Leilões no agronegócio: conheça os principais do setor e como participar

Leilões no agronegócio: conheça os principais do setor e como participar

Os leilões no setor do agronegócio funcionam como uma forma rápida e prática para a venda de um ativo. Esses eventos contam com a possibilidade de comercialização de produtos de todos os tipos, indo desde insumos agrícolas até animais, maquinários e imóveis, podendo ser itens novos ou usados.

Atualmente, os leilões agrícolas contam com mais transparência e organização do que nunca. Devido a isso, seu público vêm crescendo de forma rápida nos últimos anos, sendo que em 2018, a expectativa de participantes girava em torno de 400 mil pessoas.

Deseja saber mais informações sobre os leilões no agronegócio? Então continue lendo nosso conteúdo! Aqui você saberá:

  • Qual a importância dos leilões para o agronegócio
  • O que são vendidos nos leilões agrícolas
  • Quais são os principais leilões no agronegócio brasileiro

Qual a importância dos leilões para o agronegócio?

Os leilões agrícolas estão se comportando como eventos de muita relevância para o mercado brasileiro. Isso acontece porque, além de promover a venda e aquisição de bens aos participantes, eles ajudam a alavancar a economia do país.

Ao impulsionar o setor do agronegócio, além do desenvolvimento da economia, os leilões também ajudam a gerar empregos. Esse fato tem muita importância, principalmente nos tempos de crise no Brasil.

Exemplos de eventos que estão ganhando destaque nos últimos anos são os leilões de gado e de máquinas agrícolas. Esses leilões podem acontecer de forma presencial ou até mesmo online, maneira esta que está ganhando notoriedade nos últimos tempos, visto que a agricultura está passando pelo processo de digitalização.

Nesses mercados, os leilões de animais trazem benefícios ao ajudar a espalhar a qualidade de animais pelo país, já que são levadas para as exposições raças saudáveis e com as melhores genéticas. Já em relação aos maquinários agrícolas, os leilões podem permitir a comercialização a um custo menor ao comprador, além de ajudar na rotatividade dos implementos usados.

O que são vendidos nos leilões agrícolas?

Nos leilões agrícolas, podem ser vendidos desde pequenos itens e insumos até imóveis, ou mesmo animais. Alguns exemplos de produtos comumente vendidos nesses tipos de leilões são:

  • Alimentos variados, como arroz, café, feijão, milho, soja, sorgo, trigo, entre outros; 
  • Implementos agrícolas, como arados, semeadeiras, grades e subsoladores;
  • Máquinas agrícolas, como tratores, pulverizadores, adubadoras e semeadoras;
  • Meios de transporte, como caminhões, carretas, vans e furgões;
  • Insumos agrícolas, como sementes e fertilizantes para o solo;
  • Imóveis e parques industriais;
  • Animais de diversos tipos, sendo muito comum o mercado de gado;
  • Plantas das mais variadas espécies.

Principais leilões no agronegócio brasileiro

Existem muitos leilões agrícolas no Brasil e, atualmente, muitos estão sendo feitos de forma online. Alguns dos principais leilões recorrentes são: a Exposição Agropecuária de Uberlândia, o Leilão Insolo Agroindustrial, o Leilão Expoagro e os Leilões Agrícolas da Bolsa Brasileira de Mercadorias. Confira mais informações sobre esses eventos a seguir.

Exposição Agropecuária de Uberlândia

A cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é muito engajada no agronegócio. Portanto, é lá que ocorre anualmente a Exposição Agropecuária de Uberlândia, entre os meses de agosto e setembro.

Esse evento é organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais e abrange leilões de lote de gados. Com movimentação significativa, a exposição recebe criadores de gados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Leilão Insolo Agroindustrial

O Leilão Insolo Agroindustrial tem modalidade online, e envolve lances para a aquisição de máquinas agrícolas. Nesse evento, é possível obter as máquinas com preços mais acessíveis, pois elas pertenciam e eram utilizadas por outras empresas.

Esse leilão tem movimentado o setor de agronegócio no estado do Piauí nos últimos anos, e acontece no mês de novembro. Para fazer os lances e obter mais informações a respeito, basta acessar o portal Superbid.

Leilão Expoagro

O Leilão Expoagro é feito no estado de Alagoas e conta com vendas de animais de diversos tipos. Responsável pela maior movimentação no setor agropecuário no estado, o evento promove a geração de negócios para o pecuarista nordestino. Ele é organizado pela Associação dos Criadores de Alagoas, em Maceió, e acontece nos meses de outubro.

Leilões Agrícolas da Bolsa Brasileira de Mercadorias

A Bolsa Brasileira de Mercadorias disponibiliza uma plataforma de leilões eletrônicos a fim de comercializar diversos produtos agrícolas, tal como alimentos, madeira, carvão, entre outros produtos. O diferencial é que a venda parte diretamente dos produtores rurais, cooperativas e demais interessados em participar dos leilões.

Para fazer a oferta no sistema, é necessário autorizar a Corretora de Mercadorias. Dessa forma, a Bolsa realiza a compensação financeira da operação.

Além de serem úteis para os participantes que compram e vendem seus produtos, os leilões no agronegócio são muito importantes para o desenvolvimento da economia do país. A diversidade de itens que podem ser comercializados, assim como a praticidade e segurança na sua realização, faz com que tenha cada vez mais adeptos a esses leilões. E aí, gostou do nosso conteúdo? Também temos um texto sobre eventos no agronegócio que você pode se interessar, não deixe de conferir!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.