Por que a John Deere investiu no Hello Tractor

Por que a John Deere investiu no Hello Tractor

A gigante americana de máquinas agrícolas Deere & Company – mais conhecida como John Deere, investiu recentemente na Hello Tractor , um mercado com sede na Nigéria e tecnologia de gerenciamento de frota para agricultores africanos alugar tratores.

A startup foi uma das primeiras participantes doprograma Startup Collaborator da John Deere, lançado em 2019 para ajudar a empresa a se envolver com startups de tecnologia e testar suas inovações com clientes sem uma parceria formal. Outro participante inicial foi a Bear Flag Robotics, que foi adquirida pela John Deere no início deste ano. [Divulgação: AgFunder, empresa controladora da AFN, era uma investidora na Bear Flag Robotics.]

O diretor de Vendas e Marketing Ag & Turf da John Deere na África e na Ásia, Jason Brantley, disse à AFN que a Hello Tractor se alinha com a “Leaps Ambition” da empresa, que visa ver 100% da conectividade de pequenos equipamentos agrícolas habilitada até 2026. Ele disse que o acordo também apresenta uma oportunidade para a Deere “aprender com a Hello Tractor sobre como ela se conecta com os clientes e ajuda a resolver problemas nos mercados da Região 1 da Deere na África e Ásia”.

“A segurança alimentar sustentável nessas regiões exigirá novas soluções para problemas persistentes na agricultura, mas em escalas e custos compatíveis com o mercado e os níveis de mecanização do sistema de produção do agricultor. É emocionante ver a energia e os esforços que as novas startups estão direcionando para a agricultura de produção e achamos que isso aumentará à medida que mais conectividade for estabelecida”, disse ele.

Ele acrescentou que a parceria com a Hello Tractor visa realmente aumentar o acesso à mecanização acessível para pequenos agricultores e ajudar os empreiteiros de mecanização a operar com mais eficiência e lucratividade.

“À medida que empreiteiros e clientes se tornam mais conectados, estamos mais interessados em formas inovadoras de ajudar o pequeno agricultor a aumentar os rendimentos e reduzir os insumos em seus sistemas de produção. Isso é desafiador porque a maioria dos pequenos agricultores ainda não mecanizou todas as etapas de seu sistema de produção, o que significa que muitas abordagens de agricultura de precisão existentes não são aplicáveis.”

“Isso vai exigir novas tecnologias e abordagens e é exatamente isso que esperamos que nosso impulso para a conectividade inspire”, acrescentou Brantley.

Fechando a lacuna de mecanização na agricultura africana

A mecanização agrícola geralmente tem dois efeitos profundos para os agricultores. Uma delas é que os agricultores podem reduzir os custos de contratação de trabalhadores, o que, em última análise, economiza tempo e aumenta a produção. Também ajuda a produzir colheitas mais altas e maior eficiência, o que deve aumentar seus rendimentos.

Mas o maquinário é caro para os pequenos agricultores e falta acesso a plataformas ou empreiteiras para atender a esse segmento. A África é particularmente carente como o menos mecanizado de todos os continentes. Uma comparação da Índia e da África do Sul, por exemplo, mostra que enquanto a primeira tem 128 tratores por quilômetro quadrado, a segunda tem 43 para a mesma área.

A Hello Tractor aceitou esse desafio em 2014, quando foi fundada para tornar a mecanização acessível aos pequenos agricultores. A startup começou no mercado nigeriano.

“Os agricultores precisam de mecanização, mas estão operando com um terreno muito pequeno para justificar a posse de seu próprio trator”, disse Jehiel Oliver, fundador e CEO da Hello Tractor, à AFN.

A solução da Hello Tractor foi criar um marketplace para os proprietários de tratores alugarem seus equipamentos para esses agricultores que precisavam de mecanização. Também oferecia serviços de gerenciamento de frota baseados na Internet das coisas para permitir que os proprietários de frotas localizassem, monitorassem e gerenciassem suas frotas. Isso inclui rastrear quanto trabalho um trator fez, quanto combustível é consumido, verificar o desempenho do operador do trator e quaisquer necessidades de manutenção. Não havia tal serviço antes, de acordo com Oliver.

Embora o mercado tenha sido um sucesso imediato, Oliver percebeu que, para escalá-lo, ele precisaria torná-lo ainda mais eficiente para os proprietários de frotas e criou um aplicativo de reservas que os agentes de vendas da Hello Tractor poderiam usar para agrupar agricultores, agregando sua demanda por tratores. Ao fazer isso, os proprietários de frotas poderiam alugar suas máquinas por prazos mais longos e evitar a logística de trabalhar com vários pequenos agricultores.

Hoje existem 3.000 frotistas na plataforma alugando e gerenciando seus tratores para grupos de agricultores por meio de aplicativos móveis e web.

Mais recentemente, a Hello Tractor lançou um programa de financiamento para ajudar agentes de alto desempenho com demanda suficiente a possuir e alugar seus próprios tratores.

O programa está usando um modelo de financiamento Pay As You Go e já desembolsou US$ 4 milhões em financiamento. A Hello Tractor pretende desembolsar US$ 15 milhões em empréstimos até o final do ano.

Olá impacto do trator

A Hello Tractor conseguiu fornecer serviços de tratores para cerca de meio milhão de agricultores, com 55% deles recebendo seus primeiros serviços de mecanização por meio da Hello Tractor, de acordo com Oliver.

Cerca de 87% desses agricultores relataram aumento de renda devido ao acesso à mecanização.

A Hello Tractor também introduziu novas formas de agricultura inovadora para seus agricultores para garantir que seus clientes sejam administradores responsáveis da terra que usam. O principal deles é a agricultura de conservação. A startup está em parceria com organizações como o World Food Program e Farm to Market Alliance , que facilitam programas de educação para ajudar a Hello Tractor a ensinar seus agricultores sobre práticas de agricultura de conservação.

Além disso, a startup desenvolveu uma metodologia de pontuação de crédito que dará aos proprietários de frota uma classificação mais alta em seu programa de financiamento se seus agricultores pré-reservados praticarem práticas de agricultura de conservação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários
string(4) "4096"