Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/html/wp-content/themes/Avada/functions.php on line 73
Crise do leite: o que está acontecendo? – Tecnologia no Campo

Crise do leite: Saiba o que está acontecendo

Crise do leite: Saiba o que está acontecendo

Tecnologia no Campo

Com quedas nos preços, problemas com a exportação e a falta de medidas do governo, a crise do leite no Brasil se torna cada vez mais crítica. Após mais de 25 mil produtores de leite abandonarem o ofício, diversos profissionais e produtores do setor leiteiro de todo o país vêm denunciando a maior crise da atividade através da internet.

A exemplo da Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra (ANDATERRA), que montou um vídeo com os depoimentos de vários produtores: https://www.youtube.com/watch?v=MYY2kp-HzaA

O que está acontecendo?

O preço pago por litro de leite produzido não é suficiente para cobrir todos os custos de produção. O setor, entretanto, é responsável pela geração de renda em larga escala. Em Goiás, por exemplo, mais de 300 mil pessoas trabalham nas propriedades produtoras de leite.

Das atividades do campo, o setor leiteiro é o que mais emprega. São milhões de pessoas envolvidas em toda a cadeia produtiva do produto, além de valorizar a produção em pequenas fazendas.

A crise do leite já não é novidade no mercado e não há previsão para reverter a situação, já que, de acordo com a nova Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o governo ainda não tem solução para o setor leiteiro.

Na última quinta, dia 17 de janeiro, a ministra se reuniu com lideranças e organizações dos produtores de leite. Durante a reunião, oito entidades solicitaram melhores condições de competitividade em comparação aos países Argentina e Uruguai.

A Ministra também se reuniu com o presidente da Argentina e afirmou ter conversado com o líder argentino sobre a importação de leite em pó, mas sem nenhuma informação concreta sobre os próximos passos para a criação de uma política efetiva que favoreça os produtores brasileiros.

Falta de ação por parte do governo

Enquanto não há nenhuma ação concreta por parte do Governo brasileiro, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, também conhecida como Faesc, se posicionou contra a abertura de negociações e o excesso de importação com países do Mercosul, solicitando sua suspenção.

De acordo com produtores, o Brasil possui condições de cobrir toda a demanda de leite do país e não tem necessidade de importar o produto. É praticada, entre os membros do Mercosul, a taxa zero – isso coloca os produtores brasileiros em desvantagens.

Nos depoimentos, produtores brasileiros afirmam que a tributação no país é elevada e que o Governo não investe no setor. Apesar da queda do preço do litro do leite já chegar a mais de R$0,50, os custos de produção – encargos trabalhistas, questões tributárias, maquinário, entre outros – permanecem os mesmos.

agricultura familiar

A crise do leite e seu futuro incerto

Tereza Cristina prometeu suspender a importação de leite do Mercosul e incluir a questão do leite à agenda do governo. A ministra afirmou, em sua coletiva de imprensa:

“o leite é um assunto essencial, porque, além de econômico, é um problema social. E nós já vamos abrir uma mesa de negociações para cuidar desse assunto, que tem afligido principalmente os pequenos produtores”.

Apesar da Ministra assumir o comprometimento de construir um caminho plausível para o setor leiteiro, nenhuma proposta concreta foi apresentada. De acordo com o presidente da Faesc, o cenário só irá mudar definitivamente quando o país se tornar exportador de leite, mas ainda há um longo caminho pela frente.

Ordenha: tudo que você precisa saber para um processo eficiente
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Agrishow 2019: o que esperar dessa edição do evento
MAIS PUBLICAÇÕES
2019-01-27T11:25:05-03:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment