Linha de ordenha: aprenda definitivamente como fazer na sua fazenda

Linha de ordenha: aprenda definitivamente como fazer na sua fazenda

A mastite bovina é uma doença que afeta muito a produtividade da fazenda. No entanto, existem algumas estratégias para reduzir a contaminação do rebanho, como a linha de ordenha.

Você vai ver nesse post:

  • O que é mastite bovina?
  • O que é?
  • Como fazer?
  • Quem pode fazer?

O que é mastite bovina?

A mastite bovina é uma inflamação da glândula mamária e é uma das principais doenças de vacas leiteiras. A mastite bovina ou mamite prejudica a produção e a qualidade de leite e pode levar a descarte das vacas por perda dos quartos mamários. Além disso, tem impacto na saúde pública, devido a bactérias perigosas à saúde humana.

O que é linha de ordenha?

A linha de ordenha consiste basicamente em uma estratégia de ordenha do rebanho em que as vacas doentes não contaminam as vacas sadias.

Como fazer linha de ordenha?

Elaborar essa linha é definir quais vacas serão ordenhadas primeiro.

Essa simples estratégia, sem custo algum, vai reduzir a transmissão da doença, taxa de novas infecções e mastite nas vacas.

As primeiras vacas a serem ordenhadas são as sadias e só depois, as doentes.

Como fazer linha de ordenha:

  1. Vacas primíparas que nunca tiveram mastite;

  2. Vacas multíparas que nunca tiveram mastite;

  3. Vacas que já apresentaram mastite e foram curadas;

  4. Vacas com mastite subclínica;

  5. Vacas com mastite clínica*

*  É importante ressaltar que o leite das vacas com mastite clínica deve ser armazenado em latão separado e depois descartado. Um erro nesse processo pode comprometer o leite de todo o tanque resfriador.

Quem pode fazer linha de ordenha?

A estratégia de linha é válida para os produtores que possuem ordenha mecanizada. Caso as vacas doentes fossem ordenhadas antes das vacas sadias, poderia haver uma contaminação das teteiras, afetando as vacas sadias que viriam a seguir.

O produtor pode organizar essa estratégia seguindo os padrões acima. No entanto, recomenda-se a consultoria de um veterinário ou zootecnista de modo a avaliar as condições gerais do rebanho e entender possíveis agentes causadores de mastite na propriedade.

linha de ordenha
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários