Gado BRAFORD

Gado Braford: tudo que você precisa saber sobre essa raça

Se você é produtor pecuário, sabe que existem diversas raças de gado e que cada uma possui características específicas. Portanto, existem raças que se adaptam melhor aos diferentes climas. Um exemplo é a raça Braford, muito conhecida por sua resistência física.

A raça Braford é uma das espécies bovinas mais resistentes ao clima tropical, por isso, a raça se popularizou entre os produtores do Brasil. Além disso, os animais aliam rusticidade e produtividade, oferecem uma carne de qualidade e são resistentes aos ectoparasitas. Por isso, muitos estão optando por essa espécie.

Se você quer saber mais sobre essa raça que, cada vez mais, vem ganhando mercado no Brasil, continue a leitura. Preparamos este artigo completo sobre o gado Braford com todas as vantagens da espécie para o produtor pecuário e para o agronegócio.

Origem do Gado Braford

O gado Braford é um resultado do cruzamento entre a raça Hereford e o Zebuíno. O objetivo, então, era obter um animal que se adaptasse aos diversos tipos de climas, sem que isso comprometesse a qualidade da carne.

Oficialmente, a raça Braford surgiu na Flórida (Estados Unidos) na década de 1960, chegando ao Brasil em 1967. Criadores do Rio Grande do Sul, então, passaram a investir no cruzamento entre os bovinos da raça, já que esses animais se adaptam bem ao clima tropical do Brasil.

No início da década de 1980, a Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Polled Hereford passou a orientar os criadores para unificar o processo de formação da raça. Isso significa que os produtores receberam o auxílio e a orientação da associação para obter o melhor material genético e garantir a expansão da raça. Portanto, em 1993, a associação passou a se chamar de Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), pois tornou-se uma união entre os criadores das duas raças.

Com mais de 40 anos de seleção, o Braford é considerado o melhor do mundo em consistência genética. A raça está presente em todos os países de pecuária extensiva relevante. Além do Brasil, é possível encontrá-los nos Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Argentina, entre outros.

Principais características do gado Braford

Uma das principais características da raça Braford é a capacidade de se adaptar a todos os tipos de ambiente, até os mais hostis para a produção. Além disso, o seu diferencial é uma produção muito eficiente, pois são animais de desenvolvimento precoce, sem que a carne perca a qualidade. São, também, animais de bom temperamento e que contam com condições melhores de reprodução melhores que a média, com machos e fêmeas férteis.

Fêmea e Macho Braford

A fêmea tem o peso médio adulto de 450 kg, e pode entrar em reprodução entre os 14 e 18 meses de idade. Elas ainda possuem a habilidade materna, o que significa que os bezerros são desmamados aos 4 a 6 meses de vida.

O macho Braford também é um animal extremamente fértil, que se adapta bem às condições de reprodução. Sua massa muscular pode alcançar até 800 kg de peso vivo.

Perfil muscular e qualidade de corte

Esses bovinos são animais com um bom perfil muscular, carcaça bem conformada e alto rendimento de cortes comestíveis. Além disso, sua gordura é capaz de conservar todas as características de sabor, inclusive no momento do resfriamento da carne.

Características físicas gerais

Os animais da raça Braford possuem o corpo vermelho, cara branca e pigmentação ocular. Além disso, possuem o grau de sangue final (3/8 Zebu e 5/8 Hereford), considerado o mais buscado pelos produtores. Entretanto, os biotipos podem ser variados de acordo com o ambiente em que ele se encontra.

No entanto, o gado Braford também pode adquirir características que não são tão vantajosas. São elas: desvio de septo, defeitos de aprumos, prepúcio acima do tamanho normal e animais muito altos, o que sugere um baixo ganho de peso.

Benefícios da raça Braford

Confira, a seguir, alguns benefícios que a raça Braford pode proporcionar à produção pecuarista:

  • Precocidade: as fêmeas podem entrar na fase reprodutiva entre os 14 e 18 meses de idade;
  • As fêmeas possuem facilidade de parto, além da habilidade materna;
  • Os bezerros desmamam entre 6 – 8 meses, e podem ter mais de 50% do peso materno;
  • O peso médio de um animal adulto é de 450 kg;
  • Apresentam rendimentos de carcaça entre 52 e 58%;
  • Resistência aos ectoparasitas;
  • Carcaça bem conformada e com alto rendimento;
  • Boa musculatura;
  • Bom temperamento (são animais dóceis);
  • Alto rendimento de cortes comestíveis;
  • A raça se adapta bem em todos os tipos de ambiente, até aqueles considerados mais hostis para a produção;
  • Possuem uma boa cobertura de gordura, que garante a conservação e a qualidade da carne.

Sobre a ABHB

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) é a certificadora exclusiva da raça Braford no Brasil. A associação tem papel fundamental na preservação e no reconhecimento da raça, pois ela é responsável por programas e iniciativas de fomento e desenvolvimento das raças.

Além disso, a ABHB investe em novas ferramentas com o intuito de ampliar a presença da genética das raças Hereford e Braford em diversas regiões do país. Para isso, a associação utiliza ações como palestras, cursos técnicos, visitas em campos e degustação da Carne Certificada Hereford, entre outros.
Gostou do nosso artigo sobre a raça Braford? Aproveite para ler também o nosso artigo sobre a Brucelose bovina: tudo que você precisa saber sobre a doença. Afinal, para que a raça entregue o melhor desempenho, é importante estar sempre atento aos cuidados com a saúde do seu rebanho.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.