Bonsmara: conheça a raça sul-africana que faz sucesso no Brasil e no mundo

Segundo a Associção Brasileira dos Criadores de Bonsmara (ABCB), a raça é a única de carne bovina do mundo criada por meio de um programa de cruzamentos bem documentado com a ajuda de dados de desempenho objetivamente gravados. 

Dessa maneira, pesquisadores estão constantemente em busca de melhorar geneticamente a raça por meio do avanço nas áreas de pesquisa, treinamento e tecnologia.

História do Bonsmara

O Bonsmara é originário da África do Sul, foi cientificamente criado e estritamente selecionado para produção econômica em extensas pastagens de gado em climas subtropicais. 

Em 1937, observou-se geralmente que as raças britânicas não tinham a tolerância necessária ao calor para os sub-trópicos e que o Afrikaner não teve um desempenho tão bom em termos de regularidade de parto. 

O professor Jan Bonsma decidiu testar diferentes combinações de raças na Estação de Pesquisa de Gado Messina.

bonsmara
fonte: https://bonsmara.org.br/porque-bonsmara/

Touros de cinco raças britânicas foram utilizados em vacas Afrikaner e a progênie foi testada quanto ao desempenho. Após os testes piloto, decidiu-se continuar apenas com os cruzados Hereford e Shorthorn com melhor desempenho. 

Por fim, os afrikaners de três quartos foram acasalados com mestiços para obter descendência com 5/8 de Afrikaner e 3/8 de sangue de Hereford ou Shorthorn. 

Os primeiros resultados já foram animadores. Sob as circunstâncias de manejo prevalecentes em Mara naqueles dias, o peso ao desmame das vacas mestiças era, em média, 195 kg aos 240 dias (cerca de 20% superior ao das três raças progenitoras). 

Da mesma forma, as porcentagens de parto das vacas mestiças foram sensivelmente mais altas. A mortalidade de bezerros foi muito menor do que nas raças britânicas e próxima à dos africâneres mais resistentes. 

Através de uma seleção rigorosa de animais reprodutores, houve um rápido progresso. Dentro de 20 anos após os testes iniciais de cruzamento, uma raça superior de gado, com melhor desempenho do que outras raças no meio do mato do Transvaal do Norte, foi estabelecida. 

O nome “Bonsmara” foi derivado de “Bonsma”, o homem que desempenhou um papel importante no desenvolvimento da raça, e “Mara”, a fazenda na qual os animais foram criados. 

Curiosamente, Bonsma tinha um método único de fotografia em escala, então Bonsmara é a única raça no mundo que pode ostentar uma genealogia pictórica desde o início do trabalho de criação até a criação da nova raça. 

O Bonsmara tornou-se tão popular que se tornou numericamente a raça de carne mais forte da África do Sul em menos de 25 anos.

Características do Bonsnara

O Bonsmara é vermelho com uma mistura dos atributos Bos indicus e Bos taurus . Eles estão com chifres, mas devem ser retirados dos chifres para estar em conformidade com os padrões da raça. A conformação e as características do corpo foram todas selecionadas para satisfazer os requisitos comerciais do mercado de hoje. 

Hoje, todos os Bonsmaras inspecionados e aprovados são marcados com o símbolo Bonsmara no ombro direito.

Sua carne é considerada de alta qualidade e é eficiente como gado de corte em extensas situações de pastoreio de gado. Essas qualidades da carne bovina, bem como sua fertilidade, são facilmente transmitidas quando o Bonsmara é cruzado com outras raças.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.