ração para cavalo

Ração para cavalo: dicas para escolher o melhor alimento e colher os melhores resultados com seu animal

eficiencia bezerros

Você está confuso com a dieta e a ração para cavalo? Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo.

Nós sabemos o quanto uma dieta balanceada e uma alimentação de qualidade faz diferença no desenvolvimento, na saúde e no bem-estar de qualquer ser vivo. Nesse sentido, não poderia ser diferente com os equinos.

Fornecer uma boa alimentação para os equinos, incluindo feno e uma boa ração para cavalo é crucial para que ele tenha um ótimo desempenho.

E não importa se você cuida sozinho do seu cavalo ou tem uma equipe especializada para isso. O conhecimento básico sobre a alimentação de um cavalo é o mínimo para saber se ele possui um nível nutricional adequado.

Você já conhece o cavalo Campolina, o tesouro brasileiro? E o Quarto de Milha? Em nosso site você tem informação sobre eles e muitas outras raças!

Tipos de ração para cavalos

Cada animal possui uma necessidade específica no que diz respeito aos nutrientes e, também, à quantidade da porção.

eficiencia bezerros

Confira, a seguir, alguns aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de definir a ração para cavalo mais adequada à sua realidade:

  • Óleos e gorduras: elas estão na composição das rações para cavalos e são importantes para os equinos, já que auxilia na digestão e é, também, fonte de energia.
  • Minerais: preferencialmente cálcio, fósforo, magnésio, sódio, cloro, potássio, ferro, zinco e selênio são fundamentais para a saúde e equilíbrio dos animais.
  • Proteínas: não tem jeito, uma boa ração para cavalos é aquela que possui uma quantidade relevante de proteínas. Elas são responsáveis pelo aumento da massa muscular e o desenvolvimento do animal. Uma boa estratégia de nutrição é manter cerca de 8 a 10% de proteínas na ração.
  • Hidratos de carbono: são eles que oferecem uma energia muito mais utilizável para os equinos. Existem, em geral, quatro tipos de hidratos de carbono mais comuns para a dieta dos equinos, são os monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
  • Fibras: assim como no organismo humano, as fibras ajudam os equinos a melhorar e manter o funcionamento digestivo. Apesar de ser muito relevante na dieta, é necessário, também, um cuidado e atenção ao equilíbrio em relação aos outros nutrientes, ok?
  • Água: hidratação não é apenas importante, mas também crucial. Os equinos PRECISAM se manter hidratados ao longo do dia. Para isso, por outro lado, não adianta colocá-lo para beber água o dia inteiro. A quantidade ideal varia de acordo com o tamanho, peso e esforço do animal. Por isso, vale a pena consultar um veterinário.
  • Vitaminas: apesar dos equinos exigirem uma quantidade bem menor de vitaminas, elas ainda precisam estar presentes na dieta do animal, sobretudo as vitaminas A, B, D, E e K.

O que você precisa saber para escolher a melhor ração para cavalo

Uma dúvida muito comum no que diz respeito à alimentação dos equinos ou na hora de escolher a melhor ração para cavalo é, justamente, como escolher e quanto oferecer ao animal.

Normalmente, é comum oferecer cerca de 2,5% do peso total de seu corpo. É importante levar em consideração que, além da ração, outros alimentos importantes, como suplementos e feno precisam entrar no cálculo.

O feno não pode ser deixado de lado, já que ele é uma fonte alternativa de fibra muito rica. Além disso, as rações possuem categorias específicas, que devem ser seguidas, já que são pensadas para diferentes contextos com as proporções mais adequadas para cada fase do equino. Conheça algumas categorias:

  • Adulto em manutenção
  • Garanhão
  • Adultos em atividade leve, moderada, intensa ou muito intensa
  • Potros lactantes ou desmamados
  • Éguas gestantes ou lactantes

Além de todas essas dicas, o óbvio também precisa ser dito. Por isso, seja sempre rígido com a qualidade do volumoso e fique atento à resposta do cavalo.

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, a ABCMM, possui uma série de informações sobre a nutrição dos equinos e é uma ótima fonte para quem quer se aprofundar no tema.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.