Raça de cavalo Paint Horse

American Paint Horse: conheça essa raça icônica!

Paint Horse é uma raça de cavalo que chama atenção, não só por sua aparência única e exuberante, mas também por sua versatilidade para trabalho, lazer ou esporte. Além disso, por ter um temperamento dócil, o animal é ideal para criadores de cavalos, mesmo aqueles que são iniciantes no ramo.

Atualmente, o animal é uma das raças de cavalo mais caras e comercializadas nos Estados Unidos. Já no Brasil, é campeão de importação, e está tornando-se uma das raças mais populares do país.

Continue a leitura deste artigo para saber mais informações e peculiaridades sobre o Paint Horse!

A origem da raça Paint Horse

O cavalo Paint Horse é originário dos Estados Unidos (EUA). Sua tradução para o português significa Cavalo Pintado (“paint” significa pintado, e “horse”, cavalo).

Sua história começou por volta do ano de 1500, quando exploradores da Espanha chegaram nos EUA com diversas raças de cavalos. Acredita-se que um desses cavalos, de raça indefinida, com cor branca e manchas avermelhadas, cruzou com os Mustangues (cavalos nativos dos EUA), originando a raça Quarto de Milha

Posteriormente, colonizadores britânicos que chegaram aos EUA incluíram o Puro Sangue Inglês no cruzamento dos Quarto de Milha, originando, finalmente, o Paint Horse.

Até 1940, o Quarto de Milha e o Paint Horse possuíam o mesmo fundo genético, porém foram divididos devido às manchas características que os Paint Horse possuíam. Em 1965, surgiram duas organizações especializadas na raça, que se uniram e formaram a Associação Americana de Paint Horse, que ainda é responsável pelo registro do animal nos EUA.

Principais características

O Paint Horse é um cavalo inteligente e sociável, com temperamento amigável e dócil. A altura média desse animal é entre 1,50 e 1,60 metros. Já o peso varia entre 430 e 540kg, o que é superior a outras raças mais comuns.

O cavalo dessa raça é muito conhecido por sua versatilidade de uso, e é grandemente usado em funções do campo como transporte e trabalho, lazer e também competições.

Além disso, características marcantes desse animal são: a estrutura musculosa, principalmente o pescoço, o tórax largo, os traseiros e as pernas fortes, as orelhas de tamanho médio e os olhos alertas. 

Além do mais, a pelagem malhada/bicolor também é característica desse cavalo, podendo haver combinação entre o branco com o preto, o amarelo, o castanho ou o bege.

Peculiaridades

O Paint Horse é uma raça relativamente nova no Brasil. Até hoje é uma das mais novas do mundo, e ainda é considerada caçula nos EUA. Porém, no país norte-americano, a raça já ocupa uma das primeiras colocações no ranking de comercialização, e também está na terceira posição em número de cavalos. 

Outro fato interessante é que cada Paint Horse tem suas próprias cores, manchas e marcações originais, ou seja: não existem dois cavalos da raça iguais. Isso torna o animal único e o beneficia ainda mais em sua valorização. Por conta disso, foram criados termos para diferenciá-los, que estão descritos abaixo:

Tobiano

Geralmente, o cavalo Tobiano é escuro em um ou ambos os flancos, com manchas brancas ovais ou arredondadas ao longo do pescoço, no peito, e ao redor da cernelha e da cauda. A cabeça é da mesma cor e pode ter desenhos diversos. Já os pelos da cauda e da crina costumam ter as duas cores.

Overo

O cavalo Overo pode ser predominantemente escuro ou branco, mas possui manchas brancas irregulares pelo corpo, exceto nas costas. As patas costumam ter cor escura. A face, em sua maioria, é branca. A cauda, usualmente, possui apenas uma cor.

Tovero

O corpo do Tovero é quase completamente branco, e a cabeça, principalmente ao redor das orelhas, assim como o tórax e os flancos, possuem uma tonalidade mais forte. O peito e a base da cauda têm pontos de tamanho variável. A maioria dos Paint Horse possuem olhos pretos, porém, alguns cavalos do tipo Tovero possuem olhos azuis.

Cuidados na dieta

Como os Paint Horses possuem ancestrais selvagens, esses cavalos são rústicos e requerem menos exercícios do que as outras raças para manterem a forma.

Além disso, eles possuem necessidades nutricionais simples. Portanto, a dieta ideal para esses animais deve incluir capim, feno, grãos e algumas frutas e vegetais. Algumas vezes, pode ser necessário realizar suplementação de vitaminas e minerais.

Um ponto importante a ser citado é que essa raça tem tendência à obesidade, dessa forma, a alimentação com qualidade e quantidade adequadas é um cuidado essencial para a manutenção de sua saúde.

Principais problemas de saúde

Os cavalos Paint Horse possuem chance de desenvolver alguns problemas genéticos. Assim, esses animais exigem atenção especial e cuidados veterinários periódicos para prevenção de doenças.

Exemplos de comorbidades que esses animais podem sofrer são: 

  • a Paralisia Periódica Hipercalêmica, que gera espasmos e fraqueza muscular; 
  • a Astenia Regional Dérmica Hereditária Equina, caracterizada por pele fina e hiperextensível, que lacera facilmente, com dificuldade de cicatrização; 
  • e a Síndrome Letal, que compromete o desenvolvimento do intestino do animal, podendo o levar a óbito nos primeiros dias de vida.

Higiene

O cavalo da raça tem a aparência exuberante como um de seus pontos fortes. Dessa forma, é necessário ter algumas práticas de higiene para manter sua beleza e saúde em dia.

Exemplos de cuidados com esses animais incluem a verificação diária dos cascos, a fim de identificar algum ferimento, e a escovação uma ou duas vezes por semana, para retirar a sujeira e emaranhados de pelos.

Participação em campeonatos

Os Paint Horses são animais fortes, ágeis, rápidos e com ótimo equilíbrio. Dessa forma, eles possuem desempenho admirável e são muito usados em campeonatos de esportes como vaquejada, corridas planas, baliza, tambores, salto, prova de rédeas, entre outros.

Além disso, por serem animais muito sociais e inteligentes, o treinamento desses cavalos é feito com facilidade, o que faz com que sua performance nos campeonatos seja ainda maior.

Para proteção dessa raça de cavalos no Brasil, foi fundada a ABCPaint.

Sobre a ABCPaint

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Paint (ABCPaint) é a associação responsável pela proteção, preservação e divulgação da importância dos cavalos da raça Paint Horse no Brasil. Além disso, a ABCPaint promove e divulga campeonatos de diversos esportes no país, realizados com os animais da raça.

A associação está localizada em Bauru, no estado de São Paulo. Nos últimos anos, o número de associados tem crescido consideravelmente. Se também deseja ser um associado da ABCPaint, clique aqui.

Com sua aparência única, o cavalo Paint Horse vem sendo reconhecido em vários países por suas peculiaridades marcantes. Ele também chama atenção pela versatilidade, temperamento dócil e habilidade para esportes e campeonatos. 

Sua popularidade vem crescendo muito, e ele está se tornando uma das raças de cavalo mais caras do mundo. Sendo assim, sua criação para foco reprodutivo pode ser interessante. Se você deseja obter informações e dicas sobre a reprodução de cavalos, não deixe de conferir nosso artigo sobre Potro: dicas para o sucesso com a reprodução dos cavalos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.