Fazenda Solar

Fazenda Solar: entenda porque vale a pena a instalação na sua propriedade rural

Você já passou por algum terreno ou uma fazenda solar com várias placas solares e se perguntou como funcionava e para quem era destinado esse tipo de projeto?

As Fazendas Solares são estruturas únicas e eficientes de aproveitar de energia limpa e distribuir para quem for necessário.

O proprietário de uma grande extensão de terras pode construir uma Fazenda Solar para aproveitar da energia gerada para si e, também, para distribuir para as propriedades próximas.

Aqui, iremos explicar um pouco sobre como é e quais são os benefícios dessa estrutura tão imponente e sustentável. Confira!

O que é uma Fazenda Solar?

As Fazendas Solares são mega-estruturas compostas por painéis fotovoltaicos. Nela, as placas são espalhadas por boa parte de uma área rural privada. 

As fazendas que possuem essa estrutura produzem energia elétrica a partir da captação de energia solar e de sua conversão através do efeito fotovoltaico.

Essas fazendas funcionam nos moldes de Geração Distribuída (GD) e são incentivadas diretamente pelo órgão regulador de energia elétrica do Brasil, a ANEEL. Nesse tipo de empreendimento, uma empresa monta um sistema de geração de energia solar para que possa utilizar e distribuir para consumidores próximos.

Essa estrutura possibilita que os consumidores de imóveis próximos, por exemplo, possam se beneficiar do consumo de energia limpa e renovável.

Além disso, as fazendas deste segmento podem desfrutar de créditos de energia. Ou seja, caso o sistema produza mais do que o consumidor usou, a energia elétrica excedente é injetada na rede distribuidora. 

Essa quantidade de energia “devolvida”, por fim, retorna como crédito para a fazenda, que poderá utilizá-la na proporção de um para um (por cada kWh) que injetou na rede distribuidora.

Benefícios de uma Fazenda Solar e para quem é destinada

A primeira vantagem de ter uma fazenda solar, e também a mais evidente, é que a economia deste tipo de investimento pode chegar a até 95% da conta de luz.

Outra vantagem de investir em energia solar é a diminuição do impacto ambiental. Que, caso fosse produzida por hidrelétricas e termelétricas, traria consequências consideravelmente piores ao ecossistema.

A energia gerada pelas Fazendas Solares é renovável, pois provém de uma fonte — quase — infinita. Isso dito, podemos afirmar que é um investimento seguro e extremamente viável. Afinal de contas, se bem planejado, executado e mantido, o investimento pode trazer retornos a longo prazo.

Como aderir a um projeto de energia solar?

Para aderir, basta procurar uma empresa de energia solar e consultar seus serviços. Aqui há uma lista de empresas especializadas nesse ramo, separadas por estado, que você pode dar uma olhada.

Vale dizer, também, que existem diversos tipos de empresas desse ramo no Brasil. Algumas delas fornecem só os equipamentos de montagem e outras fornecem o serviço completo de instalação

1º passo: procure alguma empresa especializada em energia solar

Analise os orçamentos e as condições de pagamento de cada empresa pesquisada para viabilizar o projeto fotovoltaico. 

2º passo: defina o projeto da sua Fazenda Solar

Após verificar as condições de pagamento, a empresa contratada deverá definir um projeto que levará em conta os seguintes critérios:

  • As condições físicas;
  • A extensão do terreno;
  • Índices solarimétricos (quantidade de luz solar incidente no ambiente); 
  • As condições do clima.

Além disso, deverão ser definidos os equipamentos para serem utilizados na execução do projeto, e, o mais importante: a documentação do projeto formulada por um engenheiro qualificado.

3º passo: contate a concessionária de energia elétrica

Contate a concessionária de energia elétrica da região onde será instalado o sistema fotovoltáico para iniciar o processo burocrático de aprovação do projeto. Lá, eles fornecerão a lista de documentos necessários para serem entregues. Após isso, será necessário aguardar a liberação do projeto para começar a instalação.

4º passo: inicie a instalação dos painéis solares

No momento de instalação da Fazenda Solar, a equipe técnica da empresa de energia solar irá comparecer ao local do projeto com as placas fotovoltaicas e iniciará a instalação. 

É importante ressaltar, também, que o prazo para finalizar a construção dependerá da complexidade do projeto e das condições climáticas.

5º passo: ative o sistema solar

Após as placas terem sido instaladas, a empresa de energia solar (que instalou as placas solares) fará a interface com a concessionária de energia, que ativará o sistema gerador. Assim, os créditos de energia gerados serão contabilizados pelo relógio da concessionária local.

Tudo pronto! Agora é só monitorar o sistema de produção de energia fotovoltaico. Para isso, utilize as ferramentas disponibilizadas pela empresa de energia solar. 

Observação: para facilitar o investimento, existem até alguns bancos que fornecem linhas de crédito específicas para este segmento. São eles: BNDES, Desenvolve SP, BV Financeira, Santander e SICREDI.

Esperamos que você tenha entendido um pouquinho sobre o conceito de fazendas solares com esse texto. Vale dizer, também, que há grandes chances de tecnologias de geração de energia renovável (como a fotovoltaica) serem tendência para o futuro no campo. 
Você se interessou por esse método sustentável de aproveitamento e distribuição de energia? Dê uma olhada nesse texto sobre sustentabilidade na agricultura e se aprofunde no tema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.