Gado Canchim

Gado Canchim: tudo que você precisa saber sobre essa raça tipicamente brasileira

eficiencia bezerros

De modo a obter maior produtividade e eficácia no agronegócio, o produtor precisa se adaptar às novas condições do mercado e inserir novas ideias no campo. Sendo assim, procurar novos tipos de produções é bastante benéfico para o pecuarista, como por exemplo o Gado Canchim.

A pecuária oferece diversas opções para criação de bovinos, caprinos, equinos, suínos e galináceos. Fazendo a escolha correta para o contexto do produtor, eles podem entregar uma  produtividade mais satisfatória no campo. 

Entretanto, poucas raças de gado conseguiram superar a adaptatividade, produtividade e eficácia na criação igual ao gado canchim. Sua rusticidade e alta libido fizeram com que a raça canchim fosse reconhecida em todo o território brasileiro. 

Além disso, por atenderem muito bem às exigências do mercado ao produzir uma carne de alta qualidade, essa raça de gado obteve uma grande atenção dos pecuaristas. Continue sua leitura para entender mais particularidades sobre esse tipo de criação.

Origem do Gado Canchim

A raça canchim se originou do cruzamento entre a raça européia Charolesa (escolhida, principalmente, por sua precocidade de amadurecimento e rendimento de carne) com os gados Indubrasil, Guzerá e Nelore

Desta forma, o melhoramento genético aconteceu. Assim, foi gerada uma raça especializada em corte, com bom rendimento e boas condições de adaptação ao clima brasileiro. 

Por isso, o mercado do gado canchim tem crescido. Os pecuaristas têm compreendido a qualidade dessa raça. Isso se dá, principalmente, por conta de sua precocidade (que ajuda a reduzir os custos da criação), e ao seu peso (que é maior que a média), que é importante para o aumento dos lucros. 

Ainda existem, entretanto, alguns objetivos que precisam ser alcançados referentes ao melhoramento genético do gado canchim. Vários pecuaristas estão tentando cumprir esse desafio focando no cruzamento entre a raça canchim e a nelore (especificamente por conta de seu rendimento de carcaça).

Características principais do Gado Canchim

Além das características mercadológicas citadas anteriormente, essa raça possui algumas características físicas marcantes. Aqui, reunimos as principais características do gado canchim. Confira-as a seguir!

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN), essa raça é de porte médio, forma quase cilíndrica, com mais volume na parte traseira. Falaremos sobre cada parte mais detalhadamente nos próximos tópicos.

Pelagem 

A pelagem do gado canchim costuma ser cinza, vermelha ou branca.

Pele 

A pele, por sua vez, é solta, abundante e escura, com pêlos curtos, densos e brilhantes. 

Cabeça 

A cabeça do canchim apresenta tamanho, peso, largura e comprimento médios. Suas orelhas também são de tamanho médio e a raça não possui chifres. 

Os olhos possuem a cor castanha e o focinho possui variações entre as tonalidades da cor rosa.

Dorso e lombo 

O  dorso e lombo dessa raça de gado são largos, compridos, retos e amplos. 

Peito

O peito da raça canchim é largo, profundo e saliente. 

Pescoço 

O pescoço desse gado possui comprimento médio em relação às demais raças.

Cascos 

Seus cascos apresentam uma boa base, bem conformados, podendo ser escuros, claros ou rajados.

Além disso, a raça canchim é de comportamento dócil e resistente ao calor. Isso facilita a inserção do animal em qualquer pecuária do Brasil (que possui, predominantemente, o clima tropical-quente).

Sobre a ABCCAN

A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Canchim (ABCCAN) foi criada em 11 de novembro de 1971, com sede no Parque Fernando Costa, na cidade de São Paulo. 

A associação tem como objetivo o reconhecimento da raça canchim, assim como o melhoramento genético da raça e sua expansão comercial. 

Suas atividades, além disso, incluem: 

  • O registro genealógico;
  • Assistência e assessoria técnica;
  • Atividades de fomento (como divulgação, promoção e propaganda);
  • Organização de exposições;
  • Leilões e eventos;
  • e a Prova Canchim de Avaliação de Desempenho (PCAD). 

Também fazem a comercialização de animais e venda de sêmen para o melhoramento genético. Entenda um pouco mais sobre as atividades da ABCCAN abaixo.

Registro genealógico do Gado Canchim

O registro genealógico do gado trata-se do controle da genética do animal. Hoje, a ABCCAN mantém controle de toda a genealogia da raça canchim num sistema informatizado.

A organização é responsável, então, pela atividade de emitir certificados numerados com a discriminação dos ascendentes até a 4ª geração da raça canchim. 

Além disso, os animais registrados por esses certificados são isentos de ICMS no momento de uma ocasional venda. 

Assistência e assessoria técnica 

A ABCCAN possui técnicos credenciados para realizar a vistoria dos animais. Esses profissionais são aptos e treinados para prestar toda a assistência técnica que pode vir a ser solicitada pelos criadores. 

Portanto, as atribuições desses técnicos podem variar desde a vistoria de manejo e reprodução até a seleção apropriada de animais, acasalamentos e escolha de animais para exposições e eventos.

Divulgação do gado canchim 

Esta divulgação pode ser espontânea, mas também pode ser induzida, seja por “assessoria de imprensa”.

Essa atividade realizada pela ABCCAN pode ser feita através de informativos, vídeos sobre a raça canchim, folhetos, trabalhos técnicos, etc.

Exposições e eventos

Apesar de terem sido mais frequentes no passado, a ABCCAN já chegou a coordenar cerca de 10 exposições anuais, acompanhadas, principalmente, de leilões.

Na Prova Canchim de Avaliação de Desempenho (PCAD), por exemplo, as provas de ganho de peso e dias de campo do gado canchim, também contam com a participação ou apoio da Associação.

Comercialização de animais e venda de sêmen do Gado Canchim

A ABCCAN auxilia os seus associados na venda e compra de reprodutores e, também, na compra e venda de sêmen dos principais touros canchim. Esse apoio é de grande utilidade para os novos e pequenos criadores. 

Podemos concluir que o gado da raça canchim pode ser uma excelente aquisição para a sua pecuária, tanto pela sua grande produção de carne, quanto pelo rendimento em carcaça e suas características dóceis e de resistência ao calor.

Se você se interessou pelo gado canchim ou quer entender mais sobre as raças para corte, leia o nosso artigo de Gado de corte e entenda como melhorar sua produtividade no campo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.