Colheitadeira: tudo da máquina agrícola tão importante para o produtor

Colheitadeira: saiba mais sobre essa máquina agrícola tão importante para os produtores rurais

Colheitadeira: saiba mais sobre essa máquina agrícola tão importante para os produtores rurais

Tecnologia no Campo

Não adianta ter só parte das máquinas agrícolas na sua lavoura. Se o objetivo do produtor é ter os melhores resultados na produção agrícola, reunir um maquinário de qualidade é primordial, e a colheitadeira é uma dessas máquinas agrícolas mais importantes.

A colheitadeira, é uma máquina agrícola que combina as tarefas de colheita, debulha e limpeza de culturas de grãos, sejam eles de milho, linhaça, aveia, trigo, dentre outros.

Separamos esse post com informações para os produtores rurais que querem conhecer mais sobre colheitadeiras.

colheitadeira

Fonte: John Deere

História da Colheitadeira

A patente da colheitadeira aconteceu em 1894, por Hiram Moore.

As primeiras colheitadeiras já eram grandes e eram puxadas por cavalos, mulas ou carros-de-boi. Ao longo do tempo, tratores também começaram a ser usados para puxar as colheitadeiras.

As colheitadeiras evoluíram até terem motores a gás ou a diesel separados para alimentar a separação de grãos.

Hoje em dia, as colheitadeiras são autopropelidas e usam motores diesel como fonte de energia.

Em relação ao design, o design rotativo foi revolucionário, por conseguir separar a palha e os grãos usando ventiladores. Essas tecnologias foram desenvolvidas para empresa americana já fechada, International Harvester.

Além disso, no final da década de 70, já acompanhando o início da agricultura de precisão, a eletrônica embarcada começou a ser usada nas colheitadeiras para medir a eficiência de debulha.

A utilização da eletrônica permitiu aos operadores obter melhores rendimentos de grãos, além de otimizar a velocidade das colheitadeiras de solo e de outros parâmetros operacionais.

Funcionamento da Colheitadeira

As cabeças removíveis (cabeçotes) equipam as colheitadeiras. O design e suas funcionalidades variam de acordo com a cultura a ser utilizada.

Esse cabeçote é possui uma barra de corte e um rolo giratório com dentes metálicos ou de plástico, com o objetivo de fazer com que a cultura cortada caia dentro da colheitadeira.

A cultura cortada é transportada pela garganta do alimentador. Dentro da colheitadeira, os grãos e a palha são separados.

Nivelamento de sidehill

O Nivelamento de Sidehill é uma tecnologia famosa usada para melhorar os resultados das colheitadeiras. Uma adaptação do sistema hidráulico de nivelamento lateral é feita, permitindo que a colheitadeira colha em solo incrivelmente íngreme.

O nivelamento de sidehill tem várias vantagens, como uma maior eficiência de debulha em solo íngreme e a alteração do centro de gravidade da colheitadeira, que permite a colheita sem fazer com que a máquina agrícola tombe. Esse é um perigo muito real nas encostas mais íngremes da região.

Mesmo ajudando muito no desempenho das colheitadeiras, o nivelamento de sidehill está em declínio, já que as novas máquinas agrícolas colheitadeiras já são  mais estáveis.

Colheitadeiras a venda

São muitas marcas disponíveis no mercado e diferentes tipos de colheitadeiras que podem ou não atender sua produção agrícola.

Ainda não sabe qual máquina escolher, ou até quais opções de crédito rural usar?

Fale conosco! Conseguimos te direcionar para os melhores especialistas que vão te ajudar em todas essas decisões!

Saiba tudo sobre o GPS Agrícola
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Entenda tudo sobre Drones na Agricultura
MAIS PUBLICAÇÕES
2018-12-24T17:08:56+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment