Cultivo de tomate: dicas para melhorar a produção

Cultivo de tomate: dicas para melhorar a produção

Por muito tempo, o tomateiro era utilizado na Europa com o único objetivo de embelezar os ambientes. No entanto, há muitos anos, o tomate passou a ser utilizado como alimento, e se tornou um ingrediente culinário presente em todo o mundo, além de trazer diversos benefícios à saúde de quem o consome.

Por isso, o cultivo de tomate é um excelente negócio para o horticultor. O tomate atinge altos níveis de produção, pois suas variedades se desenvolvem bem em várias regiões do mundo. No entanto, é um fruto muito exigente em relação aos nutrientes e que depende do manejo adequado do solo para garantir a boa qualidade da colheita. Confira o nosso conteúdo e saiba tudo sobre o cultivo de tomate!

Por que plantar tomate?

O plantio de tomate pode ser uma atividade muito rentável, pois trata-se de um produto altamente consumido no Brasil. Existe uma grande diversidade de tipos de tomates que podem ser utilizados como ingredientes para saladas e outras receitas culinárias. Ele pode ser consumido in natura ou transformado em molho, massa e muito mais!

Além disso, o Brasil é um dos maiores produtores de tomate do mundo. Isso significa que existe a possibilidade de negociar com clientes internacionais e exportar o produto.

Condições ideais para o cultivo de tomate

O tomate pode ser cultivado em qualquer lugar do mundo. No entanto, ele não se desenvolve bem em temperaturas extremas, ou seja, em ambientes com temperaturas muito altas ou muito baixas, pois isso pode diminuir a germinação das sementes e prejudicar a qualidade dos frutos.

O plantio de tomate pode acontecer em qualquer período do ano se o clima da região for ameno. Em ambientes com climas mais frios, indica-se o plantio entre os meses de agosto a janeiro. Nas regiões com temperaturas elevadas, o cultivo deve ser iniciado entre os meses de março e maio.

A temperatura diária indicada para o cultivo de tomate é entre 19ºC e 24ºC, com exposição direta ao sol durante algumas horas do dia. No período noturno, a temperatura mais adequada é entre 15ºC e 19ºC. Recomenda-se o cultivo em regiões com baixa umidade do ar, pois isso ajuda a evitar possíveis pragas e doenças.

Preparando o solo para o plantio de tomate

O tomate apresenta melhores resultados em solos férteis, bem drenados e ricos em matéria orgânica. No momento de preparo do solo, é necessário checar se há a existência de camadas adensadas, pois elas podem elevar a umidade na superfície do solo, favorecendo o ataque de fungos.

O produtor deve, também, realizar a análise química do solo, para definir a necessidade da aplicação do calcário antes do plantio. O calcário é responsável por equilibrar os níveis de magnésio, que favorecem o crescimento da planta. Antes do plantio, indica-se o preparo do solo com adubo, e a aplicação de fertilizantes deve ser feita durante o crescimento dos tomateiros.

Cuidados com o cultivo

Para realizar o plantio de tomate corretamente, é importante estabelecer um espaçamento de 50 cm a 60 cm entre as plantas, e de 1,20 m entre os sulcos. A exposição ao sol também é benéfica ao cultivo, pois ela pode evitar que as plantas cresçam finas ou quebradiças.

Os tomateiros precisam de água em abundância para se desenvolverem, principalmente nas raízes. Isso significa que a planta deve ser irrigada em um período entre dois e três dias, para que o terreno se mantenha úmido, mas nunca encharcado.

Realizando a colheita do tomate

A colheita do tomate deve acontecer após cerca de 90 a 100 dias do início do plantio. Não é necessário que o fruto esteja maduro para que ele seja colhido, pois o tomate continua amadurecendo fora do pé.

Quando a planta apresenta quatro ramos com flores, é necessário cortar a parte superior do caule, com o objetivo de impulsionar o amadurecimento dos frutos. Além disso, à medida que o tomateiro crescer, ele deve ser atado a uma vara ou cerca com a sua altura, evitando que ele quebre com o peso dos tomates.

Dicas para melhorar a produção do plantio de tomate

Veja, a seguir, algumas dicas para garantir o sucesso no cultivo de tomate:

  • O tomate se desenvolve bem em ambientes com rotação de culturas. Eles não devem ser plantados onde existiram outros cultivos nos dois últimos anos;
  • Devem ser regados adequadamente, evitando que as folhas se molhem. Isso pode prevenir o ataque de doenças como o míldio;
  • A fertilização deve ser realizada com frequência quinzenal;
  • É possível realizar associações de cultivo para evitar pragas. As flores dos cravos túnicos, por exemplo, podem ajudar a espantar pulgões que infestam a plantação de tomates.

Agora que você já sabe tudo sobre o cultivo de tomate, aproveite para ler também o nosso artigo “Plantio de cana-de-açúcar: guia completo“. A cana-de-açúcar possui grande relevância no mercado mundial e pode ser uma excelente oportunidade de gerar lucro. No entanto, essa plantação requer cuidados especiais para garantir a produtividade e a qualidade do produto final. Clique aqui para conferir o conteúdo completo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.