Sementes de soja

Sementes de soja: o que você precisa saber para melhorar sua produção

A soja é uma planta de origem chinesa, porém, é utilizada no mundo todo. Pertencente à família das leguminosas, esse alimento é rico em fibras, ácidos graxos, proteínas, vitaminas e minerais que trazem muitos benefícios ao corpo.

O cultivo da semente de soja é realizado com o propósito de gerar novas produções de soja. Contudo, essa plantação requer alguns cuidados especiais, além de altos investimentos financeiros e em tecnologia.

Dessa forma, para saber mais sobre a produção de sementes de soja no Brasil, assim como as dicas de manejo, como evitar pragas e doenças e os principais cuidados na hora de realizar essa plantação, continue lendo nosso texto!

A produção de sementes de soja no Brasil

Os registros dos primeiros cultivos de soja no Brasil foram feitos em 1882. Porém, as plantações nesta época não tinham sucesso, já que a planta não era adaptada ao clima tropical brasileiro. Dessa forma, desde então, foram feitos avanços adaptativos para a produção da soja, desde a parte climática até a resistência a pragas e doenças.

Em 2012, então, foi criada a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja — ABRASS, com objetivo de reunir os multiplicadores de sementes de soja de todo o Brasil. Com sede em Brasília/DF, a ABRASS visa fortalecer a produção de sementes de soja, valorizando a atividade e seu produto final.

De acordo com a associação, em 2018, o Brasil produziu mais de três milhões de toneladas de sementes de soja. A estimativa atual é que haja aumento da safra, portanto, o setor de produção de sementes de soja está previsto para crescer ainda mais nos próximos anos.

Dicas para o manejo na produção de sementes de soja

A produção da semente de soja é definida e regulamentada por lei. Assim, a última versão das regras para análise de sementes foi lançada pelo MAPA em 2009. Listamos abaixo algumas dicas para o correto manejo na produção de sementes de soja.

Utilize sementes de qualidade

O sucesso de uma lavoura depende do uso de sementes de qualidade. Sua utilização é fundamental para ter uma plantação com alta produtividade, composta por plantas de alto desempenho. Dessa forma, o ideal é usar sementes de soja certificadas, ou seja, que estão dentro do padrão de qualidade estabelecido no Brasil.

Fique atento às condições climáticas

A produção de sementes de soja requer que as fases de maturação e colheita ocorram em condições climáticas secas, associadas com temperaturas amenas. Dessa forma, temperaturas elevadas, assim como o excesso de secas ou chuvas, podem afetar a produção. Além disso, é recomendado que a lavoura seja cultivada em altitudes maiores que 700 m.

Faça a colheita no período certo

A colheita feita na época certa também é muito importante, não podendo ser atrasada para evitar perdas na produção. Dessa forma, a semente de soja deve ser retirada do campo a uma umidade de aproximadamente 18%. Além disso, também é importante evitar a semeadura cuja colheita coincida com períodos chuvosos.

Utilize fungicidas nas plantações

A aplicação de fungicidas foliares é recomendada para controlar doenças de final de ciclo nas sementes de soja, bem como propiciar melhores rendimentos e alta qualidade de sementes. Assim, é recomendado que os fungicidas sejam utilizados antes da semeadura. Contudo, é necessário ter cuidado com a quantidade e compatibilidade dos produtos utilizados, para que um produto não inviabilize o outro.

Como proteger as plantações de sementes de soja contra pragas e doenças?

Alguns fungos podem causar muitos danos às sementes de soja, e os principais são o Phomopsis sp (causador da mancha foliar), Sclerotinia sclerotiorum (causador do mofo branco), Colletotrichum truncatum (causador da antracnose) e Cercospora kikuchii (causador da mancha púrpura).

Além disso, as espécies de insetos mais comuns na cultura da soja são o percevejo da soja, o percevejo pequeno, o percevejo marrom, a mosca branca e o complexo de lagartas.

Para evitar esses invasores nas plantações de soja, devem ser adotadas medidas como o uso de sementes sadias, a limpeza das áreas com ocorrência de doenças, a colheita na época certa e o tratamento das sementes. Além disso, deve haver cuidado com a fertilidade do solo e a nutrição da soja, principalmente em relação à adubação potássica.

Já para tratar essas doenças, quando elas já estão estabelecidas na área, recomendam-se que seja feito a rotação com espécies não hospedeiras, os plantios com espaçamentos menos adensados, o controle biológico e, em situações mais severas, o controle químico.

Principais cuidados com a plantação de sementes de soja

De acordo com a Embrapa, o uso de sementes de soja piratas é muito prejudicial ao setor produtivo, já que acaba com os programas de melhoramento genético e inibe o desenvolvimento de novos cultivares.

Além disso, utilizar sementes de má qualidade resultam em plantas com baixo desempenho e disseminadoras de doenças e ervas daninhas. Ainda sobre a semente, é necessário ter atenção com os “cosméticos” agregados à ela, que são produtos que não agregam nada ao produto, além do custo.

Sobre o armazenamento, o recomendado é que as sementes sejam armazenadas com teor de umidade inferior a 12%, em ambientes com temperatura inferior a 25 °C e umidade relativa do ar inferior a 70%.

Por fim, é importante utilizar semeadoras de alta precisão, bem reguladas e que operam dentro dos padrões de velocidade recomendados pelos fabricantes. Isso resultará em uma população ideal de plantas, bem distribuídas e com maior produtividade.Atualmente, as plantações de sementes de soja no Brasil são feitas com sucesso, gerando bons resultados e qualidade nas safras. Agora que você já sabe tudo que precisa sobre o cultivo de sementes de soja, leia também nosso conteúdo sobre plantação de algodão para aumentar ainda mais a produtividade na sua lavoura!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.