Capim Mombaça

O que é Capim Mombaça e como cultivá-lo?

Se você é produtor pecuarista, já sabe que a alimentação dos seus animais é fundamental. Que tal conhecer o Capim Mombaça, uma forma alternativa e mais efetiva de realizar a engorda de bovinos e caprinos?

Isso é possível através da utilização do capim mombaça, uma gramínea extremamente nutritiva para os animais no seu período de crescimento e engorda.

Ficou interessado em utilizar o capim mombaça na sua criação? Então continue a leitura e aprenda sobre suas características e boas práticas para plantá-lo!

O que é capim mombaça?

O capim mombaça é uma planta tropical, originária da África, que foi introduzida no Brasil pela Embrapa em 1994. Trata-se de uma gramínea com folhas quebradiças e que se estabelece muito bem em solos arenosos e argilosos, desde que estes sejam férteis para o seu crescimento.

O capim mombaça forma touceiras (conjunto de plantas de uma mesma espécie que nascem muito próximas umas das outras) com até 1,65 m de altura. Além disso, seus colmos são levemente arroxeados e suas folhas possuem poucos pêlos. 

Trata-se, também, de uma planta bastante “exigente” quanto às propriedades do solo, necessitando, principalmente, de altos níveis de fósforo. Além disso, é uma planta altamente produtiva e adaptável aos diferentes climas.

Para que serve capim mombaça?

O capim mombaça serve, essencialmente, para a alimentação da pecuária. E esse fato se dá, principalmente, por conta da necessidade nutricional e palatabilidade dos bovinos e caprinos, sendo o capim mombaça a sugestão ideal para a alimentação desse tipo de rebanho.

Como plantar capim mombaça? 

Para facilitar o plantio, reunimos algumas informações para você, produtor, iniciar seu cultivo de capim mombaça para sua criação. Veja, a seguir, os passos necessários.

Semeadura e espaçamento

A semeadura deve ocorrer no início do período de chuvas (entre outubro e novembro). 

O espaçamento, por sua vez, pode ter entre 0,5 a 1,0 m entre cada cova, e pode até mesmo ser semeado a lanço (jogando as sementes). 

As covas para semear o capim mombaça podem ser abertas com o auxílio de um enxadão ou manualmente. O requisito principal é que tenham de 2 a 4 cm de profundidade. 

Observação: vale ressaltar que, para solos ácidos, o ideal é que seja aplicada uma solução de 2,0 a 3,0 t por hectare de calcário dolomítico e também de 80 a 120 kg por hectare de P2O5 antes do plantio. Além disso, é sugerida a aplicação de 40 a 60 kg de K2O por hectare.

Pós-plantio: pastejo e ganhos de peso para o rebanho

O pastejo pode ser iniciado após 90 dias do plantio. 

Somado à isso, os ganhos de peso do rebanho podem variar de 450 a 700 g no período chuvoso e de 150 a 350 g na estiagem. 

Isso dito, podemos afirmar que o produtor que deseja aderir ao capim moçamba verá ganhos significativos no peso de seus animais. Por ano, pode-se estimar um ganho de 450 kg de peso vivo por hectare. 

Isso fica mais evidente quando comparamos o peso ganho por animais que se alimentam com a braquiária, que só chega a 100 kg de ganho de peso vivo por hectare.

Gostou do nosso artigo sobre esse capim tão nutritivo e de fácil implementação para sua pecuária? Se você se interessou pelo assunto, também recomendamos que se dedique à leitura sobre o sorgo, uma planta perfeita para ser somada na dieta animal da sua pecuária!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.