A pioneira de Fazendas Verticais na América do Sul, a AgroUrbana, uma Agtech Chilena, recebeu um aporte de quase um milhão de dólares para conseguir entregar a sua solução para o mercado.

O objetivo da Agtech, que é pioneira no ramo, é conseguir entregar a solução completa da cadeia de suprimento de alimentos: distribuição e comercialização.

O que é Agricultura Vertical?

A agricultura vertical é uma forma de cultivo que permite ao agricultor cultivar culturas em ambientes fechados e com muito espaços reduzidos. A ideia é focar 100% na eficiência da plantação, usando e abusando da tecnologia para evitar o desperdício e tirar o maior proveito da terra. Em alguns casos a empresa consegue produzir a mesma quantidade de produtos em apenas 1% da terra que a agricultura tradicional usa.

Além disso, a empresa estima economizar até 95% do volume de água utilizado em plantações normais.

A Startup está buscando uma solução para um problema que vem piorando a cada dia: o limite de produção da terra não acompanha o crescimento da população mundial. Apenas 11% da superfície do mundo é adequada para o cultivo e, no entanto, a agricultura está usando mais de 37% da superfície da Terra. De onde vem os 26% de diferença? Infelizmente do desmatamento.

A rodada de investimento foi liderada pelo Fundo CLIN, e entre os participantes estão a Engie Factory, Entel, Zoma Capital e Fundación Chile, entre outro investidores.

Fonte: contxto