Girolando: tudo sobre uma das raças leiteiras mais importantes do Brasil

Girolando: tudo sobre uma das raças leiteiras mais importantes do Brasil

Girolando: tudo sobre uma das raças leiteiras mais importantes do Brasil

Tecnologia no Campo

Raça de bovinos, o girolando é proveniente do cruzamento entre espécies europeias distintas. Essa mescla foi realizada no Brasil e, desde então, tem sido vista como uma das raças leiteiras tropicais mais importantes do mundo.

O desenvolvimento do girolando não foi por acaso e surgiu apenas com muita pesquisa. Por isso, compreender os benefícios da raça também envolve entender qual é a sua a história e a de seus predecessores.

Nesse post separamos para você alguns pontos mais importantes sobre o girolando. Você vai ver aqui:

  • História do Girolando
  • Características do Girolando
  • Vantagens do Girolando
girolando

Fonte: Fernando – A Verdade

História do Girolando

Existem relatos de que mesclas próximas ao que viria a ser o girolando já aconteciam na década de 1940. Isto, na verdade, aconteceu quase que por acidente. Um touro da raça Gir invadiu outra pastagem e acabou cruzando com vacas da raça holandesa.

No entanto, o que foi feito de forma intencional vai um pouco mais à frente no tempo, iniciando em pesquisas na década de 1970. Isto aconteceu por um motivo bastante específico.

Estes estudos foram conduzidos pelo Ministério da Agricultura. O que se observava naquele período era que a produção de leite era muito baixa no país com relação aos países mais avançados no tema. As causas disso foram, inicialmente, apontadas:

  • Más condições de manejo
  • Forragem de baixa qualidade
  • Má qualidade genética bovina

O grande foco, portanto, era compreender como desenvolver raças leiteiras que se adaptassem às regiões tropicais, predominantes em nosso país. Uma série de instituições participaram das reuniões.

Gerou-se, quase que simultaneamente, também um programa que ficou conhecido pelo nome de Programa de Cruzamento (Procruza) e durou entre 1978 a 1988. Ele surgiu a partir do entendimento, justamente, de que era necessário tornar mais atrativa a produção da pecuária, especialmente leiteira, no Brasil.

Foi exatamente sob as bases do Procruza que a gênese do girolando foi criada, com todas as definições sobre esta raça. Apesar de haver variações, ele foi formado com 5/8 de sangue holandês e com 3/8 do sangue Gir.

A partir da Portaria 079 de 1º de fevereiro de 1996, foi oficializada a criação do girolando. Além disso, foi criada também a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, para defender os interesses da raça.

Características do Girolando

Existem muitas variações que compõem a raça girolando. No entanto, para ser considerado Puro Sintético, deverá ser bimestiço 5/8. Isto significa que a composição genética deverá estar localizado num quadro que varie de 3,5/8 a 4,5/8 de Holandês para 2,5/8 a 3,5 de Gir.

Como já dissemos, a finalidade da criação do girolando foi a adaptação ao clima tropical, além do subtropical. Com base nisso, foram buscadas características que levaram à formação do mestiço leiteiro brasileiro.

Alguns estudos, como o de Freitas, Durães e Menezes, são bastante elucidativos neste aspecto. Embora bastante detalhados, vamos expor as principais características da raça, que a fazem tão especial na sua finalidade.

Podemos dizer que o bovino da raça girolando é bastante dócil por natureza. A vaca tem úbere bem irrigado, com tetas bem constituídas. Além disso, ela possui uma silhueta delicada e média.

A constituição corporal do girolando é bem definida, com musculatura e ossatura fortes. Apesar de ser dócil, é um animal ativo, sadio, vigoroso e harmonioso. Pode ser considerado de estatura média.

O aparelho mamário é desenvolvido, contando com uma capacidade considerada boa. Há uma boa irrigação nas tetas e as veias mamárias são ramificadas, sinuosas e de bom calibre.

Vantagens do Girolando

As características fisiológicas e morfológicas do girolando fornecem uma grande vantagem em particular. Como temos dito, ela é a produção de leite, a qual tem a vantagem de ter a raça adaptada a todo o território brasileiro.

Há, hoje em dia, alguns estudos que comprovam isto. Teodoro e Madalena conseguiram demonstrar que o girolando fornece uma média maior de produção de leite por dia de vida útil.

Não somente isto, mas os autores também contribuíram a partir de outros achados. Eles colocam também que o girolando é mais leve e tem um índice de vida útil maior do que outros rebanhos.

De acordo com os dados da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e da Embrapa, aliás, podemos elaborar uma tabela interessante. Ela diz respeito à média de produção de leite por kg/lactação das vacas girolando:

AnoProdução (kg/lactação)
20104.761
20114.776
20124.819
20135.061
20145.035
20165.445

Esta tabela tem resultados bem claros. Ela demonstra que, ao passar destes anos em que foram disponibilizados dados, há um aumento praticamente constante da produção leiteira. Basta pegar o primeiro e o último ano que é nítida a resposta.

Isto demonstra que esta é uma raça que é relativamente nova e já com um bom potencial de estudos em cima. Além disso, porém, há melhoras significativas sendo realizadas em termos de produtividade, o que faz projetar um cenário ainda melhor para o girolando.

Programa Nacional de Melhoramento do Girolando

No ano de 2007, foi criado o Programa Nacional de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). O intuito era identificar o que havia sido feito até então e propor os caminhos adequados para o futuro.

Isto deveria ser feito a partir da promoção da melhora dos reprodutores e das matrizes genéticas do girolando. O projeto ocorreu em parceria com a Embrapa, a qual foi a organização responsável por fazer as avaliações genéticas.

Em junho de 2018, a Embrapa e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando divulgaram um sumário e um balanço das atividades. O documento serviu para atualizar os dados até então existentes e fornecer novos caminhos. Foi visto que:

  • O girolando é a raça que mais cresce na produção de sêmen no país
  • A produção de sêmen do girolando aumentou em 8% de 2016 para 2017, chegando a 579.438 doses
  • Há um aumento considerável na produção de leite, passando de 3.599 kg no ano 2000 para 5.445 kg em 2016, sendo o acréscimo de 51,29% no período
  • 80% do leite produzido no Brasil vem da raça girolando

Deste modo, o que fica nítido é que o girolando é a principal raça no Brasil quando falamos de produção leiteira. Não contente com isso, os estudos e esforços para melhoramento genético são contínuos e apresentam resultados práticos em termos de produtividade.

Tem mais informações sobre o girolando ou ficou alguma dúvida sobre a raça? Fale conosco!

Saiba tudo sobre o GPS Agrícola
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Entenda tudo sobre Drones na Agricultura
MAIS PUBLICAÇÕES
2019-01-12T12:48:59+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment