NDVI, sigla para Normalized Difference Vegetation Index, ou, traduzindo, Índice de Vegetação da Diferença Normalizada é uma forma de mapeamento de áreas na agricultura que utiliza de sensores remotos para determinar as condições da vegetação
O NDVI é uma das tecnologias no campo mais discutidas na agricultura hoje em dia. Isso acontece principalmente porque o NDVI é uma técnica de mapeamento que traz diversos benefícios para o produtor rural.
Para o agricultor que quer estar mais presente na agricultura de precisão e ter melhores resultados na sua lavoura, entender o que é NDVI se torna uma obrigação.
Por isso nós, do Tecnologia no Campo, preparamos um texto rápido explicando o que é NDVI e alguns dos pontos mais importantes sobre essa técnica.
Fonte: geoawesomeness.com/understanding-aerial-data-normalized-difference-vegetation-index-ndvi/
O que é NDVI?
“NDVI, sigla para Normalized Difference Vegetation Index, ou, traduzindo, Índice de Vegetação da Diferença Normalizada é uma forma de mapeamento de áreas na agricultura que utiliza de sensores remotos para determinar as condições da vegetação”
Explicando detalhadamente a definição resumida acima, a ideia da tecnologia do NDVI é entender melhor o que está se passando em cada ponto da vegetação, fazendo com que o produtor saiba quais medidas tomar dependendo das necessidades específicas de uma pequena área.
A grande vantagem do NDVI é conseguir fazer todas essas medidas remotamente, sem a necessidade de inspeção presencial. Para fazer isso, através de sensores aéreos, o NDVI mede a energia luminosa que cada planta absorve ou emite.
Todos os objetos absorvem e emitem energia luminosa em diferentes freqüências e comprimentos de onda. O olho humano, por exemplo, é capaz de enxergar a faixa de luz de 750 a 400 nanômetros.
Já as plantas, por possuírem diversos pigmentos (ex.: clorofilas a, b e caroteno) conseguem absorver uma faixa de luz maior do que nós, humanos, podemos enxergar.
Com isso, o sistema NDVI mede quanto cada planta reflete e analisa esses dados de acordo com o histórico já desenvolvido por meio de algoritmos. Com esses dados comparados, o sistema gera um valor de -1 a 1, de acordo com as características da vegetação.
Fonte: sentera.com/understanding-ndvi-plant-health/
Tendo um mapa de NDVI gerado, o agricultor acaba tendo o conhecimento do que está acontecendo na plantação e consegue tomar melhores decisões.
Aplicações do NDVI
Dentre as aplicações do NDVI na agricultura, se destacam:
-
Mapeamento de plantio
Faz com que seja possível detectar falhas de plantio, principalmente em áreas muito grandes e de difícil acesso.
-
Monitoramento de pragas
De acordo com a energia refletida pelas plantas e detectada pelo NDVI, o produtor rural consegue diagnosticar e fazer o controle de pragas na lavoura mais rapidamente.
-
Mapeamento de Plantas daninhas e pulverização direcionada
Com o mapeamento do NDVI, em alguns sistemas é possível identificar as plantas daninhas e evitar o gasto de pulverização com essas plantas.
Como surgiu o NDVI
O primeiro artigo científico relatando o que é NDVI e seu uso é datado do início da década de 70 pelo pesquisador e diretor do Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade do Texas, Dr. John Rouse. Pouco tempo depois, a NASA iniciou uma série de experimentos utilizando tal algoritmo.
Desde então, a utilização de algoritmos e índices de vegetação se tornaram comuns na agricultura de precisão, especialmente o NDVI.