Agrimensor realizando agrimensura no campo

Agrimensura: saiba tudo sobre essa profissão e o mercado brasileiro

Responsável pela medição de propriedades urbanas e rurais, a agrimensura tem um papel muito importante no crescimento e no desenvolvimento das cidades.

É uma área formada por atividades realizadas desde o início das civilizações, porém, só foi reconhecida recentemente no Brasil como uma profissão certificada.

Por ser um campo que está crescendo muito, o profissional que trabalha com agrimensura possui muitas oportunidades no mercado de trabalho. Deseja saber quais são essas oportunidades? Então continue lendo o nosso artigo, pois você irá saber tudo o que precisa sobre a agrimensura e como ser um agrimensor!

O que é agrimensura?

A agrimensura é um ramo da engenharia que cuida da preparação de áreas urbanas e rurais para obras de implantação ou modificação de infraestruturas. Dessa forma, o profissional em agrimensura é responsável pela medição das propriedades, através da coleta dos dados geográficos da região.

Além disso, outras funções do agrimensor são: o levantamento de dados e o desenho de mapas topográficos; o planejamento de redes de saneamento básico, telefonia e eletrificação; o monitoramento ambiental; avaliações e perícias em propriedades que envolvam demarcação de um território; o cadastro de imóveis e o loteamento de terrenos.

Muitas vezes, o agrimensor também auxilia o engenheiro civil com dados importantes, atuando como um trabalho base para as obras que serão realizadas, como em estradas e pontes, por exemplo.

A formação em agrimensura

Para trabalhar com agrimensura, você pode fazer um Curso Tecnólogo em Agrimensura ou então a Engenharia de Agrimensura, também chamada de Engenharia de Agrimensura e Cartografia, na modalidade de graduação superior, com formação em bacharelado.

Basicamente, o tecnólogo agrimensor atua nas principais demandas do mercado de trabalho, com mais disciplinas práticas e menos teóricas na grade curricular. Enquanto isso, o bacharel em agrimensura, ou engenheiro agrimensor, possui uma visão mais generalista e ampla da área, com tempo de duração de formação maior.

Ao longo do curso, que é focado nas ciências exatas, o estudante recebe muitos ensinamentos de cálculo, programação, recursos de alta tecnologia e softwares. Além do mais, boa parte das aulas são realizadas em campo e laboratórios.

É importante ressaltar que, depois de formado, o engenheiro agrimensor deve ser registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) no seu estado de atuação.

Como é o mercado de trabalho para o agrimensor

O profissional que trabalha com agrimensura tem excelentes oportunidades de trabalho em grandes indústrias, na construção civil, em prefeituras e prestadoras de serviços públicos. Nessas instituições, o profissional é o responsável pelo desenvolvimento de plantas para obras de saneamento e infraestrutura, além da demarcação de terras e loteamentos.

Além disso, uma excelente opção para o agrimensor com experiência é a atuação como profissional liberal, ou até mesmo abrindo uma empresa de consultoria e prestação de serviços para outros profissionais ou outras empresas.

As previsões de mercado de trabalho para esses profissionais são boas e, no Brasil, o estado que oferece mais oportunidades para o agrimensor é Minas Gerais, principalmente a cidade de Belo Horizonte.

Segundo informações do site vagas.com, o salário inicial de um engenheiro agrimensor é, em média, R$4.000,00, chegando a mais de R$7.500,00 ao longo do tempo. 

Principais diferenças entre a agrimensura e a topografia

É comum que as pessoas confundam a topografia e a agrimensura, pensando até mesmo que são a mesma coisa. Na verdade, a topografia é uma ciência dentro da agrimensura, e a principal diferença entre as áreas está na abrangência.

As duas formações atuam com medições técnicas, mas a agrimensura foca também na parte jurídica. Assim, na topografia, o objeto principal é um estudo mais técnico da superfície terrestre, com suas particularidades naturais ou artificiais. Já na agrimensura, o foco é a relação jurídica entre propriedade e território.

Portanto, o agrimensor trata de medições legais, com foco na representação e determinação dos limites legais das propriedades, divisão e legalização dos imóveis originados por herança, unificação de imóveis, entre outros.

Dessa forma, a responsabilidade técnica sobre qualquer tipo de levantamento, tanto legal quanto topográfico, cabe aos engenheiros cartógrafos e agrimensores, e não aos topógrafos. De forma resumida, então, podemos dizer que um agrimensor também é um topógrafo, mas um topógrafo não é um agrimensor.

Curiosidades sobre a profissão

Listamos abaixo algumas curiosidades sobre a agrimensura. Veja quais são elas:

  • O Curso Tecnólogo em Agrimensura possui duração de dois anos e meio, enquanto a formação superior em Engenharia de Agrimensura dura cinco anos.
  • A maior parte das atividades de um agrimensor é feita no campo, ou seja, dificilmente esse profissional trabalha em um escritório.
  • O agrimensor muitas vezes trabalha em cidades do interior, por causa da quantidade de obras realizadas pela prefeitura.
  • O engenheiro agrimensor praticamente não possui uma rotina de trabalho.
  • O curso de agrimensura envolve muita matemática, assim como física, geografia, geologia e estudos de cálculos, geometria e estatística.
  • A tecnologia tem se tornado uma grande aliada da agrimensura, auxiliando para que os cálculos e medidas sejam cada vez mais precisos.
  • Características importantes para quem quer ingressar na área são: capacidade de observação, visão de projeto, metodologia, proatividade e boa visão espacial.
  • Existe também a área para o agrimensor em alto mar, analisando terrenos submersos, com a ajuda de sonares propícios à extração de petróleo.

Como vimos, o agrimensor tem um importante papel nas construções de obras e na infraestrutura, auxiliando muito no crescimento de uma cidade. Além disso, a agrimensura é uma área que está crescendo muito no Brasil, oferecendo muitas oportunidades de emprego. Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de conferir também nosso texto sobre os principais concursos do agronegócio no Brasil!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.