Desde que foi proibida como alimento para os ruminantes, a cama de frango vem sido usada como adubo. Essa prática ajuda no quesito sustentabilidade e reaproveitamento dos resíduos gerados.

Mesmo assim, o uso desses resíduos como adubo deve ser feito com cuidado pelo produtor. Além de ter a etapa de decomposição da matéria, a utilização das camas de frango como adubo pode trazer doenças e fungos para a planta.

Por causa das vantagens da Turfa Líquida, essa acaba sendo uma opção muito viável para os produtores.

Pensando nesses pontos de melhoria e nas tecnologias disponíveis no mercado, a turfa líquida começou a ser estudada e utilizada como fertilizante.

Neste artigo separamos algumas informações que vem fazendo com que a turfa líquida se torne cada vez mais famosa.

Aqui você vai ver:

  • O que é a Turfa Líquida
  • Para que serve a Turfa Líquida
  • Benefícios da Turfa Líquida

O que é a Turfa Líquida

A turfa líquida é um fertilizante  organomineral Classe A. Essa denominação foi feita de acordo com as normas da Secretaria de Defesa Agropecuária,

A turfa é fonte de ácidos húmicos e fúlvicos. Esses ácidos são derivados da Leonardita Australiana.

Para que serve a Turfa Líquida

Como já brevemente mencionado, a cama de frango como adubo demora a se decompor e pode trazer doenças à planta.

A Turfa Líquida pode, então, substituir a cama de frango, se mantendo por mais tempo no solo e diminuindo as perdas por lixiviação.

Pensando nos fertilizantes químicos, o desperdício é o mais lembrado. Segundo pesquisadores da UNESP, cerca de 60% dos produtos não são aproveitados.

O uso de algum material orgânico como a Turfa Líquida, pode evitar esse desperdício, fazendo com que a produção se torne mais sustentável.

Esse vídeo é um trecho de um programa especializado falando sobre o uso da Turfa Líquida:

Benefícios da Turfa Líquida

Dentre os benefícios da turfa líquida, pode-se destacar ela ajuda na:

  • Aumento do poder tampão dos solos, sendo mais resistente à mudança de pH;
  • Redução da perda de água e nutrientes;
  • Aumento a capacidade da planta em absorver energia solar.
  • Estímulo à formação de raízes;
  • Melhora a germinação e a viabilidade das sementes;
  • Estímulo ao crescimento e à proliferação de microrganismos que ajudam na produtividade (fungos, bactérias, micorrizas).
  • Retenção dos nutrientes no solo.
  • Otimização da absorção de nutrientes pela planta;

Aumento da produtividade

Como já dito, todo produtor quer aumentar a produtividade da sua propriedade. No caso da soja, enquanto a média brasileira de produção é de aproximadamente 50 sacas/hec, existem casos em que o uso da turfa líquida faz com que a produção chegue a 100 sacas/hec.

Mas, como os fertilizantes a turfa líquida faz isso?

Melhoria do desenvolvimento das plantas

O uso da turfa líquida aumenta o crescimento das raízes da planta. Além desse crescimento, esse fertilizante viabiliza o aumento da nutrição das plantas tanto de macro quanto micro elementos.

Além disso, a turfa ajuda a eliminar a lixiviação de adubos e calcários, fazendo com que os nutrientes sejam melhor aproveitados. Ela também desbloqueia o fósforo e o potássio dos solos, permitindo um melhor aproveitamento das plantas.

Resumindo: a turfa líquida faz com que as plantas realmente aproveitem todo o nutriente despejado no solo.

Já se pode ver que não é à toa toda essa produtividade com a turfa.

Além disso, a turfa líquida pode ser aplicado de diversas formas na plantação de diversas formas. Dentre elas o drench, fertirrigação, sulco de plantio, pulverização e pulverização com drones;

Turfa líquida em diferentes culturas

Também é muito importante lembrar que a turfa não é exclusiva para algumas lavouras específicas.

Os resultados de melhoria da produtividade já foram vistos em diferentes culturas, como soja, café, milho, feijão, arroz, trigo, cevada e aveia, dentre outras, não excluindo pastagens e horticulturas.

Padronização da maturação e aumento da produtividade na fruticultura e horticultura

No caso da fruticultura e horticultura, já estamos acostumados com diversas colheitas. Na maioria das vezes não há uma maturação simultânea e o produtor acaba gastando muito tempo e dinheiro com mão de obra para colher as frutas diversas vezes.

Esse é o caso do café e dos legumes, por exemplo. Com o uso da turfa líquida junto de organo minerais classe A antes da floração, é possível que as frutas, além de serem maiores, estejam maturadas simultaneamente, o que pode economizar investimento em mão de obra do agricultor.

Vale lembrar que sempre é recomendável consultar um profissional antes de começar a utilização de produtos novos em sua propriedade.

Quer saber mais sobre a Turfa Líquida e ter certeza que esse produto vai ser produtivo na sua fazenda? Fale conosco! Temos parceiros que podem tirar todas as suas dúvidas e que dão desconto para leitores do nosso site.