Tecnologia no Campo
O GPS Agrícola é uma das tecnologias do campo mais utilizadas no dia-a-dia de todo produtor rural. São muitas as aplicações do GPS Agrícola, e conhecê-las pode ajudar o agricultor na tomada de decisões e a obter resultados mais efetivos na sua lavoura.
Pensando nisso, o Tecnologia no Campo preparou um artigo com 10 aplicações do GPS Agrícola.
Se você é um agricultor ou um profissional que quer entender mais sobre o uso do GPS Agrícola, esse post é para você!
1 – Identificação de Plantas Daninhas
O GPS Agrícola consegue destacar a presença de ervas daninhas na propriedade observada.
Nenhum produtor quer a presença dessas ervas em sua plantação, não é mesmo? A erva daninha atrapalha no crescimento da lavoura e piora o rendimento da produção.
2 – Localização das Máquinas Agrícolas
Pensando em uma propriedade rural com um tamanho considerável, é importante localizar as máquinas agrícolas para maximizar a produção. Com o uso do GPS Agrícola, o agricultor tem a possibilidade de localizar esses insumos com precisão.
3 – Direção e Controle das Máquinas Agrícolas
Não só na parte de localização das máquinas agrícolas podemos usar o GPS. Pensando numa forma de melhorar os resultados e evitar os desperdícios, o GPS Agrícola pode ser usado para o controle das máquinas na hora da plantação, da irrigação e da pulverização.
A direção das máquinas agrícolas é uma das aplicações do GPS Agrícola mais famosas.
4 – Mapas de Contorno
O GPS Agrícola também pode ser usado para definir os contornos de um terreno. Esse conhecimento é importante para definir as culturas que serão cultivadas, já que algumas lavouras não são indicadas para terrenos com contornos.
5 – Plantio mais preciso
O GPS Agrícola permite ao agricultor ser mais preciso na hora do plantio. Sabendo que cada semente seria mais produtiva com um espaçamento e profundidade específicos, o produtor pode usar o GPS para se ter dados mais assertivos.
6 – Planejamento Agrícola
Com o uso do GPS Agrícola pode-se planejar melhor qual é a área mais adequada para o plantio. Utilizando dos dados do aparelho, relativos às características do solo e da lavoura, o agricultor pode planejar a atividade agrícola de moda à obter os melhores resultados.
7 – Colheita na hora certa
O GPS Agrícola também pode ser usado para identificar as áreas da plantação que estão prontas para colheita. Com as informações obtidas, o aparelho também pode fornecer qual é o retorno esperado após a colheita de determinada área.
8 – Criação de mapas de produtividade
Uma das aplicações do GPS agrícola é a criação de mapas de produtividade. O GPS pode ser utilizado para mapear os rendimentos esperados de determinado talhão, com base em informações da terra plantada e das sementes utilizadas.
9 – Maior controle ambiental
Com os dados coletados pelo GPS Agrícola, é possível presumir a capacidade de cada espaço de área em relação à absorção de herbicidas e pesticidas. A aplicação desses insumos somente da quantidade necessária reduz a chance de escoamento.
10 – Precisão na amostragem do Solo
A utilização do GPS Agrícola permite ao agricultor colher dados com precisão. Com isso, o produtor pode determinar a variabilidade do solo e estudar se tal talhão é o ideal para a plantação de uma determinada cultura.