Senepol: tudo sobre uma das raças que tem a popularidade mais crescente no Brasil

Senepol: tudo sobre uma das raças que tem a popularidade mais crescente no Brasil

Tecnologia no Campo

O Senepol é uma raça de gado de corte desenvolvida para ser bastante resistente a doenças e intempéries, ao mesmo tempo em que pudesse fornecer boa qualidade de carne e de leite.

Ao chegar no Brasil, o Senepol tem feito cada vez mais sucesso. Os dados da associação demonstram que a cada ano cresce em média 35% o número de animais da raça no país. Isto tudo devido às características deste gado.

Separamos esse post com informações imperdíveis para quem quer saber tudo sobre o Senepol. Aqui você vai ver:

  • História do Senepol
  • Senepol no Brasil
  • Senepol no Mundo
  • Vantagens e características do Senepol
Senepol

Fonte: Progressive Farmer image by Millertown Senepol

História do Senepol

A história do Senepol diz respeito à união de duas outras raças: o N’Dama e o Red Poll. A finalidade disso seria criar um animal que reunisse o melhor de ambas, sendo resistente, com características rústicas e bastante produtivo.

A raça N’Dama é de origem senegalesa, no oeste da África. Ele tem como principais atributos a rusticidade, a alta conversão alimentar, os pelos curtos e uma boa resistência contra parasitas.

Já o Red Poll, por seu turno, possui peculiaridades distintas e é originário da Inglaterra. Ele é mais dócil e possui bons índices de fertilidade, sendo ideal para a maternidade.

Em meados dos anos 1800, então, alguns animais da raça N’Dama foram levados às Ilhas Virgens, em Saint Croix, uma ilha que fica no Caribe. Lá, ele se adaptou com perfeição, em função da sua resistência à temperatura e a doenças e parasitas. Além disso, ele demonstrou ser ideal numa região que não desfruta de grandes pastagens.

Com o passar do tempo, a introdução da raça na ilha foi sendo consolidada. Então, o pensamento passou a ser outro: como fazer para aumentar a produtividade sem perder as características positivas da raça?

Até então, todas as tentativas haviam sido frustradas, muito em função às particularidades da pastagem das Ilhas Virgens. Por isto, era necessária uma alternativa muito bem pensada.

Foi então que Henry C. Neltropp, o principal produtor de N’Dama da região, passou a mesclar a Red Poll à N’Dama, em 1918. O resultado foi bastante positivo, como vemos hoje, e as características fundamentais de ambas as raças foram preservadas.

Em 1942, isto foi repetido, outra vez com bons resultados. Os descendentes do gado que recebeu essa combinação genética foram colocados em quatro rebanhos em Saint Croix.

O nome Senepol foi criado somente no ano de 1954, enquanto o registro oficial foi apenas em 1960. Os testes de desempenho agrícola foram ainda mais tarde: em 1976, com auxílio dos Estados Unidos.

Senepol no Brasil

Como resultado de toda essa popularidade recente do Senepol, ele acabou chegando ao Brasil. Tal fato aconteceu só nos anos 2000, e de lá para cá tem ganhado notoriedade, crescendo cada vez mais o número de animais nas fazendas.

O Senepol brasileiro tem tido tanto sucesso porque os atributos da raça combinaram perfeitamente às condições do país. Toda a resistência com os bons resultados em produtividade conquistaram o produtor do país.

Os primeiros gados Senepol a chegarem no Brasil foram importados de rebanhos originários nas Ilhas Virgens e de outros considerados de excelência dos Estados Unidos. Foram buscados os melhores exemplares em termos genéticos.

Correspondendo, portanto, ao que de melhor havia na questão genética, no Brasil o número de Senepol teve uma grande expansão. Desse modo, fez se popularizar ainda mais a raça que já tem recebido tanta notoriedade. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores Bovinos Senepol, são centenas de criadores e mais de 14 mil animais.

Há, hoje em dia, até mesmo pecuaristas estrangeiros investindo no Senepol do Brasil, tamanha qualidade da genética do gado do país. Isto aconteceu principalmente para o Paraguai, embora tenha atraído a atenção de outras nações também.

Senepol no Mundo

Assim como ocorreu uma introdução de Senepol no Brasil, também houve no resto do mundo. Neste caso, porém, foi ainda mais cedo. Se no Brasil foi apenas a partir dos anos 2000, no restante do planeta começou já na década de 1970.

Hoje em dia, os registros de Neltropp constituem nas bases da associação da raça Senepol. Já são mais de 500 criadores e de 60 mil animais espalhados por todo o planeta, de acordo com a Senepol Cattle Breeders Association (SCBA).

A expansão internacional começou nos Estados Unidos. Em 1977, foram introduzidas no sul do país 22 vacas. Em seguida, ganhou a mesma popularidade que vemos hoje no Brasil, tanto é que passou a ser vista como modelo para uma série de outros países.

Hoje, a raça está presente em países de todos os continentes. São exemplos Estados Unidos, Filipinas, Austrália, África do Sul, Zimbabwe, Botswana, Namíbia, Venezuela, Paraguai, Brasil, Argentina, Colômbia, Panamá, Porto Rico, México e República Dominicana.

A expansão do gado, portanto, demonstra que a genética criada nas Ilhas Virgens obteve sucesso. Em apenas algumas décadas, já percorreu e conquistou o globo terrestre.

Vantagens e características do Senepol

Como já foi dito, portanto, o gado Senepol foi criado a partir do N’Dama e do Red Poll. Isto foi feito com o intuito de criar uma raça que pudesse ser resistente, sem os longos chifres originários da N’Dama, com maior produtividade e maior produtividade (inclusive na capacidade de ordenha).

Como isto foi feito com sucesso, estas são algumas das principais características do Senepol. Há, no entanto, algumas outras, traduzidas também em termos de vantagens na sua criação. Não é à toa que esta é a raça que mais tem crescido no país.

  • Grande capacidade de encontrar alimento e de adaptabilidade à escassez de pasto
  • Média de ganho de peso de 1,64kg diário
  • Bezerro cruzado que tem um valor de 40% maior em relação ao zebu
  • Atende perfeitamente aos requisitos de qualidade da indústria frigorífica
  • A docilidade do animal, proveniente dos genes do Red Poll, diminui as chances de acidentes
  • Musculoso e com bons índices corporais nas regiões mais de cortes mais nobres
  • Carcaças de cerca de 81,82cm
  • Alto índice de área de olho de lombo (AOL)

Com todas as vantagens, vemos o porquê desta raça estar ganhando cada vez mais notoriedade no país. São comuns, hoje em dia, novos produtores que buscam introduzi-lo em seus campos e o fazem com resultados positivos.

Alguma dúvida sobre a criação de Senepol ou sugestão de conteúdo? Não deixe de comentar abaixo!

Saiba tudo sobre o GPS Agrícola
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Entenda tudo sobre Drones na Agricultura
MAIS PUBLICAÇÕES