Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/html/wp-content/themes/Avada/functions.php on line 73
Adubação Verde: saiba o que são os adubos verdes e como eles melhoram a nutrição das plantas – Tecnologia no Campo

Adubação Verde: saiba o que são os adubos verdes e como eles melhoram a nutrição das plantas

Adubação Verde: saiba o que são os adubos verdes e como eles melhoram a nutrição das plantas

Agro de Respeito

A Adubação Verde é uma prática agrícola que tem o objetivo de utilizar outras culturas na sua propriedade para ajudar na recuperação do solo e aumento de sua fertilidade.

Esse artigo foi feito em parceria com o Agro de Respeito! O vídeo completo sobre a adubação verde é esse:

Nesse conteúdo vamos falar sobre o que é a adubação verde, como fazer e as principais culturas para essa prática.

O que é a adubação verde

A Adubação Verde é uma prática agrícola que tem o objetivo de utilizar outras culturas na sua propriedade para ajudar na recuperação do solo e aumento de sua fertilidade.

O adubo verde são plantas que têm um potencial de umedecer o solo e melhorar a qualidade desse solo de alguma forma.

Para você aplicar essa estratégia, é possível usar o adubo verde em consórcio ou em rotação com a cultura principal.

Existem algumas plantas que não são necessariamente feitas para adubação verde, mas que podem ser usadas para esse fim. O próprio milho é um exemplo. Além do milho, o sorgo (muito usado para silagem) também pode ser usado para isso.

Como escolher adubação verde

Essa tabela explica bem como você pode escolher o seu adubo. 

adubação verde

Vamos supor que a sua propriedade teve a safra de sorgo. Na segunda safra você vai aproveitar o sorgo. Na entressafra, no final das chuvas, você quer entrar com outra cultura de pensando em melhorar o solo.

Lembrando que o sogro tem uma relação de alta carbono-nitrogênio (veja essa vídeo, que explica melhor sobre a importância da relação C/N para a produção agrícola).

Para dar esse equilíbrio para o solo, precisamos de uma planta com relação C/N baixa, tendo muito mais nitrogênio! São plantas que não precisam de adubação por nitrogênio, já que conseguem fixam o nitrogênio do ar biologicamente (FBN – fixação biológica do nitrogênio).

Essas plantas são as leguminosas. Se você estiver numa região onde você tem um inverno seco, você terá que optar por uma opção de leguminosa que tolere mais o período mais frio, por exemplo o tremoço

Nesse caso, na nossa imagem acima, você plantaria o tremoço na entressafra.

Outra opção seria consorciar a plantação de sorgo com o adubo verde, durante a safra e a 2ª safra. Uma leguminosa bem interessante para explorar a adubação verde por consórcio é a lablab.

Outro exemplo de aplicação do adubo verde:vamos supor que temos uma estufa de hortaliças. Depois de um tempo, você sente que o solo precisa ser melhor estruturado, precisa de uma reforma e de mais biomassa;

O que você pode fazer entrar como uma gramínea como adubo verde! Muita gente usa, por exemplo, o próprio milho. Planta milho, o pica e o incorpora ao solo, adicionando biomassa à sua estufa.

Resumindo: adubação verde não só os tipos de plantas, mas as formas que você usa no seu solo para melhorar as suas propriedades.

Quando você faz uma adubação verde, você não vai deixar ele sementear ou ele produzir grãos. Caso isso aconteça, o adubo perde os nutrientes de sua biomassa para formar sementes. O ideal, então, é incorporar ou deixar o adubo verde sobre a superfície do solo, no momento do florescimento.

Ordenha: tudo que você precisa saber para um processo eficiente
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Agrishow 2019: o que esperar dessa edição do evento
MAIS PUBLICAÇÕES
2019-08-11T23:17:33-03:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment