Bridão para cavalo: aprenda tudo sobre essa embocadura

Andar a cavalo é uma atividade muito prazerosa e, enquanto é lazer para algumas pessoas, é um esporte para outras. Para uma boa montaria, além de dispor de um bom cavalo, é preciso ter os melhores equipamentos. Uma boa sela, manta, cabeçada, rédea são muito importantes, mas são os bridões ou freios que controlam os movimentos do cavalo. Você vai ver nesse post:

  • Para que serve?
  • Qual a diferença entre freio e bridão?
  • Onde comprar?

Para que serve o bridão?

É uma embocadura para cavalos, muito utilizada no processo de doma. A escolha do bridão no processo de doma do cavalo é pelo fato de ser uma embocadura mais leve, gerando ações mais suaves.

Além disso, pode ser usado em cavalos mais experientes, caso o cavaleiro sinta que o cavalo responde bem aos comandos.

Qual é a diferença entre freio e bridão?

O freio possui argolas distintas, que atam a rédea e a cabeçada. Já o bridão, possui uma única argola, na qual são atadas rédea e cabeçada.

Os bridões precisam ser ajustados às comissuras labiais, pois atuam nelas. Já o freio, atua nas barras, região desprovida de dentes.

Por aplicar um maior esforço no maxilar do animal, o freio não é indicado no início no processo da doma. No entanto, permite melhores respostas por parte do cavalo.

Onde comprar?

Entendeu tudo sobre os bridões e quer comprar um para usar nos seus cavalos? Se você deseja adquirir um, pode encontrá-lo em diversas lojas especializadas em equinos, além de lojas agropecuárias. Você também pode conferir as melhores condições comprando pelos links abaixo:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.