Tecnologia no Campo
Uma cooperativa agrícola busca auxiliar os produtores rurais, atuando como intermediário entre produtores e compradores. Através de profissionais capacitados, auxiliam os produtores fornecendo um acesso maior e melhor à informação.
Tornam-se, assim, uma forma de o pequeno e médio produtor se inserir no mercado, fazendo parte de uma rede de comércio garantida pela cooperativa.
O que é uma Cooperativa agrícola?
Cooperativa Agrícola: As cooperativas, no geral, são organizações que não tem como objetivo lucros para si mesmas, e sim para os seus participantes. Ao participar de uma cooperativa, você entra em um meio que está buscando o sucesso de todos os envolvidos no processo.
Tendo como pilar o cooperativismo, essa aliança auxilia os produtores rurais no processo de produção, tratamento, armazenamento, transporte e comercialização de suas produções. Essa estrutura favorece o crescimento do negócio.
Como funciona uma Cooperativa Agrícola?
As cooperativas agrícolas são criadas quando diferentes produtores rurais se unem com um objetivo em comum – como ampliar a produção, por exemplo, e dividem o trabalho, as funções, e o lucro ali obtido. As organizações não ficam com o lucro, fazendo com que este volte ao máximo para os produtores participantes.
Assim, elas irão auxiliar o produtor no trabalho e na comercialização de seu produto.
Vantagens de se associar à uma Cooperativa Agrícola
Ao associar-se a uma cooperativa agrícola, os produtores rurais estão associando-se a possibilidade de mais vantagens do que teriam se trabalhassem sozinhos.
- a produção é somada, fazendo com que essa cooperativa tenha uma grande produção, da qual o produtor rural faz parte
- facilitação do acesso à mercados maiores e muitas vezes, ao mercado internacional.
- o mesmo poder de voto e influência em decisões.
- senso de comunidade forte
- redução de gastos com transporte, a armazenamento, tratamento.
- mais direitos para o trabalhador rural, como acesso ao INSS e ao décimo terceiro.
A associação é benéfica independente do tamanho da sua produção. O pequeno e o médio produtor rural são os que mais tem a ganhar ao formarem e participarem de cooperativas, se aproveitarem essa oportunidade para se fortalecerem e se consolidarem no agronegócio.
Desvantagens da Cooperativa Agrícola
Ao ser associado de uma cooperativa, existem certas taxas a serem pagas. Como você está participando de uma organização, as taxas serão aplicadas para pagar os funcionários da cooperativa – nas cooperativas agrícolas, é essencial a presença de profissionais extremamente qualificados – e os demais custos que são gerados por uma empresa.
Entretanto, o que é arrecadado através dessas taxas e não é utilizado, retorna aos associados.
O produtor deve avaliar as taxas, mas, em geral, valem a pena.
Cuidados a serem tomados ao associar-se à uma Cooperativa Agrícola
Antes de se tornar um associado, existem alguns cuidados a serem tomados. É extremamente necessário conferir se a cooperativa realmente existe. Ir até o local, ver o estatuto da companhia, procurar referências de produtores que participam ou já participaram da cooperativa.
Em cooperativas menores, corre o risco de pessoas quererem se passar por empresas que não existem. Por isso existe a necessidade de conferir os detalhes.
Em cooperativas grandes, o risco de as informações não serem reais é bem menor. Por já ter uma grande rede de associados e ter nome no mercado, essas companhias são mais seguras em relação à complicações jurídicas. Porém, o acesso pode ser mais difícil, por ser mais burocrático e ter mais participantes.
Cooperativas agrícolas mais conhecidas
As cooperativas agrícolas são responsáveis por quase 50% do PIB agropecuário brasileiro. Grandes companhias, como a Coamo, a Agrária e a Castrolanda, entram nos rankings de maiores empresas do agronegócio brasileiro, sendo essas especificamente do estado do Paraná.
São empresas formadas por pequenos e médios produtores, que, por apoiarem uns aos outros, criam uma rede de comércio fixa e confiável, promovendo o crescimento mútuo para todos os cooperados.
Como formar uma cooperativa?
Se na região não existe uma cooperativa, a união e criação de uma pode ser algo extremamente benéfico não só para os produtores, mas para a sociedade ali presente. É comprovado que as cooperativa aumentam o lucro de toda a região, assim como a qualidade de vida.
Se surgiu um interesse em criar a sua própria cooperativa, existem alguns passos necessários a serem tomados:
- Juntar um grupo de pessoas
- (produtores rurais, administradores de agronegócios, contadores) que esteja interessado em participar da cooperativa
- Conferir os aspectos legais que são necessários.
- Elaborar o estatuto da Cooperativa.
- Traçar os objetivos e as metas, colocando um prazo para realizá-los.
- Buscar uma empresa de consultoria para auxiliar o processo.
- Manter os objetivos e continuar procurando mais pessoas para participarem da cooperativa.
Após todos os passos, continue procurando profissionais que façam sua cooperativa crescer!