Federal instituído como uma maneira de criar uma padronização para identificar os imóveis rurais. O processo de georreferenciamento por meio do reconhecimento das coordenadas geográficas do local, a partir da utilização de mapas ou imagens.
O que é Georreferenciamento: mudando o passado em que as delimitações de um território eram totalmente imprecisas, o georreferenciamento usa de tecnologias no campo e ferramentas para avaliar e delimitar com mais assertividade uma propriedade rural.
Esse instrumento foi definido como lei federal: toda propriedade deve ou deverá ser georreferenciada. Os prazos para georreferenciamento variam de acordo com o tamanho da propriedade.
Se você quer entender melhor sobre o Georreferenciamento, esse post foi feito especialmente para você.
Se você quer buscar mais entender tudo sobre o Georreferenciamento, as vantagens, como fazer e entender quem são os profissionais envolvidos nesse processo, recomendamos o post: O guia completo do Georreferenciamento.
O que é Georreferenciamento
Georreferenciamento é um instrumento do Governo Federal instituído como uma maneira de criar uma padronização para identificar os imóveis rurais. O processo de georreferenciamento por meio do reconhecimento das coordenadas geográficas do local, a partir da utilização de mapas ou imagens.
Um levantamento topográfico é o responsável por definir as características referentes à dimensão e à localização de uma propriedade rural.
A ideia do georreferenciamento é definir os limites, as características e a confrontação entre imóveis rurais.
Resumindo, uma empresa é responsável por medir sua propriedade. Essa medição pode ocorrer com o uso de drones para a agricultura ou por GPS.
Se o proprietário rural não tiver com os documentos de georreferenciamento em dia até a data limite, este não pode usar o cartório e o cadastro local.
Além da parte obrigatório, o georreferenciamento ajuda na valorização da propriedade e na obtenção de financiamentos rurais.
Prazos para fazer o Georreferenciamento
Pelo antigo decreto, todos imóveis de até 100 hectares deveriam ser georreferenciados até o dia 20 de novembro de 2016. Porém, em 15 de março de 2018, por meio de um novo decreto, esse período foi prorrogado para o dia 20 de novembro de 2018.
Essa alteração determinou novos prazos para o cumprimento dessa obrigatoriedade. O novo prazo para georreferenciamento é:
ÁREA DO IMÓVEL | PRAZO PARA GEORREFERENCIAMENTO |
---|---|
Acima de 250 hectáres | Vigente |
Entre 100 e 250 hectares | até 20/11/2018 |
Entre 25 e 100 hectares | até 20/11/2023 |
Menor que 25 hectares | até 20/11/2025 |
Preços do Georreferenciamento
Os custos para realização do georreferenciamento variam de acordo com alguns aspectos da atividade. Os principais pontos levados em conta são:
- Tamanho da Propriedade Rural
- Tecnologia da Empresa
- Localização da Propriedade
Empresa de Georreferenciamento
Os profissionais devem ser cadastrados em órgãos oficiais do governo para a realização do georreferenciamento, por isso é importante que o produtor busque bem antes de escolher a empresa responsável pelo serviço.
Se você quer saber sobre alguma empresa de georreferenciamento da sua região, clique aqui!