AgrofoodTechs na América Latina: o cenário do mercado das startups em LatAm em 2021

Fonte: https://agfundernews.com/


A América Latina registrou nada menos que seis acordos de financiamento de nove dígitos para startups de agrofoodtech em 2021 – indicativo do crescente entusiasmo dos investidores pela região, sugere o Relatório de Investimento em Agrifoodtech de 2022 da AgFunder.

Muitas das 15 principais rodadas da América Latina envolveram startups que oferecem comércio eletrônico de alimentos e serviços relacionados. Entre eles estavam os aplicativos de entrega sob demanda Rappi , Daki e Loggi ; eGrocer Justo ; e a plataforma de compra em grupo Facily , que fechou quatro dos 15 principais negócios da região em 2021 [divulgação: AgFunder é um investidor em Jüsto.]

No entanto, as empresas upstream também deixaram sua marca; incluindo os players de proteínas alternativas The Not Company e Fazenda Futuro , e o mercado de agricultores online Agrofy .

15 principais Agrofoodtechs na  América Latina em 2021

Overview sobre investimentos em Agrofoodtechs
Divulgação: AgFunder é um investidor na Jüsto . NB: azul = jusante; amarelo = a montante. Fonte: AgFunder

Conversamos com Hernan Castro (HC) e Bernardo Milesy (BM) — diretor financeiro e diretor administrativo, respectivamente — no Glocal , parceiro de dados da AgFunder para a América Latina, para saber mais.


Overview sobre investimentos em Agrofoodtechs

HC : A lista dos principais negócios mostra que esta região tem muito a dizer em termos de soluções para problemas globais. Felizmente, mais e mais fundos estão vendo isso como uma região onde as sementes dos próximos unicórnios estão surgindo.

Por um lado, é importante que os empreendedores prestem atenção e escolham os parceiros certos de acordo com sua cultura, visão e planos à medida que mais dinheiro entra na região. Por outro lado, a avaliação para startups em estágio inicial está ficando mais difícil de determinar – e pode se tornar uma situação complicada para os empreendedores.

Tendências para investimento em Agrofoodtechs na América Latina

BM : As soluções downstream continuaram a chamar a atenção dos VCs. Enquanto os efeitos do Covid-19 estão desaparecendo, alguns dos comportamentos sociais que ele criou se tornaram profundamente enraizados. Então, entrega de comida, cozinhas escuras e mercearia online estão muito em alta agora. Essas soluções que combinam conforto, facilidade e acessibilidade estão ganhando cada vez mais força não apenas dos usuários, mas também dos investidores.

HC : No que diz respeito às tecnologias upstream, 2021 foi um ano de impulso para a biotecnologia agrícola e proteínas alternativas. Globalmente, a consciência social e ambiental está impulsionando os investimentos nesses setores.

BM : Como esperávamos, a ag fintech solutions deu início a uma nova onda de empreendedorismo. A rastreabilidade também entrou em cena, pois startups e empresas passaram a entender a importância de acompanhar o que acontece ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

Expectativas para o futuro Agrofoodtechs

HC : A América Latina tem a oportunidade de fortalecer ainda mais seu ecossistema agroalimentar este ano, com novos sucessos para startups estabelecidas – mas ainda mais com muitas empresas de sementes emergentes que estão sendo rapidamente apoiadas por VCs regionais em parceria com líderes globais.

BM : Em termos de tendências, vemos que os consumidores estão cada vez mais conscientes da sustentabilidade – o que fica evidente nas decisões de compra que tomam – e que nossa sociedade está mudando sua mentalidade por causa disso. Isso vai fomentar investimentos em soluções focadas em rastreabilidade, gestão da água e neutralidade de carbono. Também prevemos que teremos uma segunda onda de fintech agrícola – incluindo não apenas plataformas de empréstimo e gerenciamento de risco, mas também soluções baseadas em blockchain.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.