Produtividade é a palavra-chave para o produtor rural. Conseguir utilizar a mesma área plantada e colher mais toneladas é o sonho de qualquer agricultor.
Pensando nisso, entender como tratar o seu solo e quais produtos usar é fundamental na agricultura.
O que acontece, em grande parte dos casos, é que as grandes marcas de fertilizantes mundiais conseguem fazer muito boa propaganda e convencem os produtores a utilizar seus produtos. Assim, alguns fertilizantes orgânicos, mesmo que tenham um potencial enorme de produtividade, acabam sendo esquecidos.
Esse pode ser o caso dos fertilizantes à base de turfa líquida.
A turfa líquida é um fertilizante orgânico. A partir dele, são feitos dois tipos de produtos:
- Fúlvico: capaz de aumentar a imunidade das plantas contra doenças e fungos
- Húmico: estimular o aumento da produtividade das plantas
Quer saber sobre as vantagens do uso de fertilizantes à base de turfa líquida? Fizemos esse artigo para você!
Aumento da produtividade
Como já dito, todo produtor quer aumentar a produtividade da sua propriedade. No caso da soja, enquanto a média brasileira de produção é de aproximadamente 50 sacas/hec, existem casos em que o uso da turfa líquida faz com que a produção chegue a 100 sacas/hec.
Mas, como os fertilizantes a turfa líquida faz isso?
Melhoria do desenvolvimento das plantas
O uso da turfa líquida aumenta o crescimento das raízes da planta. Além desse crescimento, esse fertilizante viabiliza o aumento da nutrição das plantas tanto de macro quanto micro elementos.
Além disso, a turfa ajuda a eliminar a lixiviação de adubos e calcários, fazendo com que os nutrientes sejam melhor aproveitados. Ela também desbloqueia o fósforo e o potássio dos solos, permitindo um melhor aproveitamento das plantas.
Resumindo: a turfa líquida faz com que as plantas realmente aproveitem todo o nutriente despejado no solo.
Já se pode ver que não é à toa toda essa produtividade com a turfa.
Preparação do solo para o futuro
Usar a turfa líquida pela primeira vez tem tudo para realmente trazer muito retorno para sua área, já que, geralmente, ela aumenta em 30% a produtividade no seu primeiro uso.
Mesmo assim, em cada safra usada, a turfa prepara mais o solo para a próxima safra que está por vir. Ela ajuda a recompor os solos exauridos e aumenta a matéria orgânica dos solos.
Por isso, usar a turfa líquida em toda safra significa um aumento progressivo da produtividade.
Uso da turfa em conjunto com outros fertilizantes
É muito importante ressaltar que não é necessário parar de usar fertilizantes de marcas internacionais por causa do usa de fertilizantes à base de turfa líquida.
Muito pelo contrário: a turfa líquida vai ajudar as plantas a absorverem melhor os nutrientes dos outros fertilizantes.
Turfa líquida em diferentes culturas
Também é muito importante lembrar que a turfa não é exclusiva para algumas lavouras específicas.
Os resultados de melhoria da produtividade já foram vistos em diferentes culturas, como soja, café, milho, feijão, arroz, trigo, cevada e aveia, dentre outras, não excluindo pastagens e horticulturas.
Padronização da maturação e aumento da produtividade na fruticultura e horticultura
No caso da fruticultura e horticultura, já estamos acostumados com diversas colheitas. Na maioria das vezes não há uma maturação simultânea e o produtor acaba gastando muito tempo e dinheiro com mão de obra para colher as frutas diversas vezes.
Esse é o caso do café e dos legumes, por exemplo. Com o uso da turfa líquida junto de organo minerais classe A antes da floração, é possível que as frutas, além de serem maiores, estejam maturadas simultaneamente, o que pode economizar investimento em mão de obra do agricultor.
Para os produtores que ainda não testaram e querem conhecer melhor sobre a turfa líquida, é possível fazer um teste em apenas parte da propriedade. Ficou interessado? Clique aqui que podemos te ajudar.
MUITO IMPORTANTE: para realmente testar os benefícios da turfa, deve-se colher separadamente as sacas da área que foi usada para avaliação. Se isso não for possível, o agricultor pode as diferenças perceptíveis a olho nu, tirando foto das vagens, folhas e caules da área que foi usada a turfa e compará-la com a área sem o uso do fertilizante orgânico.