Campeonato de pelada: tudo que você precisa saber para organizar um: 🏆 Proposta, orçamento, patrocínio

Como organizar um torneio ou liga de futebol

Ganhe mais dinheiro com um orçamento adequado

Como todas as coisas boas deste mundo, os torneios custam dinheiro para serem criados. Antes de gastar algum dinheiro no evento, é necessário definir um plano e uma meta orçamentária. No entanto, a criação de um orçamento para um torneio de futebol juvenil pode ser difícil, especialmente para aqueles que estão hospedando pela primeira vez.

Descubra quanto você está disposto a gastar e tenha uma ideia melhor dos custos envolvidos, como alugar um local e comprar troféus.

Como resultado da criação de uma planilha do Excel, você poderá manter todos os custos organizados e fáceis de calcular.

  • Os patrocínios são ideais quando se trata de financiar um torneio, porque isso pode realmente custear muitos custos.
  • Ao encontrar um campo, procure os preços mais baixos de aluguel.
  • Lembre-se também dos salários dos funcionários. Por exemplo, você pode economizar dinheiro recrutando voluntários . Por esse motivo, tente ajudar pais, estudantes universitários e organizações especializadas em serviços comunitários.
  • Além disso, compare várias estimativas de troféus e campos para obter as melhores ofertas de valor. Embora as concessões possam trazer uma quantia decente de dinheiro para o lucro geral, certifique-se de ter todas as permissões necessárias. Ao comprar suprimentos, como troféus, concessões, alimentos, placas, materiais para check-in e camisetas, aguarde até ter uma idéia do número de equipes participantes. Além disso, não cumpra os prazos, pois pode ser necessário solicitar alguns equipamentos com antecedência. Entre em contato com seus fornecedores para descobrir o que você precisa fazer para estar pronto no dia do torneio.

Crie uma proposta de patrocínio

Ser o principal organizador de um torneio pode ser cansativo e estressante. Sem dúvida, um dos maiores desafios que os organizadores enfrentam é encontrar empresas para patrocinar o torneio.

Se estiver com dificuldades para financiar seu torneio de futebol, considere aumentar o preço do ingresso, procure novos patrocinadores ou crie várias propostas de patrocínio com preços diferentes.

Antes de entrar em contato com qualquer patrocinador em potencial, crie uma proposta que inclua:

  • Detalhes do seu torneio : nome, data, localização, faixas etárias, breve descrição.
  • O que o torneio pode oferecer : marca, vendas, exposição, imagem de um negócio socialmente responsável, contribuição para a comunidade.
  • Exposição estimada : presença no estádio, visibilidade no pôster, menções nas mídias sociais, web, aplicativos móveis, aparição em um boletim informativo etc.
  • Quais materiais o patrocinador precisa fornecer : logotipo, banners, folhetos.
  • Preço do patrocínio : crie idealmente vários pacotes, fornecendo diferentes níveis de exposição e preços diferentes.

Obtenha seu torneio de futebol financiado por patrocinadores

Agora que você tem um plano, descubra quem é o seu patrocinador ideal. Nenhuma marca é muito grande ou muito pequena! Lembre-se também das empresas locais, porque vocês dois poderiam obter uma boa atenção do bairro. Não se deixe intimidar por empresas maiores, tenha confiança em sua abordagem.

Ao entrar em contato com os patrocinadores, seja profissional para criar credibilidade.

Notavelmente, as marcas gostam de saber em que estão investindo e a imagem profissional o ajudará a fechar mais negócios. Por exemplo, você  pode estabelecer confiança com uma marca forte criada por meio de mídias sociais, sites e aplicativos móveis.

Depois que a conexão for estabelecida, mantenha o relacionamento intacto e comunique-se frequentemente antes do evento. Depois que o evento estiver definido e concluído, mantenha contato para que eles patrocinem mais dos seus torneios. Envie também uma nota de agradecimento e mencione conquistas especiais, como aparições na imprensa ou televisão local.

Além disso, lembre-se de que o objetivo de um patrocinador é contribuir para os custos de um evento em troca de publicidade. Por esse motivo, verifique se eles estão obtendo negócios, ajudando você. Os patrocinadores devem ajudar os organizadores e o evento deve ajudar o patrocinador. Em outras palavras, é uma vitória para todos. Em particular, certifique-se de maximizar a exposição de seus patrocinadores através do site, aplicativos móveis e contas de mídia social do torneio .

Obtenha voluntários para manter os custos baixos

O recrutamento de voluntários permitirá que você economize e receba mais recursos, já que não precisará contratar tanta equipe.

  • Entre em contato com faculdades e organizações cívicas locais para procurar voluntários para ajudar no atendimento de concessões, fornecer orientações aos convidados, monitorar a área, lembrar as pessoas das regras, etc.
  • Se você precisar que as equipes forneçam voluntários, informe-os no registro.
  • É melhor ter muitos voluntários do que poucos.
  • Atribua a todos os voluntários um dever específico. Seus voluntários precisam saber qual é o trabalho deles e como fazê-lo adequadamente. Enquanto alguns podem fazer dupla tarefa, não espere apenas que seus voluntários façam todos os trabalhos. Defina horários para que estejam de serviço e onde devem estar trabalhando.

Destaque-se com grande promoção e branding

Ao criar um nome de torneio, ele deve ser ousado, mas ainda relacionável ao tipo de torneio que é. Portanto, considere sua proposta de venda exclusiva, como uma causa especial, sua localização, diferenciação e mostre-a no nome e no logotipo do seu torneio.

Alinhe o pôster e qualquer outro material promocional do evento com a marca do seu torneio de futebol .

Consequentemente, ao projetar um pôster:

  • Facilite a leitura à distância.
  • Inclua todas as informações importantes.
  • Crie versões de vários tamanhos para promoção em diferentes canais.
  • Não o deixe muito ocupado na aparência. Menos pode ser mais, portanto, mantenha a quantidade de texto e imagens restrita.
  • Coloque o nome do torneio em uma fonte maior que o restante dos detalhes.
  • Responda às perguntas o que, onde e quando.
  • Inclua os logotipos de seus patrocinadores.

Ao anunciar, promova seu torneio de futebol em qualquer mídia online e offline disponível . Concluindo, não basta publicá-lo no Facebook uma vez, distribuí-lo em outras mídias sociais, sites e jornais esportivos, comunidades online e grupos de discussão. Lembre as pessoas sobre o seu torneio de futebol algumas vezes por semana até o dia do evento. Além disso, marque suas equipes participantes nas mídias sociais para obter ainda mais exposição. E, finalmente, tenha versões para impressão do pôster também para publicá-las nos seus locais.

Ter uma forte presença online e promover o seu torneio em toda a comunidade pode fazer maravilhas pela participação!

Aumente seu torneio de futebol com mais equipes

Pergunte a clubes e escolas locais se você pode incluir seu torneio de futebol em seu boletim informativo ou se pode postar as informações em um local onde os jogadores ou treinadores de futebol os verão. Certifique-se de fornecer detalhes sobre como registrar as equipes , como seu contato de email e número de telefone. Se sua região não possui clubes de futebol , tente ligar para os clubes de atletismo locais ou para as ligas pequenas.

Peça a cada equipe que forneça detalhes de registro, incluindo o nome da equipe, um contato e uma lista de jogadores.

Se o seu torneio de futebol estiver fornecendo kits, convém que os jogadores enviem seus tamanhos durante o registro para facilitar a distribuição de suas camisas durante o torneio. Se não houver equipes suficientes na sua área, você pode organizar um torneio de futebol suspenso. Dessa forma, jogadores solteiros podem se inscrever e formar equipes mistas.

Após a inscrição, crie um cronograma e colchetes para o seu torneio . Certifique-se de ter tempo suficiente para cada jogo, bem como tempo para se limpar entre as partidas. Ao finalizar a programação, verifique se todos sabem quando e onde estar. Você pode fazer cópias impressas e entregá-las aos treinadores, ou ainda publicar sua programação on-line, para que qualquer pessoa possa acessá-la a qualquer momento e de qualquer lugar.

Evite reclamações com logística de primeira linha

Ao procurar um local para o seu torneio de futebol , pense na condição do campo, quantos campos são necessários, onde as pessoas se sentam e a condição do banheiro. Escolha uma data que não entre em conflito com outros torneios. Verifique se o local escolhido está disponível para a data desejada. Se necessário, entre em contato com o governo local, escolas ou federações para solicitar permissão para usar as instalações. Certifique-se de que seus campos sejam configurados com antecedência antes da chegada dos participantes.

Vá para o local um dia antes do seu torneio para garantir que todas as instalações estejam ótimas. No dia do evento, chegue ao campo de manhã cedo para preparar tudo para os jogos.

Dependendo do tamanho do seu torneio, algumas equipes podem precisar viajar para participar. Serão necessários hotéis e serviços de carro, para acomodá-los, encontrando um local próximo e acessível. Todo jogador deve ter um seguro coberto e, se ele não tiver um seguro aplicável ao seu local, você poderá oferecer o seguro ao se registrar.

Realize um torneio de futebol com regras claras

Os torneios de futebol reúnem muitos jogadores e fãs, que precisam de orientações e regras claras . Seu evento precisa de ordem, por isso, certifique-se de cumprir as obrigações acordadas ao alugar o campo, como mantê-lo limpo e não destruir a grama.

Você também pode definir padrões de bom espírito esportivo e se proteger em caso de incidente. Por exemplo, ter regras estabelecidas pode permitir que você remova alguém que esteja se comportando de maneira inadequada. As regras de exemplo incluem: sem jogar lixo, sem bater, sem palavrões, sem alterar as propriedades da instalação, sem álcool ou drogas permitidas e sem comida no campo.

Dependendo do seu país ou estado, pode ser necessário entrar em contato com a polícia e os bombeiros locais para informá-los sobre o torneio em caso de emergência. A contratação de segurança pode ser ideal e ter cuidado com qualquer coisa que possa acontecer potencialmente.

Prepare-se para o seu próximo torneio de futebol

Nestas seis etapas, você aprendeu a organizar um torneio de futebol com recursos limitados. Acima de tudo, lembre-se de calcular seu orçamento, entrar em contato com voluntários locais, encontrar patrocinadores e promover seu evento online e offline para registrar equipes suficientes e aumentar sua base de fãs.

Comece hoje a organizar seus eventos de futebol com o Competize, o melhor gerente de torneios e ligas de esportes amadores. Economize tempo eliminando o trabalho manual, atraia mais equipes e multiplique a visibilidade de seus eventos. Permita que seus jogadores e fãs sigam as pontuações em tempo real como se estivessem na Liga dos Campeões. Crie sua conta gratuita para começar a gerenciar suas competições.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.