Cavalo Crioulo

Cavalo crioulo: tudo sobre a raça

Bonitos, fortes, resistentes e mansos são características a se considerar na compra de um cavalo. Entretanto, não são comuns a qualquer equino. Aqui, iremos nos aprofundar sobre a origem e as características exclusivas desta espécie tão formidável: o cavalo crioulo

Ao final, iremos, também, dar algumas dicas de sites para a compra e venda de equinos. Portanto, nos acompanhe neste artigo para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto!

História do cavalo crioulo

Os cavalos crioulos são descendentes diretos das raças espanholas Andaluz e Berbere, que foram trazidas para a América do Sul por volta de 450 anos atrás. Desde então, a maioria deles passou a viver livremente pelas terras da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e sul do Brasil. 

Foi através das extremas adversidades encontradas no solo sul americano que esta raça se originou. Lá, os antepassados do cavalo crioulo enfrentaram temperaturas extremas, secas infindáveis e dificuldades para se alimentarem. Porém, estes obstáculos ajudaram a desenvolver resistência e rusticidade, características que vemos nesta raça tão primorosa.

Bem mais tarde, no século XIX, a raça foi reconhecida como é hoje. Sua notoriedade cresceu muito por conta da TV, que estimulou o aumento do número de entusiastas pelo cavalo crioulo. Destaca-se que, só no ano de 2017, esses animais movimentaram mais R$ 130 milhões no mercado de equinos.

Características principais da raça

Por terem se desenvolvido em um meio tão agressivo, cavalos crioulos foram moldados pela natureza, através da seleção natural. Assim, eles ostentam características praticamente exclusivas dentre os demais equinos. Conheça mais sobre cada uma delas abaixo.

Belos

Os cavalos crioulos possuem silhueta harmônica e equilíbrio magnífico. Eles admitem quase todo o tipo de pelagem, porém a mais comum é a pelagem gateada. De tonalidade amarela escura, contrasta com listras pretas desde a crina até a cauda. 

Apresentam, também, um perfil reto — ligeiramente convexo, às vezes —, olhos grandes e expressivos, além de orelhas pequenas e afastadas das bases.

Pesam não menos que 400 kg, e não passam dos 450 kg. Sua estatura é, em média, de 1,45m, ou seja, são cavalos de pequeno porte.

Hábeis

Esta é uma raça de cavalos laborais por excelência, ou seja, fortemente inclinada a realizar o trabalho no campo, lidando com o gado. Além disso, pode ser usada para passeio — mas seu potencial fica desperdiçado se limitado a essa função.

Seu grande diferencial é o de poder ser utilizado como cavalo atleta. É notória sua participação em competições e provas de percurso. À título de exemplo, temos o Freio de Ouro, um evento onde os melhores cavalos crioulos ganham títulos e reconhecimento.

Imponentes

Ao andar, marcham trotando. Possuem uma vivacidade inerente à raça — sempre bem dispostos. Segundo o portal ABCCC, os cavalos crioulos são inteligentes, fortes, corajosos e muito resistentes. Além disso, são muito tranquilos, dóceis e facilmente domáveis.

Sobre a ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos)

A história da ABCCC remonta a 1931, um pouco antes de sua inauguração oficial. Com o objetivo de exaltar e padronizar o cavalo crioulo, começaram a promover a ideia de constituir uma entidade dedicada exclusivamente a raça. 

O projeto começou a ser bem aceito no Rio Grande do Sul, vindo a se concretizar no dia 28 de fevereiro de 1932, na Associação Rural da cidade de Bagé/RS — cidade onde a ABCCC teve, também, sua primeira sede.

A entidade exerce, desde então, a atividade de enaltecer as qualidades do cavalo crioulo, nunca deixando de lado a padronização da excelência que a raça sempre demonstrou.

Onde comprar cavalo crioulo

Existem ferramentas na internet para anunciar a venda e comprar cavalos de forma prática. A seguir, listamos algumas das que possuem maior destaque no mercado.

Mercado de Cavalos

No portal Mercado de Cavalos, existem filtros para a restringir e personalizar a pesquisa por especificidades desejadas no equino. 

Já na primeira página,  você consegue definir características para filtrar sua busca pelo cavalo — tais como preço, idade, cor da pelagem, raça e estado de origem do animal.

Existe, também, uma página exclusiva de cavalos crioulos disponíveis para compra.

Meu Haras

O site Meu Haras possui um design mais intuitivo, com a opção de pesquisa de compra por raça. Além disso, é um site com bastante conteúdo educativo que disponibiliza, também, notícias e curiosidades sobre equinos.

N1 Cavalos

No N1 Cavalos, podemos encontrar  uma grande quantidade de opções de filtros de busca. Assim, você pode personalizar sua pesquisa buscando equinos por raça, gênero, pelagem, preço mínimo e máximo, etc.

Lá, eles possuem uma ampla variedade de cavalos. Vale a pena dar uma olhada!

Além destes, existem, também, os sites de pesquisa&compra mais genéricos, como OLX, Mercado Livre e grupos de vendas no Facebook. Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer um pouco sobre essa raça tão imponente e formidável que é o cavalo crioulo. Aproveite e também aprenda como andar a cavalo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.