Gado Chianina: tudo sobre essa raça de gigantes!

Gado Chianina: tudo que você precisa saber sobre essa raça de grande porte

Com seu tamanho admirável, a Chianina é uma raça de gado muito criada na Europa, e é conhecida mundialmente pelo seu grande porte. Utilizado, a princípio, para o trabalho de tração, esse gado hoje é muito usado na produção de carne de excelente qualidade.

Além disso, a chegada desse bovino no Brasil propiciou o seu cruzamento com outras raças, permitindo a produção de animais cada vez maiores. Pensando na importância do gado Chianina para a pecuária de corte, preparamos esse artigo. Aqui você verá:

  • Origem da raça Chianina e sua introdução no Brasil
  • Principais características desse bovino
  • Vantagens desse gado para a produção agropecuária
  • Informações sobre a Associação Brasileira de Criadores de Chianina

Origem da raça Chianina

A Chianina é uma raça com origem do Vale de Chiana, localizado em Toscana, na Itália. Existem evidências de que esse gado existe desde 1500 a.C., se tratando, dessa forma, da raça mais antiga do país europeu. Registros também sugerem que a Chianina é resultado do cruzamento entre as raças Bos primigenius e Bos brachyceros.

Em relação à sua função, é um gado que foi muito utilizado no passado para tração. Um exemplo de seu uso era na condução de luxuosas carruagens, principalmente nas grandes festas realizadas na Roma Antiga.

Em 1956, foram importados 8 exemplares do bovino Chianina para o estado de São Paulo, sendo 2 machos e 6 fêmeas. Dessa forma, foi iniciada a sua introdução em território nacional. Nessa época, os criadores perceberam que se tratava de uma raça com excelente capacidade de produção de carne.

Com isso, houve a aquisição de novos lotes entre 1964 e 1972, para os estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia. Com a boa adaptação da raça ao clima brasileiro, em 1980, já haviam sido importados 200 machos e 722 fêmeas desse gado.

Principais características do gado Chianina

A Chianina se trata de uma raça de gado muito grande, sendo essa sua característica mais notável e particular, juntamente com sua musculatura pesada, robusta e bem desenvolvida. Confira a seguir um pouco mais sobre as características físicas desse bovino.

Porte

Hoje, a Chianina é uma das maiores raças bovinas do mundo, tanto em tamanho quanto em peso. Dessa forma, os machos podem chegar a 1,80 m de altura e pesar até 1300 kg, tendo média de ganho de peso diário de 1,7 kg, podendo chegar a 2 kg por dia. É comum, inclusive, haver touros com 1 ano de idade pesando mais de 400 kg. Já as vacas pesam entre 750 e 900 kg.

Pelagem

Esse gado apresenta cor branca porcelana, com tonalidades cinza clara nos machos, principalmente na região anterior do corpo. Além disso, seus pelos são finos, curtos e sedosos, com pigmentação mais escura nas extremidades, enquanto a pele é fina, flexível, solta e de cor preta.

Cabeça e pescoço

A cabeça da raça é pequena e leve, com perfil reto. Enquanto isso, suas orelhas são pequenas, os olhos vivos, as narinas abertas e os chifres são curtos saindo para fora e curvando-se para frente e para cima. Em relação ao pescoço, é curto e musculoso nos machos, com comprimento médio nas fêmeas. Já a barbela é discretamente desenvolvida, indo do queixo ao osso esterno.

Corpo

Por fim, o tronco desse bovino é cilíndrico, profundo, longo e muito musculoso. Além disso, as costelas são longas, arqueadas e afastadas entre si; a giba é pequena e localiza-se na cernelha; a garupa é larga; a cauda é bem inserida, com a vassoura de cor preta; os cascos são pretos e resistentes; o umbigo é curto e o úbere é bem desenvolvido e uniformemente distribuído.

Vantagens da raça Chianina para a produção agropecuária

O gado Chianina possui vantagens que atraem criadores do Brasil e de diversos países. Isso acontece principalmente pelo enorme tamanho desse animal, que também apresenta ganho de peso e proporção de crescimento superiores à outros bovinos após o desmame.

Além disso, esse animal de boa mobilidade possui alta precocidade, que possibilita seu abate aos 18-24 meses de idade, em regime de pasto suplementado. Sua musculatura muito bem constituída também permite rendimentos de carcaça da ordem de 64%.

Esse gado também possui alta fertilidade, com as fêmeas apresentando, inclusive, facilidade no parto. Por fim, a grande longevidade é uma qualidade que torna a raça Chianina muito apreciada na pecuária.

No Brasil, a Chianina é muito utilizada para cruzamentos com raças zebuínas, principalmente com o Nelore. Esses processos resultam em bezerros com alta precocidade e grande porte.

Além disso, sua carne de altíssima qualidade é muito utilizada, já que não possui gordura entre as fibras e apresenta leve proporção de gordura subcutânea. A carne magra desse animal é consumida principalmente na Itália, seu país de origem.

Saiba mais sobre a Associação Brasileira de Criadores de Chianina

A Associação Brasileira de Criadores de Chianina é uma organização que une os criadores da raça Chianina no Brasil. Ela está localizada na cidade de São Paulo.

Essa entidade é muito importante para a valorização da Chianina em território nacional, já que trata-se de uma raça que possui mais popularidade na Europa. Com isso, a associação é responsável pela proteção, preservação e divulgação da importância desse gado, assim como pela visibilidade dos criadores desses animais no Brasil.

O grandíssimo porte com rápido ganho de peso é a característica mais marcante da raça Chianina. Além disso, a grande longevidade, a excelente precocidade, o rendimento de carcaça, a alta fertilidade e a facilidade no parto fazem com que essa raça de gado seja muito requisitada entre criadores da Europa, e cada vez mais em território nacional.Seu uso para cruzamentos com zebus e para a produção de carne estão sendo muito valorizados pelos criadores, podendo ser uma ótima opção de bovino para sua propriedade. Se deseja deixar sua criação de gado ainda mais moderna e eficaz, temos também um conteúdo sobre pecuária de precisão, que mostra como as inovações tecnológicas podem ser aliadas no aumento da produtividade na sua fazenda. Não deixe de conferir!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.