Terrenos no Campo: Por que famílias estão escolhendo cada vez mais terrenos no campo

Terrenos no Campo: Por que famílias estão escolhendo cada vez mais terrenos no campo

Imóveis de campo, mais afastados dos grandes centros oferecem vantagens atraentes a muitas pessoas 

O desejo de ter uma casa de campo em um ambiente mais pacato, e longe da correria desenfreada do dia a dia da cidade grande, é um dos motivos pelos quais, terrenos em Belo Horizonte – ou qualquer outra capital – podem estar tendo menos procura do que aqueles localizados no interior. 

Entretanto, existem claros motivos que impulsionam a ideia e decisão de abandonar um centro urbano e migrar para um terreno no campo. Para entender melhor, vamos descobrir os objetivos e necessidades que fazem com que esse pensamento e escolha de vida seja concretizado.

Algumas vantagens e benefícios são irrefutáveis a quem prefere morar em locais mais afastados. Por exemplo, o ambiente tranquilo reduz a quantidade de estresse na rotina, melhora questões relacionadas a saúde e também pode ser uma fonte de renda a mais para quem tem intenção de alugar o espaço por um tempo determinado.

Olho do Dono

Qualidade de vida no campo

A opção por um ambiente mais arejado, próximo à natureza e seu ar purificado também atraem diversas famílias que buscam mudar seu estilo de vida! As áreas nos campos são mais propensas a uma ótima qualidade do ar, devido ao fato de não sofrer tanto com os impactos da poluição.

Portanto, o risco de problemas respiratórios e muitas vezes circulatórios diminuem, sendo ótimo para jovens e crianças crescerem de forma mais saudável e natural.

A possibilidade de brincadeiras ao ar livre também chama a atenção de famílias que procuram por residências em chácaras, sítios e campos. O menor trânsito e maior sensação de segurança também motivam a mudança. 

Desapego ao conforto e muita coragem 

A primeira característica de ganho com a vida no campo é a coragem e desprendimento do conforto oferecido pelas facilidades e milhares de opções em uma cidade.

Compreender que no início de sua estadia em uma casa de campo pode ser um desafio, para muitos é um estímulo e empurrão necessária para comprar ou alugar um terreno.

Com a percepção aguçada com esse modelo de vida e em prol de uma maior flexibilidade e criatividade para encontrar soluções as adversidades, abrem caminho para descoberta de pontos fortes.

Com isso, a paz e ritmo menos acelerados faz com que encontrar a essência ligada ao que realmente é importante seja feita com mais calma e atenção, proporcionando, neste quesito, o desenvolvimento e apreço pelo ser humano aumenta de forma natural. 

Esse assunto não é utópico ou mera ilusão à necessidade da autodescoberta, mas é inerente ao ser humano e se faz necessário em diversos momentos da vida em busca do melhor entendimento próprio e de desfrutar de uma boa qualidade de vida.

Portanto, o silêncio, beleza natural e as paisagens encantadoras fazem com que o aproveitar o ambiente reflita tranquilidade e inteligência emocional para a vida! 

Alimentação saudável 

Os belos campos com plantações e criações de animais compõem o cenário clássico de uma vida no campo e suas particularidades. Junto a isso, a alimentação é um dos fatores que mais sofre modificações positivas ao organismo.

Escolher essa forma de viver significa eliminar quase que por completo os hábitos como fast foods, entrega por aplicativos e demais conexões a comidas práticas e rápidas.

Desse modo, optar pela vida no campo fixa como um de seus pilares a comida natural produzida e feita em casa, com dieta balanceada, longe de conservantes.

A opção por um terreno no campo também representa o consumo de produtos orgânicos produção de leite, carnes, ovos sem adição de hormônios e consumo de água pura sem tratamento com componentes químicos.

Por fim, com o ritmo mais calmo e pacato somado a própria produção de alimentos, é possível conduzir uma melhor alimentação e em consequência maior qualidade de vida!

O valor econômico também influencia

Se engana quem pensa que apenas os motivos naturais e sociais motivam o fluxo de famílias para a vida no campo. A questão financeira influencia e pesa muito em tal decisão.

Em comparação com uma residência na cidade, os terrenos no campo possuem menor demanda e com isso preços mais em conta, contudo deve ser feita uma pesquisa e análise aprofundada, pois grandes espaços podem ser adquiridos com investimento baixos.

Outro motivo é a beleza e imponência das casas dos terrenos de campo, quando comparadas com imóveis em BH ou outra capital, que geralmente possuem uma área de jardim enorme com contato direto com a natureza ou até mesmo o próprio terreno para produção e plantação.  

Saúde mental e paz interior

No começo a diminuição de estímulos recebidos pode chegar a assustar quem decide morar no campo, pois a dependência desse processo acontece com maior frequência nos grandes centros.

Porém, com paciência, a mudança causada é positiva com a redução do estresse e ansiedade, além da própria condição física que melhora com o tempo de vivência com esse novo tipo de espaço.

Teoria essa comprovada por pesquisas que apontaram que o fato de morar perto da natureza estabelece um ser mais autônomo, resolvido consigo mesmo e com saúde física e mental excelente.

Estudo gerenciado por ingleses e finlandeses em uma comunidade, comprovou que estadias, mesmo que por um curto espaço de tempo, são capazes de impactar relevantemente a médio e longo prazo, com a descoberta de que o contato regular com áreas verdes permanece durante anos na imaginação e sentimentos das pessoas.

Por que tantas famílias estão migrando para os campos?

Milhares de motivos podem ser citados para embasar a escolha por morar em terrenos no campo, como por exemplo menor índice de violência e roubos, melhor relacionamento com vizinhos, a troca de alimentos produzidos ou colhidos e muito mais!

A beleza das paisagens, a tranquilidade, a fuga da violência, além de uma melhor qualidade de vida também são situações propulsionadores do interesse por um imóvel no campo.

Contudo, fica fácil compreender o motivo de tantas famílias estarem migrando ou cogitando uma mudança para um terreno no campo, pois com tantos benefícios disponíveis a serem extraídos desse estilo de vida, unidos ao desejo crescente de encontrar sossego e paz tornam a motivação ainda maior de encontrar o seu cantinho ideal no campo! 

Ordenha: tudo que você precisa saber para um processo eficiente
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Agrishow 2019: o que esperar dessa edição do evento
MAIS PUBLICAÇÕES