GPS para pulverização: como usar a tecnologia como aliada

GPS para pulverização: saiba como aumentar os resultados da sua produção usando a tecnologia aliada

GPS para pulverização: saiba como aumentar os resultados da sua produção usando a tecnologia aliada

Tecnologia no Campo

No passado, o GPS para pulverização já foi considerado item de luxo nas lavouras. Hoje em dia, porém, a sua utilização faz parte do cotidiano do produtor, mesmo para os pequenos e médios.

O uso desta tecnologia permite ganhos de produtividade e consiste num dos elementos da agricultura de precisão. Outro ponto positivo é que permite uma relação melhor com o meio ambiente, evitando contaminações.

Separamos esse post para falar dos GPS na Pulverização. Se você quer saber tudo sobre o GPS Agrícola, temos esse post completo!

Aplicações do GPS para Pulverização

O GPS para pulverização garante aos profissionais da área diversos benefícios quando se trata do mapeamento. Assim, a área onde é feita a produção é esquematizada numa forma global, com controle total do agricultor.

Tanto o acompanhamento do desenvolvimento do plantio quanto dos frutos da colheita podem ser feitos de modo mais eficaz. É basicamente por isso que há um ganho na produtividade, muitas vezes exigindo apenas o uso de um smartphone.

Tudo isso caso seja feito do modo correto, é claro. As aplicações do GPS para pulverização que ajudam nisto são as seguintes:

Geração de mapas precisos

Gerar mapas é uma parte importante na agricultura, uma vez que ajuda a controlar tudo que tem sido feito. Quanto mais precisas e rápidas forem as informações, mais será possível proteger o meio ambiente e aumentar a produtividade.

Hoje em dia ainda, conforme artigos internacionais, como o da Spray Smarter, os agricultores têm aderido crescentemente à micro administração do campo. Isto significa que em vez de tratar tudo como uma área só, cada vez mais têm sido feita a separação por espaços.

gps para pulverização

Controle do que já foi feito

Imaginemos que um produtor recentemente pulverizou uma área, mas não faz um controle rígido sobre isto. Fazer o mesmo serviço outra vez será contraprodutivo e pode até ser nocivo ao produto.

Por isso, controlar através do mapa tudo que já foi feito é benéfico. Principalmente quando o assunto é a pulverização, a exemplo de aplicativos como o Farm Sprayer.

Esse aplicativo permite mapear tudo que já foi feito, demonstrando exatamente o que falta pulverizar.

Acompanhamento da pulverização no ato

Uma outra aplicação é poder acompanhar em tempo real tudo que está acontecendo na lavoura. Principalmente em espaços maiores, fazer isto de outra forma é muito mais complicado e perigoso.

Outras aplicações do GPS na Agricultura

Como tem ficado claro, no entanto, este instrumento tem mais utilizações na agricultura. GPS para pulverização é apenas um deles, enquanto há outros que também podem ser fáceis e baratos de usar.

Facilitar a colheita

Entendendo exatamente o que está acontecendo com a plantação em tempo real permite economizar na colheita. Torna mais fácil o planejamento de como e quando será feito, tornando mais precisa e barata, dependendo de menos recursos.

Controla a velocidade de operação

Seguindo na colheita, controlar o ritmo pelo qual isso é feito garante o melhor estado do produto. Evita danos físicos e quebras.

A fertilidade

Os mapas de produtividade também permitem entender com maior precisão a respeito da fertilidade do solo. Existem alguns algoritmos capazes de apontar como aproveitar melhor os recursos.

Maior precisão da semeadura

Velocidades muito elevadas ou muito baixas das plantadeiras ou adubadores que exercem a semeadura podem gerar problemas. Eles podem ser controlados de uma forma mais eficaz com o GPS.

Todos esses itens demonstram, em suma, que o GPS para pulverização ou na agricultura em geral é benéfico. São ferramentas novas que, à palma da mão, fornecem informações básicas para a organização, gestão e tomada de decisões.

Saiba tudo sobre o GPS Agrícola
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Entenda tudo sobre Drones na Agricultura
MAIS PUBLICAÇÕES
2018-12-04T00:30:20+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment