Cães de pastoreio

Cães de pastoreio e sua utilização no campo

Os cães são animais extremamente inteligentes, e podem contribuir de forma muito positiva na realização do pastoreio. No entanto, algumas raças possuem um desempenho melhor do que outras nesta função.

Por isso, o produtor deve levar alguns fatores em consideração ao adquirir um cão de pastoreio, como o tipo de criação e especificidades da função. Alguns cães possuem habilidades para o pastoreio ovelheiro, enquanto outros são melhores controladores de rebanhos, por exemplo.

Continue a leitura para saber tudo sobre os cães de pastoreio e como eles podem ajudar a elevar a produtividade no campo!

Origem dos cães de pastoreio

O cão de pastoreio é um tipo de guardião da fazenda, e tem a função de ajudar a proteger e unir os rebanhos. Algumas raças foram adequadas para desenvolver essas atividades a partir de cruzamentos e otimização genética.

Sendo assim, podemos dizer que os trabalhos de pastoreio são divididos em dois tipos: de ovelhas e de bovinos. No caso do pastoreio do gado, são os bovinos que se agrupam ao redor do cão, pois se sentem protegidos de predadores. Já no pastoreio de ovelhas, o cachorro fica encarregado de controlar o rebanho para que não haja dispersão.

Características comuns dos cães de pastoreio

Se você deseja ter um cão para auxiliar nas atividades do campo, deve levar em consideração que cada raça possui diferentes habilidades. Porém, todas possuem algumas características em comum. Confira alguns exemplos:

  • Grande ou médio porte;
  • Audição aguçada;
  • Personalidade obediente e fiel;
  • Temperamento dócil;
  • Instinto protetor;
  • Agilidade.

Mas, não é só a raça que torna um cão apto ao pastoreio. Para isso, deve ser realizado um trabalho em conjunto entre tutores e adestradores. 

Os animais já possuem certas habilidades, mas é necessário que eles sejam treinados para manter uma comunicação em forma de comandos com o dono, através da fala e dos movimentos. Além disso, é importante que o tutor escolha a raça de acordo com a atividade que o cão irá exercer.

7 raças de cães de pastoreio ideais para o campo

Selecionamos sete raças de cães que possuem habilidades para ajudar nas atividades de pastoreio. Confira:

Border Collie

Esse cão pastor já foi considerado a raça mais inteligente do mundo. O Border Collie é, então, um cão muito esperto e ativo, que aprende truques com facilidade. Além disso, é um cão muito obediente. É um cão que possui habilidades no pastoreio ovelheiro, por ser independente e ágil.

Pastor Alemão

O Pastor Alemão é um grande aliado na proteção do lar, devido ao instinto protetor e obediente. É um cão famoso pelo pastoreio de ovelhas. Porém, é necessário que o tutor se preocupe com o adestramento, já que são cães que possuem desconfianças com estranhos.

Boiadeiro Australiano

O Boiadeiro Australiano é um cão para pastoreio do gado. É uma raça de cachorros ágeis, inteligentes e corajosos. O cão trabalha ao lado do condutor durante o pastoreio, para empurrar o gado. Em casos de ameaças ou animais se desviando do caminho, costumam latir para avisar ao dono.

Pastor Belga

A raça Pastor Belga é indicada para o pastoreio do gado, pois são protetores do rebanho por natureza. São cães inteligentes, obedientes e extremamente dóceis. Além disso, são excelentes vigilantes.

Grande Boiadeiro Suíço

É um cão que possui muita força, por isso, é necessário que o tutor o estimule a fazer exercícios. Sua função no campo é a de guardar as vacas enquanto elas pastam.

Ovelheiro Gaúcho

É um excelente cachorro para o pastoreio de ovinos, mas também é comum que ele participe do pastoreio do gado. O cão é o resultado do cruzamento entre o pastor alemão e o border collie. Portanto, herdou diversas características das duas raças, como: disciplina, inteligência e lealdade.

Welsh Corgi Pembroke

Esse é um cão atento, protetor e ágil. Possui porte pequeno e temperamento dócil, portanto, é muito popular como cão de estimação. Mas, além disso, suas habilidades também são muito úteis para o pastoreio.

Benefícios de ter um cão de pastoreio para o seu rebanho

Agora que você conhece as principais raças de cães de pastoreio, já sabe que esse animal será um grande aliado nas atividades do campo. Se for bem adestrado, o cão será capaz de conduzir grandes rebanhos, de até 100 cabeças. No caso das ovelhas, o número é ainda maior, podendo chegar a  até 400 animais.

Além disso, o cão pastor pode ser um guardião da propriedade. Através do latido, o cachorro pode chamar a atenção do tutor, indicando possíveis problemas no rebanho e no local. Assim, ele irá avisar se algum animal dispersar ou alguma ameaça aparecer, por exemplo.

Portanto, é necessário que o trabalho de adestramento seja realizado por um profissional. Acompanhado de um adestrador, o cão irá aprender a reagir aos comandos de voz e também a se comunicar por meio de gestos.

Gostou de saber mais sobre os benefícios de contar com o apoio de um cão nas atividades de pastoreio? Então aproveite para ler também o nosso artigo sobre o Controle de Gado. Nele, você irá saber mais sobre a importância de tomar melhores decisões estratégicas para fazer com que sua produção cresça!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.