Se você está interessado em fazer um curso de georreferenciamento, esse post é pra você!

O georreferenciamento está na lei. Todas as propriedades já devem ter feito ou devem fazer esse estudo que facilita na delimitação das propriedades e na junção das características dos imóveis rurais. 

O prazo para georreferenciamento variam de acordo com o tamanho da propriedade, mas não são todos que conseguem prestar esse serviço.

Existem várias empresas especializadas em georreferenciamento, e os profissionais dessas empresas têm de estar capacitados segundo o governo.

Quem pode fazer o Georreferenciamento

O CONFEA/CREA é o órgão responsável por registrar os profissionais aptos para fazer o georreferenciamento. Se os profissionais da área tiverem dentro dos cursos feitos disciplinas relacionadas ao georreferenciamento, basta solicitar o credenciamento pelo INCRA.Porém, mesmo com a formação na área, alguns profissionais têm o interesse de estarem mais aptos e regularizados para trabalhar com o georreferenciamento.

Para isso, algumas instituições oferecem cursos de capacitação em georreferenciamento de imóveis rurais.

Existem dois tipos principais de cursos de georreferenciamento:

Curso de Georreferenciamento para aplicação

O primeiro tipo é um curso de georreferenciamento que busca capacitar profissionais para estarem aptos prática e judicialmente para fazerem o Georreferenciamento.

Nesse primeiro curso, presencial e mais aprofundado, o estudante teria um certificado de conclusão mostrando que ele pode fazer o trabalho de georreferenciamento.

Esse tipo de curso tem, em média, 400 horas/aula.

Curso de Georreferenciamento para aprendizado

Esse tipo de curso tem o intuito de educar mais sobre o funcionamento do georreferenciamento, seus tipos e como são utilizados alguns softwares da área.

Ao realizar esse curso, o estudante NÃO fica necessariamente apto a fazer o georreferenciamento, já que esses cursos não são reconhecidos pelo INCRA.

O que se estuda em um Curso de Georreferenciamento

O programa prático de um curso de georreferenciamento varia desde a finalidade do curso, da carga horária e da instituição de ensino.

Mesmo assim, alguns tópicos acabam sendo inevitáveis quando se trata de georreferenciamento. Dentre eles, estão:

Legislação por trás do Georreferenciamento

Quem quer entender mais sobre georreferenciamento tem a obrigação de saber os motivos da obrigatoriedade do processo e também das leis envolvidas no serviço.

Os cursos, então, têm o objetivo de mostrar essas pendências aos alunos.

Cartografia, Geodésica e Topografia

Esses são alguns dos conceitos básicos quando se fala sobre geoprocessamento e georreferenciamento. Se um estudante quer entender as minúcias por trás desses procedimentos, o estudo, nem que seja introdutório dessas disciplinas, é obrigatório.

Funcionamento dos GPS e Softwares

Na era da agricultura de precisão e da tecnologia no campo, os usos de novidades para a realização dos processos de georreferenciamanto são cada vez mais comuns.

Tendo isso em vista, os estudantes devem entender como funcionam e, algumas vezes até aplicar os conhecimentos em Softwares como o ExpGE e o Autocad.

Entendeu o que ensinam os cursos de georreferenciamento e o que eles garantem pra você enquanto profissional, mas ainda não decidiu se vai ou quais as melhores (e mais em conta financeiramente) instituições para estudar?