Novidades no Farmácia Popular: governo aumenta beneficio

Novidades no Farmácia Popular: governo aumenta beneficio

O Governo Federal anunciou recentemente novidades no Farmácia Popular, um dos principais programas do governo. Este programa, que tem como objetivo fornecer medicamentos com descontos e, em muitos casos, gratuitamente, desempenha um papel vital no atendimento de milhares de pessoas diariamente.

Desde junho deste ano, o Farmácia Popular apresentou diversas inovações que prometem beneficiar ainda mais a população. Continue lendo para conhecer as novidades.

Conheça as atualizações no Programa Farmácia Popular

O Farmácia Popular foi criado em 2004 com o propósito de complementar o acesso a medicamentos usados na atenção primária à saúde, por meio de parcerias com farmácias e drogarias privadas. O programa oferece medicamentos gratuitos para condições como diabetes, asma e hipertensão, além de subsidiar medicamentos para doenças como dislipidemia, rinite, Parkinson, osteoporose e glaucoma, com o Ministério da Saúde cobrindo até 90% do valor de referência tabelado. É importante destacar que o programa também inclui anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

Aqui estão algumas das novidades apresentadas pelo Farmácia Popular em 2023:

Cadastrados no Bolsa Família: Agora, os 55 milhões de brasileiros beneficiários do programa Bolsa Família têm acesso gratuito a todos os 40 medicamentos disponíveis no Farmácia Popular. Para usufruir desse benefício, basta ao usuário se dirigir a uma farmácia credenciada, apresentar a receita médica, seu documento de identidade e CPF. O sistema reconhecerá automaticamente a vinculação com o Bolsa Família, eliminando a necessidade de cadastro prévio.

Povos indígenas: Uma expansão importante do programa é a inclusão da população indígena. Isso visa facilitar o acesso aos serviços farmacêuticos básicos já disponibilizados nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI), com todos os 40 medicamentos do programa disponíveis gratuitamente para os povos indígenas, garantindo um cuidado abrangente e acessível à saúde dessas comunidades.

Cuidados para saúde da mulher: O Farmácia Popular também anunciou uma atualização voltada para a saúde da mulher, oferecendo acesso gratuito a medicamentos específicos para o tratamento da osteoporose e contraceptivos. Cerca de 5 milhões de mulheres em todo o país serão beneficiadas com a retirada gratuita desses produtos, ampliando o acesso a medicamentos essenciais e promovendo a saúde feminina de forma inclusiva.

Novidades para demais públicos: Medicamentos para o tratamento de asma, hipertensão e diabetes permanecem disponíveis gratuitamente para todas as pessoas, garantindo acesso contínuo e sem custos a esses medicamentos essenciais.

Novos credenciamentos em municípios vulneráveis: O Ministério da Saúde anunciou uma expansão significativa do programa, com a possibilidade de credenciamento de unidades em 811 cidades de todas as regiões do país, com foco nas regiões Norte e Nordeste. Até o final de 2023, estima-se que o Farmácia Popular estará presente em 5.207 municípios, abrangendo cerca de 93% do território nacional. Também será designado um representante nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI) para atender às necessidades das populações indígenas aldeadas.

Como conseguir remédios pelo Farmácia Popular?

O processo para obter medicamentos pelo Farmácia Popular é simples:

  1. Consulte seu médico regularmente e obtenha uma receita atualizada para o medicamento necessário.
  2. Dirija-se a uma das farmácias credenciadas com o selo “Aqui tem Farmácia Popular”.
  3. Leve a receita médica e seus documentos (ou os documentos da criança e do responsável, se aplicável).
  4. Apresente a receita e a documentação na farmácia, onde o sistema verificará a disponibilidade do medicamento.
  5. O sistema reconhecerá automaticamente os beneficiários do Bolsa Família e aqueles com necessidades específicas, permitindo que recebam o medicamento gratuitamente na hora.

O Farmácia Popular desempenha um papel fundamental em garantir o acesso a medicamentos essenciais para a população brasileira, e estas atualizações representam um avanço significativo na promoção da saúde e no bem-estar de diversos públicos. Para saber mais sobre o Farmácia Popular, clique no botão abaixo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários
string(4) "4096"