O agronegócio é o setor que mais cresce no país, com grande participação no PIB, em contramão da crise econômica dos últimos anos que levou o Brasil à pior recessão da sua história. O empresário rural depara-se com desafios para manter-se no mercado, necessitando de uma gestão eficiente para auxiliá-lo na tomada de decisão.

É comum encontrar produtores rurais que usam o caderninho para anotações de seus faturamentos e previsões de seus gastos. Pela ausência desse planejamento na gestão de fazendas e ausência do controle das atividades, o seu desenvolvimento econômico e produtivo são diretamente afetados.

Essa falta de organização e planejamento acaba tendo como consequências terríveis para os produtores: altos índices de retração e perda de rentabilidade.

Os resultados do produção no meio rural dependem de fatores que vão além do conhecimento específico do produtor sobre as atividades, sendo a capacidade de gerir as atividades realizadas que desenvolvem um dos fatores mais importantes.

Pensando nessa necessidade de melhorar a gestão nas propriedades rurais para conseguirmos melhores resultados, preparamos esse artigo falando de algumas ferramentas e metodologias para auxílio dos produtores.

Práticas gerenciais para propriedades rurais

Algumas ferramentas gerenciais são vitais para auxiliar os gestores rurais.

Gestão e Controle de Custos e Despesas

São procedimentos administrativos que registram os fatores de produção empregados nos serviços rurais, para que o gestor tenha o conhecimento se o produto é rentável ou não.

Além disso, essas práticas analisam se é possível reduzir os custos no processo produtivo, aumentando a margem de lucro.

Gestão do Fluxo de Caixa

A gestão do fluxo de caixa é o controle da movimentação de entrada e saída de recursos financeiros com o objetivo de prever, planejar e controlar a saúde financeira do negócio.

Essa prática tem papel fundamental ajudando o gestor rural nas tomadas de decisões.

Por oferecer informações em tempo real, a implantação de um sistema de informação possibilita a melhoria da comunicação interna e externa, gerando dados importantes para a gestão.

Elaboração de Planos Estratégicos

A elaboração de planos estratégicos é a parte mais importante para a tomada de decisão, e no meio rural isso não se diferencia.

Essa prática é um dos principais fatores para a determinação de sucesso.

O planejamento deve  levar em conta a viabilidade econômica, técnica, política e institucional, que juntos permitem a identificação de problemas operacionais de desenvolvimento de cada unidade estratégica de negócio.

Metodologias para gestão rural

Analise Swot

A análise swot é uma metodologia estratégica que permite que o empresário rural analise seu negócio sob diversas perspectivas de uma forma simples e objetiva, definindo a posição do negócio no ambiente em que se atua.

Bechmarking

A prática do benchmarking para a gestão rural permite a comparação de desempenho para conseguir as melhores práticas, gerando oportunidades e melhorando o desempenho do negócio rural.

Indicadores de desempenho para gestão de fazendas

Além de conseguir utilizar as ferramentas, é importante ter o conhecimento dos indicadores de desempenho das fases do agronegócio, antes da porteira, dentro da porteira e após a porteira.

Antes da porteira:

  • Qualidade e custos envolvidos
  • Pontualidade
  • Capacitação de colaboradores
  • Capacidade de endividamento

Dentro da Porteira:

  • Sequencia operacional e econômica
  • Identificação de gargalos
  • Redução de desperdícios
  • Padronização e normatização

Após a porteira:

  • Parcerias
  • Logística
  • Cotação de Preços
  • Credibilidade mercadológica

Com a evolução da tecnologia e a busca constante em adquirir produtos melhores, o gestor rural necessita desenvolver técnicas tanto na área de produção como também no gerenciamento financeiro da sua propriedade.

Essas técnicas são vitais para a gestão nas fazendas e para os produtores conseguirem para ter um espaço no mercado e aprimoramento no agronegócio.

Vale lembrar que o melhor modelo de decisão será aquele que possuir todas as ferramentas gerenciais que utilizam as necessidades e expectativas do gestor rural, com informações claras e de compreensão facilitada.

Quer saber mais sobre esse e muitos outros assuntos do mundo do Agronegócio?

Acompanhe o blog Tecnologia no Campo.