Ordenha mecânica: o bom, o ruim e o desconhecido

Ordenha mecânica: o bom, o ruim e o desconhecido

Tecnologia no Campo

Os sistemas de ordenha mecânica ou automática (AMS) têm aumentado em popularidade na indústria de laticínios desde a instalação da primeira unidade comercial em 1992 na Holanda. Em 2015, o número de unidades AMS instaladas era superior a 25.000 em todo o mundo. Aqui em Nebraska, existem duas fazendas comerciais de laticínios que instalaram várias unidades AMS, a Demerath Farms (Plainview, NE) e a Beaver’s Dairy (Carleton, NE).

A Demerath Farms instalou quatro unidades AMS em fevereiro de 2017 e está programada para ordenhar 240 vacas. A Beaver’s Dairy começou a ordenha com cinco unidades AMS em maio de 2017 e está preparada para ordenhar 300 vacas. Além disso, existem vários outros laticínios que estão pesquisando robôs de ordenha para sua fazenda.

Normalmente, 60 vacas são ordenhadas em um robô. Um robô provavelmente custará ao produtor entre US $ 150.000 e US $ 200.000.

Os robôs têm sido vistos como a maneira “nova e aprimorada” de ordenhar vacas, porque podem oferecer oportunidades para diminuir o estoque de mão-de-obra e permitir que os produtores gastem mais tempo em cuidados com os animais. Em uma pesquisa com 10 laticínios dos Estados Unidos e 15 canadenses que instalaram uma ordenha mecânica, 70% das fazendas relataram uma diminuição nos custos de mão-de-obra contratada.

Algumas outras oportunidades que podem surgir com a instalação de uma ordenha mecânica incluem o sistema que fornece informações ao produtor, incluindo produção individual de leite de vaca, frequência de ordenha, atividade de ruminação e movimento, consumo de concentrado, alertas de saúde e muito mais. Essas informações, por sua vez, poderiam ajudar o produtor a tomar decisões mais informadas sobre o gerenciamento do rebanho.

Como as vacas podem receber um suplemento concentrado ao visitar a ordenha mecânica, também há oportunidade de alimentar as vacas individualmente mais perto de suas necessidades nutricionais dentro do estágio de lactação. Isso poderia diminuir a superalimentação de nutrientes para as vacas, aumentando assim a eficiência alimentar, a produção de leite e os retornos econômicos.

Alimentando a ordenha mecânica

A frequência, o momento e a quantidade de suplementação alimentar também são controlados pelo AMS. A principal razão para alimentar o concentrado no AMS é atrair o gado a entrar no AMS. Em termos simples, a necessidade biológica da vaca de comer é mais forte do que sua necessidade biológica de ser ordenhada.

Esse recurso estimulou o setor a reexaminar as estratégias gerais de nutrição. Em geral, o objetivo nutricional de qualquer fazenda de gado leiteiro é desenvolver uma dieta de baixo custo que atenda aos requisitos nutricionais da vaca, otimizando a produção de leite e a saúde da vaca.

Em um sistema convencional que não utiliza um AMS, esse objetivo geralmente é alcançado ao oferecer uma ração mista total consistente que é misturada e entregue no mesmo horário todos os dias. Com um sistema AMS, esse sistema é modificado oferecendo uma fração do concentrado durante a ordenha no AMS,

A necessidade de “buscar” vacas

As vacas que não visitam frequentemente o AMS devem ser levadas às unidades e são comumente referidas como “buscar vacas” e representam um grande desafio. Essa é uma questão complexa que abrange fatores animais e ambientais, como estrutura social no rebanho, layout da fazenda, tipo de tráfego e saúde (especialmente a claudicação).

Intervalos de ordenha irregulares resultam quando o tempo entre as ordenhas não é igual. Por exemplo, a ordenha às 6h e 18h resulta em um intervalo de ordenha uniforme de 12h.

Intervalos desiguais de ordenha também podem levar a mastite, diminuição da produção diária de leite e claudicação. Intervalos desiguais de ordenha também podem levar a menores retornos econômicos devido ao trabalho físico necessário para sair do estábulo e empurrar as vacas para a unidade de ordenha.

Gerenciando o tráfego de vacas na ordenha mecânica

As fazendas que usam um AMS são construídas em um dos dois tipos de sistemas de tráfego guiado: o primeiro sistema de leite e o primeiro sistema de alimentação.

No primeiro sistema de leite, a vaca deixa a área deitada e passa por um portão de pré-seleção, onde ela é considerada elegível para ordenha ou não, a elegibilidade é definida pelo produtor, mas geralmente é definida para que as vacas sejam ordenhadas a cada 6 horas. Se a vaca for elegível para ordenha, ela será guiada para uma caneta de compromisso que contém a ordenha mecânica onde permanecerá até que ela passe pela AMS para ordenha. Se ela não for elegível, passará pelo portão de pré-seleção para a área de beliches.

Em comparação, no primeiro sistema de alimentação, as vacas começam no beliche de alimentação, passando pelo portão de pré-seleção e terminando na área deitada.

AMS … o que não sabemos
Há pesquisas limitadas disponíveis sobre os melhores métodos para atrair o gado para o AMS com o concentrado alimentado na ordenha; no entanto, a experiência do produtor mostrou que as vacas são atraídas com concentrado no AMS. Algumas pesquisas foram conduzidas sobre a alteração do teor de amido, tipo de grão e sabor. A manipulação do nível de amido para atrair o gado não parece influenciar a frequência da ordenha. No entanto, um concentrado com baixo teor de amido (25%) demonstrou aumentar a produção de leite no AMS. Em termos de tipo de grão do pellet, foi relatado que um pellet de aveia e cevada diminui o número de vacas necessárias para serem buscadas no AMS e aumenta o número de visitas ao AMS quando comparado a outros grãos. Curiosamente, os pesquisadores da Nova Zelândia descobriram que, para um laticínio para pasto, a ausência de concentrado no AMS não teve efeitos negativos na frequência da ordenha. Finalmente, o aroma do concentrado no AMS demonstrou aumentar significativamente as visitas ao portão de pré-seleção e aumentar a frequência da ordenha.

Os laticínios usam robôs há mais de 25 anos e, à medida que a pesquisa e a tecnologia melhoram, o número de unidades AMS continuará aumentando.

agroindustria

Fonte: https://www.dairyherd.com/article/automatic-milking-systems-good-bad-and-unknown

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários