Grades aradoras: Na agricultura, uma grade (geralmente chamada de conjunto de grades no sentido plural tantum) é um implemento para romper e suavizar a superfície do solo.

Desta forma, é distinto em seu efeito do arado, que é usado para o cultivo mais profundo. A gradação é freqüentemente realizada em campos para seguir o acabamento bruto deixado pelas operações de aragem.

O objetivo desta gradagem é geralmente desmembrar pedaços de terra e proporcionar um acabamento mais fino ou estrutura do solo que seja adequada para o uso de sementeira.

A gradagem mais grossa também pode ser usada para remover ervas daninhas e cobrir sementes após a semeadura. As grades aradoras diferem dos cultivadores em que perturbam toda a superfície do solo, como preparar a sementeira, em vez de perturbar apenas as trilhas estreitas que contornam as fileiras de culturas (para matar as ervas daninhas).

Existem quatro tipos gerais de grades:

  • grades de discos
  • grades de dentes (incluindo grades de molas, grades de arrasto e grades de estacas)
  • grades de correntes
  • grades de discos de corrente;

As grades aradoras foram originalmente desenhadas para serem puxadas por animais de tração, como cavalos, mulas ou bois, ou em algumas épocas e locais por trabalhadores manuais. Na prática moderna, são quase sempre implementos montados em trator, arrastados atrás do trator por uma barra de tração ou montados no engate de três pontos.

O desenvolvimento moderno da grade tradicional é a grade rotativa, muitas vezes chamada de grade de força.

Tipos de Grades Aradoras Agrícolas

As grades de corrente são frequentemente usadas para trabalhos mais leves, como o nivelamento da semente ou da cobertura, enquanto as grades de discos são normalmente usadas para trabalhos pesados, como a seguir a lavrar a terra.

Além disso, existem vários tipos de grade de força, em que os cultivadores são acionados por motor a partir do trator, em vez de depender de seu movimento para a frente.

A gradagem de corrente pode ser usada em pastagens para espalhar esterco e para quebrar material morto (palha) no gramado.

Todos os quatro tipos de grade podem ser usados ​​em uma passagem para preparar o solo para a semeadura. Também é comum usar qualquer combinação de duas grades para uma variedade de processos de cultivo.

Onde a gradagem proporciona uma inclinação muito fina, ou o solo é muito leve para que possa ser facilmente soprado pelo vento, o rolo é frequentemente adicionado ao último do conjunto.

As grades aradoras podem ser de vários tipos e pesos, dependendo da finalidade. Eles geralmente consistem de uma estrutura rígida que contém discos, dentes, correntes unidas ou outros meios de movimentação do solo – mas as grades de dentes e de correntes geralmente são apoiadas apenas por uma barra de reboque rígida na frente do conjunto.

As grades de dentes são usadas para refinar a condição do leito de sementes antes do plantio, para remover pequenas ervas daninhas no cultivo e para soltar os solos entre fileiras para permitir que a água entre no subsolo.

O quarto tipo é a grade de correntes de disco. O disco conectado às correntes é puxado em um ângulo sobre o solo. Essas grades se movem rapidamente pela superfície. A corrente e o disco giram para ficarem limpos enquanto a superfície superior é quebrada até cerca de 3 cm de profundidade. Um canteiro de sementes suave é preparado para o plantio com uma passagem.

Como começaram as grades aradoras agrícolas

A invenção e o uso da grade foram primeiramente escritos no texto agrícola chinês Qimin Yaoshu, escrito pelo oficial da dinastia Wei do Norte, Jia Sixie. A grade foi usada como um implemento agrícola para quebrar pedaços de solo, erradicar ervas daninhas, suprimir pragas e doenças.