tecnico agricola

Técnico Agrícola: entenda porque essa profissão é vital no mundo

Tecnologia no Campo

O que faz um técnico agrícola?

Um técnico agrícola auxilia na agricultura e ciência de alimentos para garantir a qualidade dos alimentos e produtos agrícolas. Eles podem executar uma ampla gama de tarefas, dependendo do campo específico que escolherem para fazer sua especialização. Essas tarefas podem variar de trabalhar em laboratório, realizando e registrando testes, até a realização de mais tarefas agrícolas.

tecnico agricola

Como se tornar um técnico agrícola

Um técnico agrícola geralmente inicia seu caminho educacional com um diploma de associado em ciências da vida, como biologia, química, ciência animal ou ciência agrícola. Um estudante do ensino médio que planeja entrar nesse campo vai querer se concentrar em fazer um curso pesado de aulas de matemática e ciências.

A partir daí, alguns empregos exigirão um diploma de bacharel em biologia, química, ciência animal, ciência de culturas ou engenharia agrícola. Você também receberá treinamento no trabalho para garantir que os regulamentos federais sejam cumpridos. Esses treinamentos podem depender da área específica de trabalho e abranger assuntos como saneamento, higiene e procedimentos de produção.

Segundo o O * NET OnLine, quase 20% dos técnicos pesquisados ​​possuíam diploma de associado, quase 30% possuíam diploma de bacharel e pouco mais de 32% possuíam mestrado. Certos programas escolares também oferecem estágios ou programas cooperativos para melhorar as oportunidades de emprego. Também existem trabalhos técnicos que permitem um diploma do ensino médio, mas esses cargos geralmente exigem que você tenha pelo menos um ano de treinamento no local de trabalho.

Curso Online Gratuito de Agricultura

A Wageningen University and Research oferece um curso gratuito de Segurança Alimentar Sustentável: o valor do pensamento sistêmico no EdX.org  (abra em uma nova guia) com a opção de pagar uma pequena taxa para receber um certificado verificado após a conclusão do curso.

Ao fazer este curso, você aprenderá:

  • O conceito de sustentabilidade ambiental e identificar os principais problemas associados à produção de alimentos.
  • Os conceitos básicos dos sistemas pensando e compreendendo como os diferentes aspectos de um sistema influenciam um ao outro e como o próprio sistema é afetado pelo seu contexto.
  • A relevância da produtividade agrícola e pecuária para a sustentabilidade ambiental.
  • Os indicadores ambientais e como medir o impacto ambiental da produção de alimentos em nível de fazenda, vila ou região
  • Tomada de decisão e avaliação do ciclo de vida.
  • Ferramentas úteis e seus pontos fortes e fracos.

Descrição do trabalho de um técnico agrícola

Um técnico agrícola ajuda os cientistas da agricultura e ciência dos alimentos a testar a qualidade dos alimentos e produtos agrícolas. Existem vários campos específicos para entrar, portanto as tarefas variam de acordo com a área de especialização do trabalho. O Bureau of Labor Statistics diz que essas áreas podem incluir “saúde animal, máquinas agrícolas, fertilizantes, produtos químicos agrícolas ou tecnologia de processamento”. Eles preparam e executam vários testes em amostras de culturas ou animais para testar sinais de doenças ou outros problemas e depois escrevem relatórios.

Técnicos agrícolas que trabalham com plantas e processos de plantio realizam testes em sementes para avaliar a viabilidade das sementes. Eles coletam e germinam sementes, mantêm estacas de plantas e controlam as condições ambientais. Técnicos agrícolas transplantam árvores, vegetais ou outras plantas. Eles determinam a taxa que uma planta germina a partir de sementes plantadas em determinadas áreas.

Esses técnicos podem realizar tarefas diversas, desde a manutenção e operação de máquinas agrícolas até a ajuda na colheita das culturas. Eles também poderiam supervisionar o controle de pragas e ervas daninhas, escolhendo os melhores produtos químicos, determinando os métodos e a programação da aplicação desses produtos químicos. Esse trabalho é realizado em vários locais, como uma fazenda, planta de processamento, laboratório ou escritório. Um trabalho de técnico agrícola é mais adequado para uma pessoa que é detalhista e analítica com seu processo de pensamento. Este trabalho também exige que um profissional seja confiável e ético.

A Carreira do Técnico

Os avanços na ciência de alimentos e agricultura são projetados para trazer condições mais saudáveis ​​e melhor valor de produção para culturas e animais de fazenda e resultar em novos – ou melhores alimentos em nossas mesas. Técnicos em ciências agrárias e de alimentos ajudam os cientistas dessas áreas a realizar pesquisas, executar testes de laboratório e manter registros. Seus deveres específicos diferem:

Técnicos agrícolas estudam maneiras de aumentar a produtividade de culturas e animais. Eles operam equipamentos de laboratório e coletam amostras de culturas ou animais para testá-las quanto a doenças ou para confirmar experimentos científicos. Eles também realizam trabalho agrícola com deveres adicionais de manutenção de registros. Técnicos de ciência de alimentos investigam novas técnicas de processamento. Eles inspecionam alimentos, produtos químicos e aditivos, compilam e analisam os resultados dos testes e preparam apresentações para compartilhar as descobertas da pesquisa.

Técnicos de ciências agrícolas e de alimentos trabalham em laboratórios, plantas de processamento, fazendas e ranchos, estufas e escritórios. Os trabalhadores podem ser expostos a ruídos altos, temperaturas extremas e odores de produtos químicos ou animais. Eles geralmente são fisicamente ativos ao longo do dia. Técnicos de ciências agrícolas e de alimentos normalmente trabalham com horários padrão em tempo integral. Algumas posições exigem viagens.

Técnicos de ciências agrícolas e de alimentos normalmente precisam de um diploma de associado em biologia, química, ciências agrárias ou animais, ou em um campo relacionado. No entanto, os requisitos podem variar de um diploma do ensino médio e experiência de trabalho relacionada a um diploma de bacharel.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.