puro-sangue-ingles

Cavalo Puro-Sangue Inglês: origem, características e muito mais!

eficiencia bezerros

Com velocidade notável e um espírito extraordinário, o Puro-Sangue Inglês é um dos queridinhos quando o assunto é cavalos de corrida.

Se você procura um cavalo para competições equinas, com raça puro-sangue e com um excelente desempenho em salto, caça e corrida, então você precisa considerar o Puro-Sangue Inglês.

Sim, esses cavalos elevaram o nível das corridas de uma forma incrível! Além disso, eles são extremamente majestosos e elegantes. É lindo ver um PSI de perto!

Com essa combinação tão especial, eles merecem um artigo especial com todas as informações sobre esses “lordes”.

Origem do Puro-Sangue Inglês

Como o próprio nome já diz, os Puro-Sangue Inglês foram desenvolvidos na Inglaterra para corridas e saltos.

De acordo com documentos e pesquisas, eles surgem de três grandes garanhões importados para o Reino Unido logo no início do século 18: The Darley Arabian, Byerley Turk e Godolphin Barb. Esses animais foram cruzados, então, com éguas nativas inglesas, que eram muito fortes e calmas.

Curiosidades da raça

Pouca gente sabe, mas um estudo bastante recente mostra que 95% dos cavalos Puro-Sangue Inglês possuem linhagem direta com os Darley Arabian. Por outro lado, a maior parte dessa raça vem do cruzamento com Godolphin Barb. Ou seja, a maior parte dos cavalos puro-sangue que existem hoje possuem ligação genética direta com aproximadamente 28 garanhões famosos entre os séculos XVII e XVIII.

Outra cursidade muito interessante é que o Puro-Sangue Inglês é considerado, em distâncias médias (800 e 3.000m), o cavalo mais veloz do mundo.

O famoso Stud Book

O Stud Book é um arquivo oficial com registros genealógicos de uma determinada raça. Isso é bem difundido no mundo e começou com os Puro-Sangue Inglês, em 1793, na Inglaterra.

Atualmente, são as associações que acompanham a criação e desenvolvimento dos PSI. Na Argentina, por exemplo, foram registrado 6600 novos exemplares. Já no Brasil, foram cerca de 3300.

O Stud Book Brasileiro foi fundado em fevereiro de 1891, através de um decreto do Governo Provisório da época.

eficiencia bezerros

Características do Puro-Sangue Inglês

É difícil olhar para o Puro-Sangue Inglês e não se encantar com o seu tamanho! Essa é, sem dúvidas, uma das características mais fortes da raça.

Os Puro-Sangue Inglês possuem cabeça desligada, peito largo e costas curtas. Essa estrutura, com ossos e pernas mais curtas, permitem um passo maior.

Eles também ganham destaque por sua resistência, além da velocidade. Foram combinados com esses objetivos e ajudam a melhorar outas raças de cavalo.

Para quem procura um cavalo de velocidade, o Quarto de Milha também merece ser considerado na lista de destaque!

Eles possuem um tamanho médio de 165 centímetros e são muito elegantes. Possuem focinhos musculosos, assim como seu corpo e, também, olhos amendoados, com pelos brilhantes, sobretudo no pescoço.

Confira outras características do Puro-Sangue Inglês:

  • Cores tradicionais: castanho, cinza, preto, baio e alazão, com possíveis marcar nas pernas ou no rosto.
  • Personalidade: cheio de energia, aprendizagem rápida, sensível, inteligente e dominador. Não é fácil de domar um Puro-Sangue Inglês.
  • Utilização: corridas, para melhorar outras raças, competições e eventos.

A Associação Brasileira de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida

A Associação Brasileira de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida tem como objetivo orientar e difundir a criação de cavalos Puro-Sangue Inglês no Brasil, além de realizar pesquisas e estudos que solucione problemas regionais e que viabilizem a exportação do Puro-Sangue Inglês Brasileiro.

No site da associação, você também encontra estatísticas e notícias sobre a raça.

Vale a pena conhecer a A.B.C.P.C.C. e ficar por dentro das novidades sobre os Puro-Sangue Inglês.

Agora, se você quer ter uma visão geral sobre os equinos e conhecer outras raças, conheça nosso site.

 Leia também sobre o Cavalo Campolina!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.