Piquetes para gado: como implementar os na sua fazenda

Ensilagem de Capim Capiaçu: conheça tudo sobre essa prática

Fruto de trabalho de muitos anos, o capim Capiaçu foi um intensivo trabalho de pesquisadores, tanto estaduais quanto organizacionais (a Embrapa realizou grande parte desse trabalho). 

Sabe-se, hoje, que o capim Capiaçu possui, em média, 30% mais produtividade que os demais tipos de capins.

Além disso, o Capiaçu faz parte da família do Capim-elefante e sua adoção foi muito rápida por parte dos pequenos produtores. 

O lançamento deste capim por parte da Embrapa fez com que produtores que nunca haviam feito silagem, começassem a se interessar por esta prática, especificamente através do capim Capiaçu.

Para entender a fama desse capim, continue a leitura do texto e aprenda mais sobre o melhor momento para ensilar Capiaçu, algumas dicas de corte e suas especificações técnicas.

Qual o melhor momento para ensilar o Capiaçu?

O Capiaçu é uma gramínea bastante úmida em seus primeiros 50 dias de rebrota, porém, conforme os dias vão passando, sua umidade vai desaparecendo. Portanto, se a ensilagem acontecer muito cedo (entre 50 e 80 dias), suas perdas vão ser altas por conter muita umidade.

O ideal é que a ensilagem do Capiaçu aconteça entre 90 a 100 dias de rebrota (ou quando a matéria seca estiver entre 18 a 20%).

Para determinar a matéria seca do capim Capiaçu, acesse o Comunicado Técnico 77 do Portal da Embrapa e aprenda a realizar essa medição de maneira simples e eficaz.

Dicas para ensilar o Capiaçu

Aqui, reunimos algumas dicas para o produtor que quer realizar o corte e a ensilagem do Capiaçu para que, desta maneira, possa fazer com que o produto final tenha uma eficácia nutricional maior.

Ensilagem do Capiaçu mais novo

Considerando que você já aprendeu a realizar a medição da matéria seca e se você ainda pretende fazer a ensilagem do Capiaçu com um teor de umidade maior (ou seja, quando ele está mais novo), alguns métodos podem ser eficazes para que você aproveite esse corte rápido e que não perca as propriedades nutricionais do capim.

Emurchecimento

A primeira maneira é através do emurchecimento. Isto é, deixar o Capiaçu cortado no chão para secar no sol.

Apesar de parecer simples, esta técnica envolve uma análise precisa do clima (temperatura, vento, umidade relativa, radiação, etc). Ou seja, é necessário estar atento quanto a esses conceitos para evitar a perda do material.

Além disso, também é necessário que quem estiver manejando o emurchecimento realize a medição de matéria seca (MS) do capim a cada 6 horas.

Aditivo secante

Outra maneira para que seja viável realizar o corte mais cedo do capim Capiaçu é através dos aditivos secantes, que são capazes de amenizar ainda mais as perdas nutricionais da gramínea após virarem silagem.

Os aditivos secantes mais indicados nessa situação são: o fubá (um pouco mais caro que os outros, mas muito nutritivo), polpas cítricas, farelos de trigo ou de arroz e casquilho de soja.

Altura do corte

Apesar da variação da altura do corte não apresentar alterações relevantes para a umidade nem no valor nutricional, a altura do corte apresenta uma grande relevância para a rebrota. Isto é, o capim Capiaçu cresce mais vigorosamente com um corte mais baixo (entre 10 cm) do que com um corte mais alto (entre 50 cm).

Pragas do capim Capiaçu

Esta espécie é vulnerável a gafanhotos Mahanarva spectabilis. No entanto, se a remoção de ervas daninhas for manejada adequadamente, esta espécie tem uma boa tolerância ao ataque de pragas. 

A produção de ração para ervas daninhas e gramíneas causou perdas significativas, reduzindo a matéria seca da forragem em 42%. 

O período crítico para evitar que as ervas daninhas interferissem no capim-elefante BRS Capiaçu é de 23 dias até 42 dias após o plantio. 

Arar e gradear são práticas que promovem o controle inicial de ervas daninhas. Portanto, as mudas devem ser plantadas o mais próximo possível da última gradagem para evitar que as populações de ervas daninhas se estabeleçam antes do capim elefante.

Especificações do Capiaçu

O teor de PB (Proteína Bruta) da silagem de Capiaçu é inferior ao da silagem de milho e sorgo e superior ao da silagem de cana-de-açúcar e o teor de NDT (Nutrientes Digestivos Totais) do capim elefante é inferior ao das demais silagens. Porém, a quantidade total de PB e NDT por unidade de área produzida pelo Capiaçu é maior que milho, cana-de-açúcar e sorgo, porque o capim é mais produtivo. 

A variedade de capim Capiaçu é cortada três vezes ao ano, podendo produzir 2,65 ton/ha de PB e 23,61 ton/ha de NDT; o milho produz 2,04 ton/ha de PB e 17,67 ton/ha de NDT em duas safras anuais; o sorgo, em duas safras, produz 1,46 ton/ha de PB e 15,60 ton/ha de NDT; já a cana-de-açúcar produz 0,65 ton/ha de PB e 18,75 ton/ha de NDT. 

Alimentar vacas em lactação com silagem BRS Capiaçu significa que mais concentrados são necessários na dieta para atender às necessidades nutricionais dos animais do que com silagem de milho.

O uso da silagem do Capiaçu para vacas em lactação significa que, em comparação ao uso da silagem de milho, são necessários mais concentrados na dieta para atender às necessidades nutricionais dos animais. 

Qual é o investimento que preciso fazer para começar a plantar o Capiaçu?

Considerando três safras/ano, o custo médio da matéria seca da silagem de BRS Capiaçu é estimado em 130,85 reais/ton. Esse preço é 57% inferior ao custo de produção da silagem de milho, 42,3% para a cana-de-açúcar e 43,7% para o sorgo. Devido à alta produtividade da BRS Capiaçu, a silagem produzida a partir desse capim tem menor custo de produção por hectare.

Portanto, a silagem BRS Capiaçu é uma fonte alternativa de suplementos a granel baratos e de alta qualidade que podem ser usados ​​em sistemas de produção de leite e carne e pequenos ruminantes.

Se você gostou do nosso conteúdo e gostaria de entender melhor sobre o manuseio de ensilagem para outros cultivos, confira nosso artigo Sorgo: o que é e como cultivar esse tipo de grão de forma inteligente e aprenda a cultivar o mais nutritivo grão para ensilagem!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.