Rotação de culturas: o guia completo

Tecnologia no Campo

A rotação de culturas é essencial para o sucesso da agricultura.

Os preços do milho são predominantes. Como resultado, os agricultores das melhores terras do cinturão do milho descobriram que era lucrativo cultivar milho anos após anos. Da mesma forma, nas melhores terras de trigo em Minnesota, Dakota e Canadá, o cultivo contínuo de trigo provou ser uma empresa lucrativa

Rotação de culturas

Rotação de colheitas

Nas regiões acima, os agricultores não têm interesse financeiro em cercar suas fazendas, construir prédios, alimentar gado e vacas leiteiras quando podem ganhar muito mais dinheiro com um sistema agrícola que ocupa seu tempo por pouco mais da metade do ano . Assim, permitindo-lhes lazer durante o restante do ano. Um único sistema de cultivo, embora tenha sucesso por um tempo, no entanto, não será bem-sucedido a longo prazo.

A agricultura de sucesso exige não apenas a melhor utilização possível do solo. E também para a manutenção de sua fertilidade. Mas também exige a máxima utilização possível do trabalho.

A eficiência do trabalho de homens e equipes nas fazendas é medida em grande parte pela proporção de tempo em que eles são empregados com lucro .

Em quase todas as outras empresas, o trabalho é total e continuamente empregado. Para que a agricultura possa competir com outras empresas pelo trabalho, ela também deve ser empregada na fazenda.


O que é rotação de culturas?

 Definição de rotação de corte

A rotação de culturas está cultivando diferentes culturas periodicamente no mesmo pedaço de terra. Uma boa rotação de culturas é uma sucessão sistemática das três classes gerais de culturas agrícolas, a saber, culturas cultivadas, grãos e gramíneas.

Isso é praticado de maneira a proporcionar grandes rendimentos e fornecer pasto e forragem na fazenda, com o menor custo de mão-de-obra e fertilidade do solo .

A rotação é definitiva quando as colheitas se repetem em uma ordem fixa e ocorre na rotação fixa. Quando eles não apenas se repetem em uma ordem fixa, mas também em intervalos regulares.

Uma rotação que consiste em milho, aveia, trigo e trevo e timóteo é definitiva, independentemente de o trevo e o timóteo permanecerem por um, dois ou três anos.

Rotação de colheitas
rotação de colheitas

Porém, torna-se uma rotação fixa quando não apenas a ordem das culturas é nomeada, mas o período de tempo de cada cultura também é especificado.

Em rotação fixa, quando não apenas se repetem em uma ordem fixa, mas também em intervalos regulares.

Uma rotação que consiste em milho, aveia, trigo e trevo e timóteo é definitiva, independentemente de o trevo e o timóteo permanecerem por um, dois ou três anos, mas se torna uma rotação fixa quando não apenas a ordem das culturas é denominada , mas o período de tempo de cada colheita também é especificado.

Objetivo das rotações

(1) Uma rotação de culturas prevê a manutenção do solo em boas condições.

(2) Fornece matéria orgânica e nitrogênio.

(3) Evita surtos destrutivos de pragas de insetos.

(4) Reduz doenças de plantas.

(5) Prevê a destruição econômica de ervas daninhas.

(6) Mantém os rendimentos das culturas .

(7) Distribui o trabalho de homens e cavalos.

(8) Economiza trabalho no cultivo da terra.

(9) Mantém o solo ocupado.

(10) Prevê uma remoção equilibrada dos alimentos vegetais.

(11) Sistematiza a agricultura.

(12) Pode controlar a propagação de substâncias tóxicas.

Manter boas condições físicas do solo

Plantas de raízes profundas, como alfafa e trevos, melhoram a condição física do subsolo como resultado da penetração das raízes. O cultivo foi dado a culturas inclinadas, como milho, batatas, apostas e culturas rochosas.

Isso melhora a condição física do solo da superfície. Tal cultivo frequente pode tender a reduzir a matéria orgânica do solo. Mas isso será amplamente superado pelos restolhos e raízes das ervas. E trevos que seguem as colheitas de grãos.

Conservar matéria orgânica e nitrogênio

Experimentos extensivos de rotação na Estação Experimental de Minnesota mostram que rotações padrão, que incluem uma colheita entre lavouras, pequenos grãos e gramíneas com trevo, todos dão lucro líquido.

Uma rotação de quatro anos de milho, cevada, milho e aveia não foi melhor do que quatro anos de cultivo contínuo de trigo. Todos estes são classificados como culturas exaustivas. Eles causam uma redução na matéria orgânica e no suprimento de nitrogênio do solo.

As terras cultivadas continuamente para trigo, milho, batata ou mangels por um período de dez anos mostraram uma perda de 1100 libras de nitrogênio e 20.000 libras de carbono por acre.

Em doze rotações padrão cobrindo o mesmo período de tempo, houve um ganho de 300 libras de nitrogênio por acre, enquanto o carbono e o húmus no solo foram mantidos e, em alguns casos, aumentados. \

Nas rotações padrão, oito toneladas de estrume por acre foram aplicadas durante a rotação.

Prever o extermínio de ervas daninhas

As ervas daninhas nocivas costumam causar sérias perdas na agricultura. As ervas daninhas roubam as colheitas da umidade dos alimentos das plantas. Reduzindo assim o rendimento e às vezes causando falha absoluta. Mas eles envolvem trabalho adicional no processo de cultivo.

Muitas ervas daninhas crescem melhor em certos tipos de culturas. Por exemplo, a mostarda é uma erva daninha comum nas pequenas culturas de grãos nos estados da pradaria.

As sementes amadurecem um pouco mais cedo que o grão. Como resultado, o processo de colheita é livremente quebrado e semeia a terra pelos anos seguintes.

Onde pequenos grãos são cultivados continuamente, essas ervas daninhas se tornam uma praga séria. Seu extermínio exige uma lavoura entre lavouras após o grão pequeno.

ROTAÇÃO DE CULTURAS
ROTAÇÃO DE CULTURAS

Pigweed, trepadeira, foxtail e capim-caranguejo são comuns nos campos de milho e batata. Mas eles raramente se tornam graves em pequenos campos de grãos ou pastagens. Consequentemente, culturas cultivadas seguidas de gramíneas e grãos pequenos contribuem para o extermínio dessas ervas daninhas.

Margaridas, cenoura selvagem e espinheiro são ervas daninhas comuns em campos de feno. Eles geralmente pioram quanto mais tempo a terra permanece no feno. Tais ervas daninhas, no entanto, não causam problemas em campos cultivados dedicados ao milho, batatas, etc. Seu cultivo ajuda a exterminá-los.

Diminuir depredações de insetos.

A maioria das pragas de insetos vive de alguma cultura específica ou de algumas culturas intimamente relacionadas. Uma colheita de culturas relacionadas, cultivada continuamente na mesma terra, oferece uma oportunidade para os insetos associados se multiplicarem e se tornarem muito numerosos.

O remédio é plantar os campos infestados com uma colheita que não será prejudicada pela praga em questão. A menos que esses insetos tenham o poder de migrar, perecerão por falta de alimento adequado ou por falta de condições adequadas para a multiplicação.

Rotação de culturas no extermínio de insetos

Por mais eficiente que a rotação de culturas possa ser no extermínio de insetos, algumas rotações podem ser não apenas ineficazes, mas realmente desastrosas.

Por exemplo, a terra que tem muito tempo na grama às vezes fica tão infestada de minhocas que causa uma falha prática quando é dedicada ao milho. A grama oferece condições favoráveis ​​à multiplicação de minhocas, e elas podem viver no solo por tempo suficiente depois que a grama é lavrada para destruir uma colheita de milho que se segue.

Nessas condições, a lavoura ou o pousio nu devem preceder o plantio do milho.

Insetos
Insetos vegetais

billbug se reproduz livremente nas raízes bulbosas de timothy, e quando timothy sod é lavrado no final da primavera e plantado com milho, esse inseto transfere sua atenção para o milho com resultados desastrosos.

Esse problema pode ser evitado destruindo a vegetação existente com algum tempo de antecedência ao plantio do milho. O inseto em tais condições será faminto ou forçado a deixar o campo antes de ser plantado com milho.

Cutworms

As minhocas são uma grande ameaça ao tabaco recém-plantado e a muitas outras culturas, mas sua presença depende em grande parte da safra anterior. Eles se multiplicam extensivamente apenas nas pastagens onde os ovos são depositados.

Muitos exemplos semelhantes podem ser citados, e o sucesso na prevenção da depredação de insetos pela rotação de culturas exige um conhecimento da história da vida. E hábitos da praga de insetos em questão.

 Reduzir doenças de plantas

As doenças de plantas , como pragas de insetos, geralmente são restritas a uma determinada cultura ou a todos os grupos de culturas intimamente relacionadas. A crosta de batata, tanto quanto se sabe, é confinada apenas a batatas. Sua presença no solo impede o cultivo contínuo de batatas.

Apelo à rotação de culturas em que o intervalo entre sucessivas culturas de batata é suficientemente longo para permitir o desaparecimento da doença. De maneira semelhante, a murcha de linho ou o algodão exige uma rotação de culturas para evitar que a doença se torne desastrosa.

As doenças bacterianas do tomate, batata, berinjela, repolho e numerosos outros vegetais, a ferrugem e manchas de pequenos grãos e muitas outras doenças se acumulam no solo sob o sistema de uma safra. Esses problemas podem ser amplamente evitados e o poder de produção agrícola do solo mantido por sistemas inteligentes de rotação.

O ambiente da colheita.

Além de pragas de insetos, doenças de plantas e ervas daninhas que florescem sob o sistema de uma colheita em desvantagem, há outro fator adverso ao melhor crescimento das plantas. Consiste em excrementos emitidos pelas raízes das plantas que se acumulam no solo em seu prejuízo.

Como regra geral, esses excrementos não são igualmente prejudiciais para uma classe diferente de culturas, e uma rotação, portanto, diminui o prejuízo. As substâncias excretadas são de natureza orgânica e mudam de caráter ou desaparecem completamente com o tempo, de modo que as culturas que as originam possam ser devolvidas à terra depois de um ano ou mais sem ferimentos.

Rotações garantem devoluções

O velho ditado, “Não coloque todos os seus ovos em uma cesta”, aplica-se com a mesma força na produção das colheitas. Condições desfavoráveis em qualquer localidade raramente causam falhas em todos os tipos de culturas, embora não seja incomum uma falha completa de uma determinada cultura em uma determinada localidade.

Uma rotação de culturas que inclui uma variedade de culturas, portanto, evita falhas completas.

Evitar rendimentos reduzidos da colheita.

O preparo do solo para culturas cultivadas, como milho ou batata, aumenta o rendimento da colheita que se segue, proporcionando uma melhor condição física do solo.

De maneira semelhante, as leguminosas deixam matéria orgânica e nitrogênio no solo que é utilizado com a vantagem do milho ou da batata que pode ser seguida. O cultivo deu colheitas destrói ervas daninhas para a vantagem das culturas que se seguem e que não recebem cultivo.

As rotações sistematizam a agricultura.

Uma rotação bem planejada das culturas permite que o agricultor saiba definitivamente o que deve ser feito a cada ano e faz uma estimativa possível das despesas e retornos gerais que podem ser esperados.

Também lhe permite planejar seu trabalho e proteger seus materiais, como sementes, fertilizantes etc., antes do tempo necessário.

Rotações distribuem mão-de-obra

Uma boa rotação de culturas permitirá ao agricultor fazer uma proporção maior de seu próprio trabalho do que seria possível se a terra fosse dedicada a uma cultura. Isso permite que ele utilize sua própria mão de obra ao máximo proveito possível e reduza as despesas necessárias para a mão de obra contratada.

É importante, portanto, na seleção de culturas para rotação , selecionar aquelas que competirão entre si pelo trabalho de homens e equipes o menos possível. A rotação comum de milho, aveia, trigo e feno atende a esses requisitos bastante bem.

Rotação de colheitas

Para ilustrar, a preparação da terra e a semeadura de aveia ocorrem no início da primavera. Entre o tempo de semeadura da aveia e o tempo de plantar milho, há tempo suficiente para preparar a terra para a última safra.

O cultivo de milho precederá a colheita de feno e aveia. A preparação da terra para o trigo de inverno ocorrerá após o período da colheita e antes da colheita do milho.

Isso ocupa totalmente o tempo do agricultor durante a estação de crescimento. Às vezes, haverá um conflito entre a colheita de trigo e feno e o cultivo de milho, exigindo um pouco de trabalho extra naquele momento.


Princípios de rotação de culturas

Uma boa rotação de culturas deve conter

(1) Uma cultura entre lavouras.

(2) uma colheita de dinheiro.

(3) Culturas para alimentar.

(4) Uma colheita para fornecer húmus e nitrogênio.

Todas as culturas podem ser classificadas aproximadamente sob três cabeças, a saber: exaustivas, intermediárias e restauradoras. Todas as colheitas, quando colhidas, retiram da terra mais ou menos alimentos vegetais e, nesse sentido, são exaustivos.

Nenhuma colheita restaura ao solo uma quantidade considerável de alimentos vegetais, a menos que sejam lavrados ou deixados em decomposição na superfície do solo. Não obstante esses fatos, certas culturas deixam a terra em condições mais precárias para as culturas subsequentes do que antes.

Estes são designados como culturas exaustivas e incluem trigo, aveia, centeio, cevada e milho. Seu efeito prejudicial sobre as culturas subsequentes pode ser devido a qualquer pessoa ou a uma combinação de vários fatores, entre os quais: condição física do solo, insetos prejudiciais, doenças de plantas, redução da umidade do solo e falha no fornecimento de matéria orgânica ou nitrogênio no solo. qualquer quantidade apreciável.

É aconselhável, portanto, selecionar o maior número possível de culturas restaurativas e, assim, organizar as culturas que serão seguidas pelas culturas exaustivas. Essas duas classes de culturas devem alternar na medida do possível.

Em conjunto com isso, deve-se selecionar as culturas que produzirão bem e para as quais há demanda, seja para alimentar a fazenda ou como uma cultura comercial. As melhores variedades de culturas que entram em rotação devem sempre ser usadas. Estes serão determinados em grande parte pelas condições locais.


A sequência de culturas para rotação de culturas

É um bom plano seguir uma colheita com uma estação de crescimento longa, por uma que tenha uma estação de crescimento curta. Isso é tipificado quando o milho é seguido por aveia. Por sua vez, aveia ou cevada são removidas da terra em tempo suficiente para a semeadura do trigo de inverno. Que ocupa a terra por um período bastante longo. Nesse sentido, é aconselhável fornecer na rotação de culturas um local onde o estrume possa ser transportado diretamente de estábulos e currais e aplicado nos campos.

Onde houver abundância de esterco, o milho é extensivo e vantajosamente usado como alimento para gado. O milho pode ser cultivado em dois anos seguidos, especialmente quando o solo é fértil e o esterco está disponível para a primeira e a segunda safras.

É desejável que as culturas sejam organizadas de tal maneira que os atos de melhoria de cada cultura sejam recebidos regularmente e os efeitos negativos das culturas exaustivas sejam sistematicamente neutralizados pela cultura a seguir.


Duração da rotação de culturas

A duração das rotações das culturas será determinada pelas condições locais e pelo caráter das culturas cultivadas, juntamente com o valor da terra e o custo da mão-de-obra.

Culturas que são caras de estabelecer, como a alfafa, devem ocupar a terra por dois ou mais anos, a fim de minimizar o custo anual de produção. O tempo que uma colheita permanece produtiva também é um fator.

O custo anual das sementes e a preparação da terra para a colheita é de metade ou um terço do mesmo se a colheita for continuada por dois ou três anos, respectivamente, como se fosse permitido permanecer apenas um ano. Desde que o rendimento seja satisfatório, geralmente vale a pena continuar a colheita. Isso tende a uma rotação de culturas mais longa.


O que cultiva para crescer

As culturas a serem cultivadas em rotação serão determinadas por vários fatores, como a adaptação do solo, a duração da estação de cultivo, as demandas do mercado, as instalações de transporte e o sistema agrícola que prevalece.

Além desses fatos, há outra consideração que não deve ser esquecida. Normalmente, não é aconselhável seguir uma colheita como o tabaco, que é considerado um alimentador bruto, com outra colheita, como o milho, com hábitos alimentares semelhantes.

Tal prática é permitida apenas em solos muito férteis ou onde a qualidade das seguintes culturas deve ser influenciada por uma redução de matéria orgânica ou de alimentos vegetais disponíveis. Por exemplo, a grosseria do tabaco pode ser reduzida se for precedida pelo milho.


Quando aplicar estrume e fertilizantes

 É geralmente aconselhável aplicar esterco de curral nas culturas em rotação que tenham uma estação de crescimento longa ou alto valor monetário, ou naquelas consideradas como alimentadores brutos, como o milho. Na ausência de estrume, a mesma regra se aplica às aplicações de fertilizantes comerciais.

Quando o estrume é complementado com fertilizantes, os fertilizantes são melhor adaptados às culturas de curta estação de crescimento ou àquelas influenciadas em qualidade pelo caráter ou forma de um ingrediente fertilizante específico.

Nesse sentido, deve-se ter em mente que as leguminosas requerem apenas fertilizantes minerais e que as culturas que demandam muito nitrogênio devem seguir as leguminosas.

Alguns exemplos sugeridos de rotação de culturas

As culturas devem seguir-se naturalmente. Cada colheita deve pavimentar o caminho para a colheita seguinte. Os melhores resultados serão garantidos quando as plantas não forem obrigadas a fazer sua parte em desvantagem.

Sempre que possível, uma grande proporção do produto da rotação deve ser alimento para o gado. Isso fornece a manutenção da fertilidade do solo.

Rotação de culturas na parte nordeste dos Estados Unidos

Na parte nordeste dos Estados Unidos, uma rotação de milho, aveia, trigo e feno com várias modificações domina a maioria dos tipos gerais e pecuários de agricultura.

Ao omitir a aveia, obtém-se resultados de rotação de três culturas, que, se limitadas a três anos de duração, contribuem para a fertilidade do solo, proporcionam uma cultura comercial e, ao mesmo tempo, fornecem uma abundância de alimentos e roupas de cama para animais.

Isso pode ser complementado com alfafa, aumentando assim a oferta de proteínas. Em solos pouco adaptados ao trigo, essa colheita pode ser omitida e a aveia substituirá. Nas latitudes mais setentrionais e em altitudes mais altas, a área cultivada de milho será reduzida e a de aveia e feno aumentada.

Onde os mercados são favoráveis ​​e o solo é adaptado às batatas, essa safra pode ser substituída por uma parte do milho, aumentando assim as culturas comerciais em detrimento da forragem.

Trigo para rotação de culturas

O trigo geralmente prova uma colheita melhor para semear trevo e gramíneas do que a aveia. Na maioria das partes desta seção do país, as gramíneas são necessárias no outono. E o trevo semeado no início da primavera.

Mais ao sul, o trevo e a grama podem ser semeados no outono. As quatro culturas básicas acima mencionadas podem ser organizadas em várias rotações com adubo e fertilizantes aplicados.

Rotação de culturas em Nova Jersey, Delaware, Maryland e Virgínia

Nas regiões de caminhões de Nova Jersey, Delaware, Maryland e Virgínia, duas colheitas podem frequentemente ser asseguradas em uma estação. Em grande parte desta região, os tomates podem ser servidos até 1º de junho. Isso dá a oportunidade de cultivar uma cultura de amadurecimento rápido antes que a terra seja necessária para o tomate.

Se for necessário o feno, o trevo carmesim pode ser semeado no outono e cortado para o feno na próxima primavera, antes que a terra seja necessária para o tomate. Onde as fábricas de conservas estão disponíveis, as primeiras ervilhas podem ser colhidas antes da hora para preparar os tomates.

Isso dá duas colheitas em uma estação, as quais proporcionam a operação da fábrica de conservas e prolongam sua estação de atividade. O trevo carmesim pode ser semeado nos tomates no último cultivo, e o crescimento é revertido na primavera seguinte, para o benefício de uma safra seguinte.

Rotação da safra de dois anos

Neste distrito, uma rotação de dois anos, na qual quatro culturas são cultivadas, mostra-se bastante bem-sucedida. Duas delas são culturas comerciais e duas estão sendo renovadas. As colheitas comerciais são milho e batatas ou tomates. As culturas renovadoras são trevo vermelho, soja ou centeio misturado com ervilhaca de inverno.

Isso torna desnecessária a compra de nitrogênio em fertilizantes. O fosfato ácido e a potassa são aplicados em quantidades moderadas e geralmente apenas nas culturas comerciais. Este sistema, sem qualquer adubo e com o uso ocasional de cal, mantém a fertilidade do solo.

Rotação de culturas em Ohio e Indiana

Em partes de Ohio e Indiana, é comum uma rotação de três anos de milho, trigo e trevo. Um ponto forte nessa rotação é que a lavoura responde por três colheitas. Quando a grama do trevo é lavrada com milho na primavera, o solo se rompe facilmente. Fazendo assim um canteiro ideal para o milho.

O cultivo dado ao milho fornece um bom canteiro de trigo para o trigo, com nenhuma outra preparação que não seja o tratamento completo e a trituração do restolho do milho. Obviamente, isso requer a remoção dos talos de milho suficientemente cedo para semear o trigo. Não é aplicável onde a estação de crescimento é muito curta.

Vantagens

Essa rotação não apenas economiza mão-de-obra, como sugerido acima, mas faz uma boa distribuição de mão-de-obra. Além disso, prevê uma ocupação contínua do solo.

Se o gramado dedicado ao milho não for lavrado até que a primavera e o milho sejam seguidos pela semeadura de trigo no outono, onde são plantadas grama e trevo. O solo estará sujeito a erosão somente durante o período em que estiver no milho.

O milho fornece o material para o silo. O feno do trevo fornece a proteína em que o milho é deficiente, dando assim uma ração bem equilibrada. A palha do trigo é boa para a cama, enquanto o trigo pode ser vendido em troca de concentrados.

Em fazendas sem pastagem permanente, o trevo e o timóteo podem ser deixados por mais um ano. Cortar uma vez e pastar depois.


Métodos de planejamento e gravação de rotações

É um princípio que deve haver tantos campos quanto anos. E colheitas em rotação, a menos que duas colheitas possam ser colhidas da terra em um ano.

Também é aconselhável que os campos tenham o mesmo tamanho e produtividade iguais. Isso fornece uniformidade na distribuição do trabalho de ano para ano. Garantir a utilização adequada do produto.

Onde o gado domina o tipo de agricultura, muitas vezes é aconselhável adotar duas rotações. Uma rotação de culturas é conhecida como principal. E o outro como a rotação menor.

O primeiro incluirá as culturas básicas cultivadas para alimentação e mercado. Enquanto o último fornece sujeira e culturas anuais de pastagem. Nesse esquema, a rotação menor deve estar localizada perto da fazenda. Assim, os pequenos campos serão facilmente acessíveis.

Fonte: https://www.eagrovision.com/crop-rotation/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários