Piquetes para gado: como implementar os na sua fazenda

Entenda a importância do bebedouro para a sua criação de gado

Em uma criação pecuária, a hidratação é um fator fundamental para o bom desenvolvimento dos animais. No entanto, ainda é comum vermos a disponibilidade de água sendo feita em locais inadequados para os bovinos, o que pode levar a contaminação do gado, acarretando prejuízos para a fazenda.

Sabendo disso, os bebedouros estão entre os produtos mais importantes para o manejo do rebanho. Com ele, é possível oferecer água de qualidade para os animais, garantindo sua saúde e a rentabilidade da produção. Para saber mais informações sobre o assunto, continue a leitura do nosso texto! Aqui você saberá:

  • O que são os bebedouros para gado;
  • Qual a sua importância para os bois;
  • Qual é o bebedouro ideal para sua sua criação;
  • Onde fazer a instalação;
  • Como fazer a limpeza do bebedouro;
  • Principais cuidados no seu manejo.

O que são os bebedouros para gado?

O bebedouro para gado é um reservatório utilizado para o armazenamento e fornecimento de água potável para os bovinos em pastagens e confinamentos. São equipamentos que possuem vários tamanhos e podem ser feitos com diversos materiais, sendo muito utilizados por fazendas e criadouros de gado.

Atualmente, os melhores bebedouros são aqueles fabricados com chapas metálicas certificadas, que garantem a potabilidade da água. Além disso, eles devem ser altamente resistentes contra perfurações e corrosão atmosférica.

Qual a importância do bebedouro para os bois?

Em uma criação bovina, um animal adulto consome cerca de 4 litros de água por cada quilo de matéria seca ingerida. Devido a isso, o gado frequenta o bebedouro cerca de quatro vezes ao dia.

A água potável é indispensável para a vida dos animais por diversos motivos, como por exemplo: regulação da temperatura corporal; equilíbrio intracelular; digestão; nutrição; além de ser essencial na umidificação e lubrificação corpórea. Além disso, beber água de qualidade é fundamental para os bezerros chegarem à idade adulta de maneira saudável. 

Sabemos que, em uma fazenda, o primeiro sintoma da falta de água, ou de que a água consumida está com baixa qualidade, é a queda na produção. Isso acontece porque, nesses casos, o gado pode sofrer com problemas como diarreia, leptospirose, botulismo e verminoses, que podem causar surtos, abortos e até mesmo a morte desses animais.

Dessa forma, ao utilizar um bebedouro para gado, é possível sempre disponibilizar água para esses animais. Além disso, com esse equipamento, é garantido que a água sempre esteja limpa e potável para a correta hidratação do rebanho.

Qual é o bebedouro ideal para sua criação?

Em relação ao tamanho, a altura do bebedouro deve ser calculada de acordo com o porte do gado que vai utilizá-lo. Dessa forma, em pastagens com a presença de bezerros, o bebedouro deve ter cerca de 50 cm de altura. Já em pastos com animais em crescimento, esse tamanho deve variar entre 60 e 70 cm, podendo chegar a 1 metro em áreas com animais adultos.

Também sabemos que os bebedouros circulares são os melhores para a acomodação do gado. Além disso, a área de chegada ideal são 4 centímetros por animal no local, ou 25 animais por metro de bebedouro.

Por fim, o número dos bebedouros depende diretamente do número de animais existentes no pasto e em suas extensões. Portanto, em pastos extensos ou que tenham áreas de relevo acidentado, é preciso haver um número maior de instalações.

Onde instalar o bebedouro?

O bovino prefere beber água em lugares próximos de onde ele pasteja. Dessa forma, caso a alimentação do animal seja do tipo que ele lamba, o bebedouro deve ficar exatamente ao lado do cocho de alimentação.

Contudo, se a comida for do tipo que o gado come e rumina, o mais certo é que o bebedouro fique a 50 metros do local. Isso é importante pois, após se alimentar, o bovino caminha um pouco, deixando cair no chão partes do alimento que estava ingerindo, o que evita que a água fique suja e contaminada.

Como fazer a limpeza do bebedouro?

O mais correto é que a limpeza do bebedouro seja feita pelo menos duas vezes por semana. Porém, é necessário observar se essa quantidade está sendo suficiente para manter o equipamento sempre limpo.

A forma ideal de fazer a limpeza da instalação é esfregando toda a superfície, incluindo as paredes e o fundo, utilizando uma vassoura rígida ou uma escova. Se necessário, você pode usar produtos químicos no processo. Além disso, não se esqueça de caprichar no enxágue.

Cuidados no uso do bebedouro para gado

Ao instalar os bebedouros em sua propriedade, é preciso se atentar a alguns fatores para sempre manter um nível adequado de reposição de líquido para o gado. Sabemos que o consumo de água está diretamente relacionado à temperatura ambiente e o horário, assim, quanto maior a temperatura, maior é o consumo.

Além disso, é de extrema importância adquirir bebedouros de fabricantes confiáveis e especializados em produtos agropecuários. Portanto, para obter máxima segurança e confiabilidade, os bebedouros devem ser construídos seguindo todas as normas técnicas da ABNT, INMETRO e os padrões do Sistema de Gestão de Qualidade.

Por fim, também fique atento com a qualidade da água que você está fornecendo para o seu rebanho. Medir índices como acidez, alcalinidade, bactérias e população de algas é muito importante para oferecer uma água ideal para o desenvolvimento do seu gado.

Como pudemos ver, os bebedouros são equipamentos essenciais para a criação de bovinos, pois eles garantem água limpa e de qualidade para os animais. Além disso, por serem estruturas fáceis de instalar e transportar, seu uso é muito viável e importante para garantir um rebanho saudável e, consequentemente, maior produtividade na sua fazenda. Gostou do nosso conteúdo? Também temos um texto especial sobre aquaponia, uma novidade para a produção de alimentos. Não deixe de conferir!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.