Cavalo campolina

Cavalo campolina: saiba tudo sobre esta raça

Algumas raças de cavalo são conhecidas por serem dóceis e belas, outras, por serem velozes e rústicas (como é o caso do cavalo crioulo). Mas poucas possuem traços como os do cavalo campolina.

Criado em circunstâncias atípicas, o cavalo campolina possui um pouco de todos os mundos: é exuberante, ágil e resistente. Além disso, sua cavalgadura é bem suave, o que causa menos solavancos ao cavaleiro.

Percebendo a complexidade da raça, trouxemos algumas informações básicas para você, entusiasta ou criador de cavalos, aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Confira!

História da origem do cavalo campolina

Essa raça miscigenada de equino teve origem no Brasil, no ano de 1870. E isso se deu por iniciativa de seu criador, Cassiano Campolina, que queria ter um cavalo de grande porte ágil, forte, belo e resistente para não perder suas cavalhadas.

Ele, então, conseguiu atingir seu objetivo quando recebeu um presente, enviado por Dom Pedro II: uma égua chamada Medeia, que estava prenha da raça Andaluz. O potro recém nascido dessa relação, veio a se chamar Monarca. E, apesar de algumas informações divergentes sobre o local de seu nascimento, o mais provável seria em Entre Rios de Minas/MG.

Mas Cassiano não parou por aí! Ele, mesmo obtendo um ótimo resultado do cruzamento entre Medéia e um garanhão Andaluz, ainda queria aperfeiçoar a raça. Porém, por vias do destino, ele não conseguiu isso em vida e seus herdeiros ficaram com o trabalho de realizar seu sonho.

Um de seus herdeiros, algum tempo após o falecimento de Cassiano, conseguiu alcançar esse sonho, criando, finalmente, a raça campolina aperfeiçoada.

Características do cavalo campolina

Além de serem ágeis e resistentes, existem outras características do cavalo campolina, portanto, reunimos aqui, as principais. Veja elas a seguir.

Cavalo de grande porte

Sendo um cavalo de grande porte, sua altura média varia de 1,58m para os machos e 1,52 para as fêmeas. Mas, em alguns casos, chegam medir até 1,75 m de altura. 

O peso médio da raça campolina é de 500 kg.

Essas características configuram um cavalo grande e forte, tanto para o manejo da pecuária quanto na lida com o gado.

Além disso, o porte dessa raça propicia que o cavalo campolina seja conhecido como um grande marchador.

Beleza rara

Por conta de sua estrutura óssea e pelagem, a raça campolina possui forma harmoniosa e bela. 

Os tons de sua pelagem podem variar bastante, mas a mais comum é a baia. Entretanto, podem ser encontradas as pelagens alazã, castanha, preta, branca, tordilha e pampa.

Sua cabeça é convexa e proporcional ao pescoço alongado, forte e rodado de forma trapezoidal, o que acaba destacando expressivas orelhas lanceoladas. Os olhos dessa raça são vivos e grandes, suas crinas são fartas e sedosas e sua garupa é ampla e longa. 

Concluindo, esta é uma raça de cavalo que marca presença por onde quer que passe.

Multitarefa 

Além da lida com o gado, a raça pode ser usada, também, para o lazer e para o esporte. O que a torna uma raça multitarefa, sendo eficiente em vários campos.

O cavalo campolina é dócil e, hoje em dia, pode ser utilizado em torneios. Ele se destaca, portanto, nas provas de Marcha e Morfologia. Um dos eventos competitivos em que podem ter participação é promovido pela ABCCCampolina, e costuma acontecer em outubro.

A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Campolina 

Criada em 1951, a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Campolina (ABCCCampolina) tem a missão de orientar sobre a criação dessa raça de equinos no Brasil. Sua sede é em Belo Horizonte e seu primeiro presidente foi Bolivar de Andrade. 

A história e fama desta fundação se construíram, principalmente, pelos admiradores e criadores da raça campolina no Brasil.

Onde comprar cavalo campolina?

Existem alguns meios, tanto para o anúncio da venda, quanto para a compra de cavalos da raça campolina na web. A seguir, listamos os que possuem maior destaque no mercado.

Mercado de Cavalos

No portal Mercado de Cavalos você consegue escolher as características do cavalo desejado — tais como preço, idade, cor da pelagem, raça e estado de origem do animal.

Existe, também, a página exclusiva de cavalos da raça campolina disponíveis para compra.

Meu Haras

O site Meu Haras tem um design intuitivo, com a opção de pesquisa de compra por raça. Além disso, é um site que também possui conteúdo educativo, como curiosidades sobre equinos e notícias do mundo da pecuária.

N1 Cavalos

No site N1 Cavalos, podemos encontrar uma grande quantidade de opções para realizar a busca pelo cavalo. Sendo assim, você pode personalizar sua pesquisa buscando o animal por raça, gênero, preço, pelagem etc.

Além disso, o site possui uma ampla variedade de cavalos para escolher. Vale a pena dar uma olhada!

Por fim, podemos ressaltar a importância da raça campolina por conta de seu uso flexível em qualquer contexto, seja no campo, no lazer ou no esporte. Além disso, não há o que negar sobre a beleza da raça. Se você se interessou pelo tema, dê uma olhada também no nosso artigo sobre o cavalo mais rápido do mundo, o Quarto de Milha!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.