clydesdale

Clydesdale: guia completo sobre a raça escocesa!

Você já ouviu falar no cavalo Clydesdale? Essa raça surgiu na Escócia e chama a atenção por sua habilidade no transporte de carga pesada. É um cavalo semelhante ao Shire, porém com pernas mais longas.

O Clydesdale é um dos cavalos de tração mais famosos das Ilhas Britânicas. Animais da raça foram utilizados em diferentes tipos de atividades antes da Revolução Industrial. 

Ao longo dos anos, conquistaram outros países ao redor do mundo, como, por exemplo, os Estados Unidos e o Canadá, que concentram as maiores criações destes animais.

Se você quer saber tudo sobre essa raça de cavalo tão elegante e habilidosa, continue a leitura: preparamos este artigo completo sobre sua origem e principais características.

Origem e história da raça Clydesdale

Os cavalos de grande porte foram desenvolvidos, principalmente, para uso em guerras. Isso porque são animais capazes de levar armaduras e armamentos pesados.

No entanto, o Clydesdale foi criado para trabalhar nos solos moles da Escócia, usado para o transporte de qualquer tipo de carga.

O surgimento do cavalo Clydesdale foi no início do século XIX. A raça foi desenvolvida por agricultores no condado escocês Lanarkshire, que é banhado por um rio chamado Clydesdale. 

No entanto, a raça se popularizou e foi exportada para outros países como Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos. Atualmente, esse equino ainda é um dos favoritos nos países mencionados!

Estima-se que existam, atualmente, cerca de cinco mil cavalos Clydesdale no mundo. Em média, são contabilizados 4000 animais nos Estados Unidos e Canadá e 800 no Reino Unido. Entretanto, a raça também está presente em países como Japão, Alemanha, África do Sul, Rússia e também no Brasil.

Principais características do cavalo Clydesdale

O cavalo Clydesdale passou por algumas mudanças ao longo da história. Desde 1940, os animais adquiriram uma altura maior a partir da reprodução e dos cruzamentos. 

Hoje, o Clydesdale pode pesar entre 800 e 950 kg, com altura entre 1,63m a 1,83m. Entretanto, os machos da espécie podem exceder o peso médio, alcançando até 1000 kg.

Além disso, essa raça possui boa musculatura, com membros traseiros capazes de puxar cargas extremamente pesadas.

São animais que possuem perfil facial reto ou levemente convexo, testa e focinho largos. A pelagem dos cavalos da raça pode ser faina, castanha, negra e alazã, embora a última seja mais rara. 

O Clydesdale pode apresentar manchas brancas pelo corpo, principalmente nos membros inferiores. Os animais da raça também se destacam por serem elegantes e muito graciosos!

Tração e temperamento

Um cavalo Clydesdale adulto é capaz de puxar mais de uma tonelada inteira, sob a velocidade de 8 km por hora. Por isso, consomem por dia cerca de 24 litros de grão, até 30 kg de palha e 115 litros de água.

Os animais da raça possuem temperamento dócil e tranquilo. Portanto, é fácil treiná-los para a execução das atividades de tração e, também, para a montaria

Sendo assim, pode-se dizer que eles se destacam pela docilidade, mas também pela força e agilidade em atividades de tração. Além disso, são animais resistentes, que possuem boa expectativa de vida, e raramente ficam doentes.

Usos da raça Clydesdale

Originalmente, o uso do cavalo Clydesdale foi para agricultura, transporte de carvão em Lanarkshire e transporte pesado em Glasgow. No entanto, ainda é uma raça utilizada na condução, nas atividades de tração e também para a extração de madeira. 

Em adição, a raça também é muito popular nos serviços de carruagem e desfiles, por conta da sua aparência. Também por isso, a raça é o símbolo da cervejaria Budweiser. Os animais estão presentes em vários comerciais da marca e em desfiles na região de Orlando, na Flórida.

Outro uso comum do cavalo Clydesdale é na montaria, bem como para a equitação terapêutica. Atualmente, por conta da solidez dos cascos, ele também é utilizado na tração pesada urbana.

Preços e outras informações

Os animais da raça Clydesdale estão entre os cavalos mais caros do mundo. Seu valor gira em torno de US$2.500,00 mas pode chegar a US$5.000,00. Isso porque são animais com personalidade dócil, fáceis de treinar e extremamente elegantes.

Gostou de saber mais sobre a raça Clydesdale e suas características? Aproveite para ler também o nosso artigo sobre o Cavalo Puro-Sangue Inglês. Trata-se de um cavalo que se destaca pela velocidade e é um dos favoritos para as corridas e competições equinas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.