Administração Rural: como iniciar ou aprimorar a sua gestão no campo

Administração Rural: como iniciar ou aprimorar a sua gestão no campo

Uma fazenda não é fácil de cuidar. Na verdade, é bem diferente disso!

Existe uma série de atividades que fazem parte de uma boa Administração Rural: o planejamento de sua estratégia, a organização dos conceitos estratégicos, a execução e o controle do seu negócio para que consiga alcançar seus objetivos finais.

Entender melhor como gerir o próprio empreendimento é a chave para o sucesso. Foi pensando nisso que trouxemos um guia para te auxiliar na administração eficaz do seu agronegócio. Confira!

O que é Administração Rural?

A Administração Rural é um conjunto de tarefas que consistem em planejar, executar e controlar a operação rural a partir de uma observação coerente das necessidades da fazenda e de seus funcionários.

O conceito de Administração Rural, como conhecemos hoje, nasceu no século 20. Sua origem tem ligação direta com as universidades de ciências agrárias inglesas e americanas. Essas, por sua vez, produziam pesquisas sobre a viabilidade econômica das práticas agrícolas.

As pesquisas tinham como objetivo principal a associação dos conceitos gerais de administração para a gestão da produção agrícola, a fim de manter o controle de suas operações.

Sendo assim, a Administração Rural, hoje, é considerada a principal aliada do desenvolvimento da lavoura. Se bem executada, traz resultados financeiros excelentes.

O que deve ser gerenciado na minha fazenda?

Os principais recursos e fatores que a Administração Rural cuida são:

  • Materiais (utilização de produtos e insumos); 
  • Humanos (mão de obra); 
  • Financeiros (preços e disponibilidade dos produtos e insumos);
  • Logísticos (transporte e armazenamento de produtos); 
  • Tecnológicos (maquinário); 
  • Geográficos (disponibilidade da área e conhecimento do solo para plantio); 
  • e Meteorológicos (compreensão sobre o clima da região).

Estes são os principais componentes que o gestor da lavoura deve se atentar para alcançar os seus objetivos com o mínimo de recursos necessários.

E, para esclarecer algumas dúvidas, trouxemos dicas sobre as práticas básicas para que possam ser aplicadas durante a administração da fazenda.

1- Planejamento estratégico 

O primeiro passo para uma boa gestão é elaborar um planejamento estratégico. Trace-o a partir de conceitos básicos de administração. 

Os conceitos comprovadamente eficazes de gestão são: a missão, a visão e os valores do seu negócio.

Resumidamente, podemos dizer o seguinte sobre esses três conceitos de administração:

  • A missão é o propósito da empresa. Ou seja, é o motivo dela existir e trabalhar todos os dias;
  • A visão é a declaração dos objetivos futuros da empresa, ou seja, é aonde ela pretende chegar;
  • Os valores são os princípios do empreendimento.

Esses conceitos básicos nortearão a Administração Rural e farão com que seu empreendimento adquira forma de um projeto rentável e de gestão profissional. Porém, não acaba por aí. 

E este é apenas o primeiro conceito que o futuro administrador deve levar em consideração para o seu negócio.

2- Gestão de estoque

A gestão de estoque é um dos pilares da Administração Rural. No agronegócio, é fundamental lidar de forma eficaz com a estocagem dos produtos que serão utilizados na lavoura e, até mesmo, a armazenagem da própria colheita.

Sendo assim, através de boas práticas de gestão de estoque, será possível reduzir os desperdícios ao mínimo e otimizar os custos de operação.

Formação de Estoques Públicos – Conab

Vale dizer que a estocagem pode ser feita por intermédio do programa privado Formação de Estoques Públicos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que assume a responsabilidade do estoque por um preço determinado. Tudo dependerá do gestor decidir se essa é uma alternativa cabível ou não para o seu negócio.

3- Gestão financeira 

A administração das finanças é muito importante pois lida com alterações no orçamento, fator que pode impactar na eficiência da lavoura. 

Uma boa gestão é capaz de reduzir custos e maximizar os resultados com novas tecnologias.

4- Conhecimento do solo 

O plantio inicial e a colheita final se baseiam, primordialmente, na qualidade do solo. Portanto, um bom administrador é capaz de reconhecer e escolher o melhor tipo de solo para o plantio. 

Variações químicas e disponibilidade hídrica do solo, por exemplo, definem qual cultura será mais adequada para o plantio, assim como os tipos e quantidades de fertilizantes que devem ser utilizados.

5- Gestão de pessoas

Essa pode ser considerada a parte mais importante de toda a Administração Rural, pois bons resultados só são possíveis se houver um trabalho bem conduzido por pessoas. 

Portanto, invista na qualificação da mão de obra do seu agronegócio através de cursos e treinamentos. Busque manter seus funcionários motivados com incentivos como, por exemplo, a participação nos lucros da lavoura, por exemplo. Desta forma, os funcionários se sentirão recompensados pela dedicação que dão à fazenda.

6- Gestão tecnológica

Sabemos que a tecnologia está participando cada vez mais do agronegócio, com suas Agtechs. Exemplos disso são as máquinas guiadas por GPS, a telemetria, os drones e os softwares especializados para otimizar a produção da lavoura.

Um exemplo de software especializado para a administração da fazenda é o myFarm. Com ele, o produtor controla diversos setores de sua propriedade, tais como:

  • Suas atividades agrícolas;
  • Seu maquinário;
  • Suas finanças;
  • Seus suprimentos;
  • Sua produção como um todo;
  • E seus resultados finais.

Fonte: myFarm

Bem interessante, não? Ferramentas assim são capazes de se tornar grandes aliadas na sua Administração Rural.

Se você gostou deste artigo e gostaria de se aprofundar mais sobre o tema, sugerimos que dê uma olhada na excelente apostila de Administração Rural e Economia Rural, elaborada pela profª Leonéia Arruda e disponibilizada pela IFCursos, de forma gratuita.
Além disso, se você é produtor, gestor ou engenheiro agrônomo e quer se aprofundar no tema do agronegócio, que tal dar uma olhada no nosso artigo sobre o setor mais importante para a economia do Brasil? Dessa forma, você será capaz de entender os fundamentos que fazem uma grande companhia no nosso país.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.