cavalo quarto de milha

Cavalo Quarto de Milha: tire suas dúvidas sobre a raça

Você já reparou nos cavalos que os cowboys americanos montam? Em toda a sua agilidade e rapidez? E nos cavalos participantes de desfiles e de vaquejadas?

Características diferenciadas esses equinos precisam apresentar, correto? Por isso, iremos aprofundar sobre a origem e as características do cavalo Quarto de Milha.

Neste artigo, conheça mais sobre a raça de cavalos mais rápida do mundo e esclareça algumas dúvidas!

História do Cavalo Quarto de Milha

Os cavalos Quarto de Milha surgiram nos Estados Unidos em 1600, sendo a primeira raça a ser desenvolvida na América. Originários de raças da Arábia e Turquia, os Quarto de Milha resultaram do cruzamento entre garanhões dessas raças com éguas da Inglaterra. Gerando assim, cavalos compactos, com músculos fortes, versáteis e com o poder de correr distâncias curtas com mais velocidade do que qualquer outra raça.

A raça chegou ao Brasil em meados de 1955, quando a Swift-King Ranch (SKR) importou seis cavalos dos EUA para o país, vindos da matriz norte-americana, a famosa King Ranch, no Texas, a maior fazenda dos Estados Unidos. 

Conforme vários banqueiros, empresários e pecuaristas conheciam os cavalos Quarto de Milhas, a SKR sofria pressão para vender alguns exemplares. Então, a companhia atendeu a poucos criadores e vendeu um número reduzido de potros.  

No Brasil, a raça é muito utilizada em vaquejadas, no nordeste, e trabalhos de campo, no sul do país, concorrendo com o cavalo crioulo

Características principais dos cavalos Quarto de Milha

Possuidores de uma altura média de 1,52 metros, uma cabeça pequena e um corpo forte, os Quarto de Milha possuem como principal característica a versatilidade, podendo executar funções atléticas nas mais variadas modalidades. Eles ostentam, assim, características praticamente exclusivas dentre os demais equinos. Conheça mais sobre cada uma delas abaixo.

Potência

A raça possui músculos traseiros fortemente desenvolvidos, garantindo explosivas arrancadas. Os cavalos da raça Quarto de Milha são capazes de atingir velocidades que chegam a mais de 88 km/h, sendo considerada a raça mais rápida do mundo. O recorde atual é de 20 segundos percorrendo a distância de 402 metros (¼ de milha).

Docilidade

São cavalos extremamente inteligentes e de doma fácil. Por possuírem personalidade dócil, o cavalo Quarto de Milha é muito utilizado em desfiles e paradas militares.

Utilização

Muito utilizado no campo, se destaca pela capacidade de parar abruptamente, o que facilita a lida com gado. Simultaneamente, a habilidade de movimentos, paradas e girar em torno de si mesmo, faz com que ele seja brilhante nas provas de hipismo rural, vaquejada, tambor e baliza, team penning, laço, entre outras.

Aparência do cavalo Quarto de Milha

A pelagem mais comum da raça Quarto de Milha é a de Alazões, caracterizada pela tonalidade avermelhada em todo os seus membros, crina e cauda. O cruzamento entre animais alazões, obrigatoriamente gera produtos alazões. As demais pelagens são: 

  • Alazão tostado (semelhante à borra de café);
  • Baio (tonalidade amarelada ou dourada, e possuir a crina, cauda e membros preto);
  • Baio amarilho (tonalidade amarelo-dourado no corpo e membros e a crina e cauda um tom mais claro, podendo chegar ao branco);
  • Castanho (avermelhada no corpo e membros, crina e cauda pretas);
  • Cremelo (pode ser branco ou creme bem claro, crina e cauda brancas, pele cor-de-rosa ou rosada por todo o corpo e olhos azuis);
  • Lobuno (pelagem acinzentada ou esfumaçada);
  • Perlino (pelagem creme bem clara ou branca, pele rosa ou roseada, crina, cauda e extremidades normalmente tem uma tonalidade mais escura cobre ou laranja e olhos azuis);
  • Preto (pelo do corpo, crina, cauda e membros apresentam a mesma tonalidade);
  • Rosilho (pelagem básica castanha ou alazã, com grande infiltração de pelos brancos pelo corpo, com incidência maior nos flancos e virilhas);
  • Tordilho (Caracteriza-se pela infiltração progressiva de pelos brancos no animal. Para um animal ser tordilho, obrigatoriamente um de seus genitores também deve ser tordilho);
  • Zaino (pelagem em que pelos pretos e castanhos se entremeiam, dando uma tonalidade geral escura, com regiões como bochechas, axilas, flancos e virilhas com tonalidade amareladas, mais claras que as demais partes do corpo).

Padrão Racial

Em seu padrão racial é permitido possuir pelos brancos em determinadas áreas, contanto que:

  • Corpo: não ultrapassem 10cm² do corpo; 
  • Membros anteriores: os calçamentos não podem ultrapassar a linha média imaginária traçada no joelho; 
  • Membros posteriores: os calçamentos não podem ultrapassar a linha traçada na altura da ponta do jarrete;
  • Cabeça (parte superior): limite estabelecido por linhas traçadas do meio da inserção da orelha até o canto da boca;
  • Cabeça (parte inferior): limite estabelecido na linha do músculo masseter (linha do cabresto).

Passado disso, já é considerado descaracterização da raça.

Sobre a ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) 

A Associação foi fundada em 15 de agosto de 1969, no Parque da Água Branca em São Paulo, onde ainda permanece, com o objetivo de oferecer estrutura para os interessados em investir na criação de animais da linhagem Quarto de Milha.

A entidade oferece estímulo para a criação de cavalos dessa raça em todo o território nacional, por meio da promoção de eventos e apoio a associações afiliadas cujo objetivo seja a preservação da mesma. 

Esperamos que com este artigo você tenha sanado alguma de suas dúvidas. Aproveite e também aprenda a como andar a cavalo com segurança!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.