Plantio de melancia

Plantio de melancia: entenda todo o processo

A intenção de qualquer gestor agrícola é expandir sua produção, principalmente com produtos que tenham pouca oferta e bastante demanda. Entenda tudo sobre o processo de plantio de melancia e analise essa opção!

Um dos fatores para que a melancia tenha pouca oferta é que, para realizar a sua produção, é necessário um maior rigor técnico que a média.

Mas o que seria rigor técnico na agricultura? Explico: é o conjunto de informações referentes ao ambiente da lavoura, e que sejam relevantes para a produção de uma determinada mercadoria agrícola.

Alguns produtos agrícolas podem ser desenvolvidos com poucas informações sobre o solo (químicas e biológicas), ambientais e climáticas (quente, frio, úmido, seco), já outros, não. E esse é exatamente o caso do plantio de melancia.

O plantio de melancia é um processo um pouco mais complexo em comparação aos outros plantios de frutas. E, vendo essa complexidade, decidimos criar um artigo com as principais informações para o início de uma plantação de melancia.

Como plantar melancia?

Antes de mais nada, alguns critérios devem ser analisados para iniciar o plantio de melancia.

Conforme dito anteriormente, a melancia é uma fruta um pouco mais difícil de ser plantada adequadamente. Portanto, dividimos os critérios na ordem em que devem ser analisados e implementados para que você, produtor ou engenheiro agrônomo, possa executar um plantio de melancia eficaz na sua fazenda.

Época de plantio de melancia

Deve-se atentar, antes de tudo, para a época de plantio de melancia, pois trata-se de um dos fatores majoritários que podem impactar na sua lavoura.

Resumidamente, nas regiões de clima frio, o plantio de melancia pode ser feito entre outubro a fevereiro. Já nas regiões de clima ameno, pode ser feito entre agosto a março. E nas regiões de clima quente, durante o ano todo. Porém, neste último caso, deve-se levar em conta a importante ressalva de que o plantio deve ser realizado com o uso extenso da irrigação.

Clima

O clima é um fator importante. Podemos dizer que, para o plantio de melancia, o clima mais adequado é: sem chuvas intensas e que o clima esteja variando entre 18 ºC a 25 ºC. 

Regiões propícias para o plantio de melancia

As regiões de baixa altitude, em razão do clima propício (seco e quente) são as mais propícias para o plantio de melancia.

Inclusive, é possível manter a produção da fruta nessas regiões, mesmo quando em outras regiões não é possível a sua continuidade. Esse é um fato importante, já que são nessas situações que se estabelece uma alta demanda e uma baixa oferta, favorecendo os produtores que estão situados nas regiões de baixas altitudes.

Abelhas: perigo para o plantio de melancia

Você leu certo. As abelhas possuem papel fundamental no bom desenvolvimento do plantio de melancia. Isso pois elas realizam a polinização das pequenas flores amarelo-esverdeadas que nascem do caule da fruta. Portanto, é recomendado que o produtor instale de duas a três colmeias por hectare, próximas à lavoura.

Espaçamento do plantio de melancia

Definidos os fatores decisivos, como o solo, o clima e a região em que será iniciado o plantio, devemos definir o espaçamento para a semeadura.

O espaçamento pode variar entre 3m (entre as linhas) x 1m (entre as covas), 3m x 2m ou, ainda, 3m x 3m. 

Segundo a Embrapa, quanto maior o espaçamento para a semeadura de melancia, melhor. Isso melhora a ventilação da cultura, diminui a propagação de doenças e o ataque de pragas. Além de auxiliar nesses pontos, uma semeadura bem espaçada também facilita o trabalho das abelhas.

Abertura das covas 

Quanto mais bem feitas e adubadas forem as covas, melhor as melancias se desenvolverão. Cada cova, por sua vez, deverá possuir a profundidade de dois dedos (4 cm). 

Para fazer a semeadura, após ter cavado (de preferência com um enxadão), regue, ponha 4 sementes de melancia e tampe o buraco.

Irrigação 

A irrigação é um dos pilares para que sua lavoura dê certo.  Vale dizer, antes de qualquer coisa, que o excesso de água faz com que a melancia perca sua qualidade, deixando-a sem gosto. Portanto, para que sua produção seja eficaz, faça o seguinte: 

  • Da semeadura até a germinação, regue diariamente, mas com pouca água;
  • Da germinação até a frutificação, regue com menor frequência e utilize muita água; 
  • Da frutificação até a colheita, regue menos frequentemente ainda, mas agora, novamente, com pouca água;
  • Com os frutos quase maduros, cesse as regas. Entretanto, pode haver necessidade de irrigar em algum momento, para que as plantas não murchem.

A colheita 

Entre 80 a 110 dias após o plantio, a melancia estará pronta para ser colhida. Você irá perceber, também, que chegou a hora da colheita quando a terra embaixo dela estiver amarelada

Observação importante: ao colhê-la, deixe o talo na fruta para que ela não apodreça!

Tipos de melancia

Existem alguns tipos de melancias híbridas espalhadas pelo mundo. Por isso, reunimos aqui as 3 principais espécies. Leia sobre elas a seguir.

Melancia “sem sementes” 

A melancia se chama “sem sementes” mas, na verdade, as sementes existem. Entretanto,  são muito pouco desenvolvidas e perceptíveis. 

Essa espécie se originou no Japão, tendo nascido do cruzamento entre plantas de diferentes constituições genéticas. 

Vale dizer, também, que a produção desse tipo de melancia no Brasil ainda é pequena, mas está em expansão. Ela está sendo, então, aprimorada pela Embrapa.

Melancia de polpa amarela 

A melancia de polpa amarela, também conhecida como melancia japonesa ou kodama, é um tipo relativamente menor (seu peso varia de dois a quatro quilos). Elas têm como característica a polpa cor amarelo canário e possuem um sabor diferenciado. 

Melancia de polpa branca 

A melancia de polpa branca, ou melancia forrageira, foi introduzida no Brasil colônia e hoje já é bastante comercializada.

Esse tipo de melancia possui casca mais dura que as outras e sua polpa é consistente. Além disso, apresenta baixo teor de sacarose, o que a torna sem sabor.
Gostou de saber sobre o processo de plantio de melancia e seus variados tipos? Que tal, então, dar uma olhada no nosso post sobre fertirrigação para desenvolver ainda mais a sua lavoura de melancia? Bom cultivo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.